Como tirar o status de online do Instagram para ficar invisível

Tutorial mostra como desativar o online do Instagram para evitar que outras pessoas saibam quando você está usando o aplicativo da rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O online do Instagram é um status de atividade que mostra para as pessoas se você está usando o aplicativo naquele momento. O online é representado por uma bola verde 🟢 na foto de perfil e aparece nas mensagens diretas. O Instagram permite que você desative esse status para ficar offline ou invisível para os outros usuários.

Esse status só é exibido para pessoas que você segue ou para quem já conversou via Direct no Instagram. Quando você tira o online, o status das outras pessoas também é desativado para você. Isso não afeta a visibilidade do seu perfil na rede social.

Veja abaixo como tirar o online do Instagram pelo celular ou PC:

Como tirar o online do Instagram pelo celular

Para ficar invisível no Instagram, você deve seguir as etapas abaixo pelo aplicativo da rede social para iPhone ou Android.

1. Acesse seu perfil no app do Instagram

Abra o app do Instagram no celular e toque no ícone com a foto de perfil no canto inferior direito.

Captura de tela do aplicativo do Instagram para iniciar o processo de tirar o status de online

2. Toque no menu, no canto superior direito

A seguir, toque no menu no canto superior direito da tela (ícone com três riscos na horizontal). Depois, toque na opção “Configurações e privacidade” logo no topo da tela.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar o Menu da rede social e a área de configuração e privacidade

3. Selecione “Mensagens e respostas ao story”

Em “Configurações e privacidade”, desça a tela até achar a seção “Como outros podem interagir com você”. Então, toque na opção “Mensagens e respostas ao story”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram indica que deve acessar a opção "Mensagens e respostas"

4. Toque em “Mostrar status de atividade”

Na seção “Quem pode ver quando você está online”, toque na opção “Mostrar status de atividade”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram com uma seta vermelha direcionada para a opção "Mostrar status de atividade"

5. Desmarque a opção para tirar o status de online do Instagram

Você deve desmarcar a opção “Mostrar Status da Atividade” para ficar offline no Instagram. Dessa forma, as pessoas não verão se você está online ou quando foi a última vez que você esteve online.

Captura de tela do aplicativo do Instagram indica como ativar e desativar a chave seletora da opção "Mostrar Status da Atividade"

Como ficar offline no Instagram pelo computador

Você também pode desativar o online do Instagram pelo computador. O processo é simples de ser realizado pelo navegador no PC ou no Mac.

1. Acesse o site do Instagram no navegador

Acesse o site instagram.com pelo seu navegador (Edge, Chrome, Firefox, Safari ou Opera). Então, faça login na conta que você deseja desativar o status de online.

Captura de tela do navegador acessando a página inicial do Instagram

2. Clique no menu, no canto inferior esquerdo

Então, clique no menu Mais do Instagram no canto inferior esquerdo da tela (ícone com três riscos na horizontal).

Captura de tela de um navegador indica   com uma seta vermelha onde clicar para abrir o Menu Mais do Instagram.

3. Vá para as configurações

Ao abrir o menu Mais, clique em “Configurações”.

Captura de tela de um navegador indica   com uma seta vermelha onde clicar para abrir o menu Configuração do Instagram.

4. Acesse a opção “Mensagens e respostas ao Story

No novo menu na parte esquerda da tela, busque pela seção “Como os outros podem interagir com você” e clique na opção “Mensagens e respostas ao Story”.

Captura de tela de um navegador indica   com uma seta vermelha onde clicar para acessar a opção Mensagens e respostas ao story do Instagram.

5. Clique em “Mostrar status de atividade”

Na seção “Quem pode ver quando você está online”, que aparecerá na parte direita da tela, clique na opção “Mostrar Status de Atividade”.

Captura de tela de um navegador indica   com uma seta vermelha onde clicar para acessar a opção Mostrar status de atividade do Instagram.

6. Desmarque a opção para tirar o seu online do Instagram

Agora é só desativar a opção “Mostrar status da atividade” para ocultar o online do Instagram. Assim, as outras pessoas não saberão quando você esteve online pela última vez.

Capturas de tela de um navegador indicam como ativar e desativar o Status da atividade do Instagram.

Qualquer pessoa pode ver meu status online no Instagram?

Somente as pessoas que você segue ou conversa por mensagem via Direct podem ver o online no Instagram. Lembrando: a opção de status de atividade deve estar ativa para os outros visualizarem a última vez que você esteve online.

Se eu esconder o online posso ver o status de outras pessoas no Instagram?

Não. Quando você esconde o online do Instagram, não é possível ver o status de atividade de outras pessoas. Mesmo que eles sejam perfis que você segue ou conversa via Direct.

Se eu desativar o online as pessoas vão conseguir ver meu perfil?

Sim. O status de online no Instagram não interfere na privacidade do perfil. Ele continuará sendo exibido em pesquisas e outras pessoas poderão ver suas publicações. Se deseja impedir que vejam seu perfil, a dica é colocar a conta do Instagram no modo privado.

Por quanto tempo o Instagram fica online após eu sair do app?

O Instagram tem um atraso na atualização do status online. Com base na experiência dos usuários, o aplicativo de fotos e vídeos leva cerca de 10 minutos para mostrar para as outras pessoas que você está offline.

Por que o Instagram fica online sozinho?

Há algumas razões para o Instagram ficar online sozinho. Por exemplo, o app pode estar sendo executado em segundo plano no celular após a pessoa ter fechado o software. O mesmo ocorre quando você deixa a página da rede social aberta em outra janela do navegador.

Posso reativar o online do Instagram?

Sim. Você pode reativar o status online do Instagram fazendo o caminho explicado neste guia. A diferença é que você deve deixar a opção “Mostrar status da atividade” ativa.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados