Início » Telecomunicações » Chromecast e Google Home estão causando problemas com roteadores Wi-Fi

Chromecast e Google Home estão causando problemas com roteadores Wi-Fi

Felipe Ventura Por

Nos últimos anos, o Google vem reforçando seu portfólio de hardware. O Chromecast é um pequeno dispositivo para sua TV que permite transmitir conteúdo sem usar fios. E os alto-falantes inteligentes Google Home conseguem ouvir seus comandos de voz e respondê-los ao se conectar à internet.

No entanto, esses dois dispositivos estão causando problemas com roteadores Wi-Fi da Asus, Linksys, Netgear, TP-Link e Synology — em alguns casos derrubando sua conexão à internet.

Segundo o Myce, usuários vêm relatando essas falhas desde outubro, mas só recentemente um engenheiro da TP-Link explicou o que está acontecendo.

Basicamente, o Chromecast e o Google Home enviam muitas informações de uma só vez quando acordam do modo suspenso. Devido a essa sobrecarga, alguns roteadores simplesmente derrubam a conexão à internet, ou ao dispositivo ao qual estão conectados.

Normalmente, eles deveriam enviar alguns pacotes em intervalos de 20 segundos, mas às vezes "podem exceder mais de 100 mil pacotes em um curto período de tempo", diz a TP-Link. Quanto mais tempo o Chromecast ou Google Home estiver em modo suspenso, maior será o número de pacotes mDNS — usados para descobrir smartphones e laptops conectados à rede.

A Linksys e a TP-Link lançaram atualizações de firmware para resolver essa falha em seus roteadores. O Google diz ao 9to5Google que "a equipe está trabalhando rapidamente para compartilhar uma solução".

Com informações: Myce, 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dedpul™
Valeu, mano.
Dedpul™
Valeu!???
Robson Douglas
Roteadores que não aguentam a demanda de dados? É como comprar um carro que não aguenta subir uma ladeira e a fabricante dizer que a culpa é minha por ser obeso.
Anderson Silva
https://lede-project.org/
Lothario Alberto Klaumann
https://lede-project.org/
Dedpul™
Link, please
Samylla
O roteador Sagemcom, usado pela Velox também está sendo afetado aqui na minha casa. Sempre que ligo o chromecast ele desliga.
Wellington Gabriel de Borba
Quando a conexão da minha casa chegar a 300 Mbps eu troco o meu. Aliás, se num for por torrent, impossível eu conseguir aproveitar os 60 Mbps de conexão do Virtua.
Wellington Gabriel de Borba
Aqui é em casa é só ligar a Chromecast que o telefone celular começa a cair a conexão e o roteador é da LinkOne, acho que é uma marca exclusiva do Carrefour. Então já vi, se o Google não corrigir, a tal atualização vem é nunca.
Anderson Silva
Digo o mesmo em relação ao meu TP-Link TL-WDR4300 que mataram o suporte dele em 2015 e hoje eu uso o firmware Project LEDE. Não somente traz as correções dos problemas mais recentes como tem inúmeros outros recursos que o firmware Stock não tinha ou era porcamente implementado (IPv6 é um bom exemplo disso, pra quem usa conexão com discagem em PPPoE). Sugiro dar uma chance a ele, é uma excelente opção!
Dedpul™
Agora que jogaram a merda no ventilador, eles vão corrigir isso rapidinho.
Luca
Pela diferença de preço entre os aparelhos, não dava pra esperar que ambos fizessem as mesmas coisas... Acho sem sentido fazer a comparação de funcionalidades entre eles.
ial
Será que minha Xiaomi Mi Box está tendo o mesmo problema? Os sintomas tem suas semelhanças... Mas na minha Mi Box a falha é constante, não somente "quando acordam do modo suspenso". Acontece ao usar a funcionalidade do Chromecast built-in (muito frustrante enviar o comando e ficar rodando eternamente sem funcionar), mas também durante o uso do Plex, YouTube... Que simplesmente param de carregar. De semelhança tem esse detalhe de derrubar a conexão do roteador, algumas vezes já reparei o sinal cair no celular. De tentativas de solução, já: reiniciei, esqueci rede, coloquei IP fixo, redefini configuração de fábrica da Mi Box... E nada; alterei nome da rede, tipo de segurança, redefini e até troquei o roteador, que é um TP-Link e só tinha outro TP-Link disponível. Nos dois o ping do computador para a Mi Box foi extremamente instável. Varia de 1 a 1000 todo o tempo. Infelizmente, ao contrário do que o post diz, TP-Link não tem compromisso algum com atualização. Criam diversas versões de hardware de um mesmo modelo, só para abandonar as atualizações de todos. E da parte da Mi Box a Xiaomi também não faz a parte dela... Duas empresas sem nenhum compromisso. Bem decepcionante.
Cesar Osvaldo Müller
ou a google lança uma att de firmware pra corrigir o problema...
Cesar Osvaldo Müller
você entendeu, a aTV é um dispositivo standalone enquanto o chromecast é um "projetor burro", precisa de outro dispositivo...
Dedpul™
O meu TL-MR3220 (TP-Link)foi abandonado depois de 29/09/2014, data da última atualização de firmware.
Dedpul™
Chromecast conecta rápido. Além disso, é melhor isso do que tua conexão viver caindo
John Smith
Tira toda a conveniência de simplesmente abrir o app e já começar a utilizar o Chromecast.
Luca
Usamos o chromecast somente com computadores aqui na empresa, nenhum celular :)
brazlocateli
Eu uso, roteadores de hoje em dia nem porta gigabit tem (só modelos mais caros).
??????? ????? ???
Até o design ainda é bom.
Trovalds
Se for um doméstico acredito que ele não tenha previsão de ser "inundado" de dados assim de uma hora pra outra.
Dedpul™
Solução para o Chromecast: desconecte-o quando o mesmo não estiver em uso.
Bruno Feliciano
Isso aconteceu comigo. Eu comprei um roteador da Linksys Archer C20 AC750 v4 e quase devolvi ele porque pensei que estava com defeito. Tenho um Chromecast Ultra, e com ele conectado a rede Wi-Fi ficava inutilizada. Felizmente, li um post sobre isso e conectei o Chromecast pelo cabo de rede. Problema resolvido. Já com um roteador da Xiaomi o problema não ocorre.
Wagner G. Costa
Tenho o mesmo modelo, resolveu deixando a frequência de 5 GHZ desativada, usando somente a de 2.4 GHZ não tive mais quedas.
Lucas Herrera
O roteador não deveria permitir que isso aconteça né, querendo ou não também uma falha do dispositivo em si.
Diego F. Duarte
Tenho um Google Home e um ChromecastV2 pendurados num Archer C20i. Notei q de Dezembro p cá tive realmente alguns problemas, mas estava culpando o router (q e outra porcaria q nada lembra os outros da família Archer). Li sobre isso anteontem e desliguei todos os equipamentos do Google em casa, e realmente resolveu o problema. Pelo q li, parece q o Google já trabalha numa solução p isso, má só Deus sabe qdo sai
Zanac_Compile
Não dá pra comparar pois são diferentes, o ATV é muito mais sofisticado. É igual comparar bike e moto.
Zanac_Compile
Tenho um CISCO de 2008 e um Linksys de 2005 que estão ligados todo esse tempo. O Cisco é 802.11AC, não tem motivo pra trocar. Ninguém coerente troca de roteador com frequência.
Fabio Leite
Eu tenho um e percebo uma quedas da conexao quando o chromecast está ligado.
Guilherme
Idem!!! Já cheguei a trocá-lo 2 vezes e não resolveu. Agora o jeito é desconectar o Chromecast até corrigirem essa falha.
Trovalds
Não. AppleTV é diferente de Chromecast. Apesarem de terem funções parecidas o Chromecast sem um celular é inútil.
Marcel
Eitaaa.. realmente desde novembro venho tendo quedas do roteador TPLink C20. aai tenho que reiniciar o aparelho para td voltar...e as vzs reconfigurar o Chromecast
kadug
De certa forma, você está dizendo que AppleTV > Chromecast :P
Trovalds
O aparelhos do Google são problemáticos e as empresas de roteadores é que tem que lançar correções? É, cada vez mais vejo que minha AppleTV de 3a. geração apesar de ser "pobre em recursos" não me traz aborrecimento nenhum. E ainda ganhei suporte ao Amazon Prime Video. PS: Chromecast AppleTV. Mas claro vai aparecer alguém falando que Chromecast > AppleTV.
Trovalds
Eu tenho um de quase 15 anos e funciona melhor que muito novato.
Joel Niela
Vinha tendo problemas com a minha internet mas achei que fosse a operadora que troquei recentemente. Mas agora vejo que era o meu Chromecast. Não havia me dado conta disso pois justamente quando fui assistir um filme na Netflix foi que minha internet caiu pela primeira vez e deu trabalho pra reconfigurar meu roteador que é novo.
Baidu feat MC Brinquedo
É muito data mining, não há roteador que aguente.
Anderson Silva
Conheço muita gente, viu...
Rique Borges
Eu tenho um roteador da Motorola (o padrão que a Net oferece) e venho percebendo esse mesmo problema há uns 2 meses. Estava pensando que o problema era no roteador também.
Alberto Prado
Asus RT-N56U foi lançado em 2010. São quase 10 anos e ele continua moendo muita cana.
Alberto Prado
Eu já havia notados isso nos últimos 2 meses. Se eu ligo já vou assistir algo, certeza que ele para e volta para tela inicial. Isso acontece umas 2 vezes nos primeiros 5 minutos e depois estabiliza. Eu pensei que meu CC ou o router já tava indo pro brejo.
Flavio Castro
Quem tem um roteador de 10 anos atrás?
Gustavo Bresolin
Nunca senti isso, tenho um modem que a Oi forneceu mas meus repetidores sao TP-Link, e de fato, se alguém estiver vendo netflix no chromecast fica inviável usar a internet nos outros dispositivos. Se assistir no celular ou tv ok, mas se colocar no chromecast esquece usar internet.
Anderson Silva
"A Linksys e a TP-Link lançaram atualizações de firmware para resolver essa falha em seus roteadores." Em quais modelos? Porque eu sinceramente duvido que ela vai pegar aqueles modelos "que vem na paçoca" (de 10 anos atrás e/ou que custa uma mixaria) e vai lançar correção pra eles - tal como a falha do WPA2, tem muito equipamento por aí que continua vulnerável por conta disso.