A Apple reduz a velocidade de iPhones com algum tempo de uso para evitar desligamentos repentinos. Ela diz que a bateria se desgasta e não consegue fornecer carga simultaneamente para todos os componentes.

Depois de toda a repercussão do “batterygate”, Tim Cook diz que o iOS 11 será atualizado para permitir que o processador rode à velocidade máxima.

Em entrevista à ABC News, o CEO da Apple disse que a atualização chegará em fevereiro para desenvolvedores, antes de um lançamento público mais amplo, provavelmente em março.

O iOS deixará claro que está reduzindo o desempenho para evitar desligamentos inesperados. “Se você não quiser isso, você pode desativar. Nós não recomendamos, porque achamos que os iPhones são realmente importantes para os usuários, e nunca dá para saber quando algo é urgente”, diz Cook.

A Apple pediu desculpas por não ser transparente sobre a redução de velocidade, e reduziu de R$ 449 para R$ 149 a substituição de baterias para o iPhone 6 e superior. Com uma bateria nova, o desempenho volta automaticamente ao normal.

Existem sete sinais de que seu iPhone está com velocidade reduzida, incluindo tempos maiores de inicialização de apps, taxas de quadros menores durante a rolagem, e reduções graduais da taxa de quadros.

A Apple foi notificada pelo Procon-SP para se explicar sobre o caso, e também foi processada nos EUA. Samsung, LG, Motorola e HTC dizem que não reduzem a velocidade de seus smartphones por causa da bateria.

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados