A Microsoft causou uma comoção no ano passado quando anunciou que iria aposentar o Paint. Ele vinha acompanhando o Windows desde sua primeira versão, em 1985, e certamente tem um fator nostálgico — você provavelmente já desenhou algo no programa.

O desenvolvedor Isaiah Odhner decidiu recriar o Paint do Windows 95/98/XP em uma versão para navegadores — e ele roda quase como se fosse um programa nativo.

O JS Paint traz uma interface simples, com uma caixa de ferramentas e um seletor de cores, e tem alguns recursos mais avançados.

A imagem é salva automaticamente: você não vai perdê-la mesmo se atualizar a página. E é possível usar os comandos “desfazer” ou “refazer” de forma ilimitada (contra apenas 3 vezes no Windows XP), inclusive com os atalhos de teclado Ctrl + Z e F4.

Você pode colar imagens da área de transferência usando Ctrl + V, e cortar até uma área selecionando-a enquanto segura Ctrl. É possível editar imagens com transparências (indo em Image > Attributes > Transparent) e arquivos SVG.

Há também alguns recursos extras, como criar um GIF animado a partir do histórico de edições; alternar entre dois temas; e ativar um modo “multiplayer” para colaborar remotamente com seus amigos. Vá em View > Extras Menu para ativar essas opções.

Experimente o JS Paint neste link.

Com informações: GitHubBoing Boing.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Taylor
Sim, eu ainda uso pra cortar umas imagens de vez em quando rs
Valentina ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Eu só estranho a comoção (drama) pq ele continua disponível ali no windows, mesmo o 10.

Simplesmente coexiste com o Paint 3D. Em um novo Windows ele não virá, mas até a gente querer adotar um novo windows...

Valentina
Eu só estranho a comoção (drama) pq ele continua disponível ali no windows, mesmo o 10. Simplesmente coexiste com o Paint 3D. Em um novo Windows ele não virá, mas até a gente querer adotar um novo windows...
Programador Front-End
parabéns aos envolvidos
Paul
Eita, vdd! Essa é a velha conhecida! Hahaha Mas eu msm tinha o costume de WIN+PrtSc e depois Ctrl V no Paint(ñ me pergunte o pq disso). Ainda bem q desde o Windows 8, esse processo foi eliminado.
lobisomem
Admirado com a qualidade da programação para mobile. parabéns ao desenvolvedor.
tuneman
e a ferramenta de captura nativa?
Paul
Tá aí, esse programa realmente é um mito. Muito difícil ñ existir alguém que nunca tenha feito algumas obras-primas nele. Hahaha
Paul
Melhor ferramenta rápida pra screenshots no Windows 7.
kadu

Pena que a maior funcionalidade do Paint é servir de passatempo justamente quando a internet cai heheh

kadug
Pena que a maior funcionalidade do Paint é servir de passatempo justamente quando a internet cai heheh