No último ano, a alta das criptomoedas motivou uma série de golpes que prometiam altos rendimentos em pouco tempo. Desta vez, um órgão regulador dos EUA processou três operadores de criptomoedas, alegando que eles cometeram fraude contra seus clientes.

Segundo a Reuters, a CFTC (Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities) acusa Patrick McDonnell e sua empresa CabbageTech de roubarem dinheiro dos clientes, em vez de negociar criptomoedas para eles.

Imagem por GoodManPL/Pixabay

Em outro caso, Dillon Michael Dean e sua empresa, Entrepreneurs Headquarters Ltd, são acusados de operar um esquema de pirâmide. Ele teria solicitado US$ 1,1 milhão em bitcoin de mais de 600 investidores, prometendo combinar e investir esse dinheiro. O terceiro caso segue em segredo de justiça.

Em comunicado, a CFTC e a SEC (comissão americana de valores mobiliários) dizem que continuarão a “impedir e prevenir fraudes na oferta e venda de instrumentos digitais” — isso inclui criptomoedas, tokens e similares.

Em dezembro, a CFTC autorizou o lançamento de contratos futuros de bitcoin, que permitem apostar no preço da criptomoeda. Desde então, eles vêm sendo negociados pela Chicago Board Options Exchange (Cboe) e pelo CME Group, maior operador global de derivativos.

Na época, a Futures Industry Association enviou uma carta pedindo que o órgão solicite mais contribuições do público antes de permitir que novos produtos baseados em criptomoedas sejam lançados no mercado.

O presidente da CFTC, J. Christopher Giancarlo, prometeu esta semana uma “análise intensificada” para derivativos de criptomoeda — como futuros de bitcoin — daqui para a frente. Os reguladores terão uma lista de oito pontos como referência.

Com informações: Reuters, Wall Street Journal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

CtbaBr©
A meu ver, a "Lei de Gerson" é um dos maiores problemas do Brasil, todo mundo esta sempre tentando passar uma rasteira no outro, logo não sobra tempo pra fazer outra coisa, alem de se esquivar das rasteiras, isso não é vida!
Gaius Baltar
O curioso é que eu despertei para essa realidade em um filme, Missão Impossível, em que o personagem de Tom Cruise era acusado de traição, e uma das evidências era ter recebido grana para custear a enfermidade prolongada do pai, pois segundo o personagem do Henry Czerny ”sabemos como é caro um tratamento de saúde longo nos EUA.”
tuneman
Tipo os países da Europa. Mas ninguém aqui no BR quer ter uma nação assim, todos acham que os USA são o melhor de forma absoluta.
G. Croft
Desenvolvimento social explica isso. Em terra de pessoas que querem tirar vantagem de tudo e não ligam pros outros, não adianta ter regulamentação ou não ter regulamentação. Em qualquer situação vai ter gente querendo subir no pescoço do outro pra sair ganhando a qualquer custo.
CtbaBr©
Não ha como funcionar bem sem regulamentação, afinal sem ela, o mercado acabaria sendo dominado por carteis que ditariam as regras... Ops, acho que eu conheço um País assim! Porem bom mesmo é quando o mercado em conjunto com cidadão, cordeados pelo estado, criam normas e as aprimoram baseados na realidade local!
CtbaBr©
Como até os ideais comunistas terminaram em regimes mais absolutistas que o imperialismo combatido por eles, acredito que o anarquismo acabaria por ser o sistema mais regulamento e burocrático do mundo!
G. Croft
Em pleno 2018 a maioria das pessoas pensa que regulamentar é criar um sistema soviético e por isso o Estado não deve se meter em nada, como no anarquismo ou comunismo marxista (que não existe Estado ou governo).
Matheus Gonçalves
Você acabou de descrever o sistema de saúde dos EUA.
Eduardo Braga
Como seriam a educação e a saúde num país anarquista? Sempre penso nisso.
Samuel Cesar
Por conta da alta estes pirâmideiros abandonaram o real é estão vindo forte no bitcoin. Ruim pra que opera dentro da lei.
Gaius Baltar
Concordo contigo. E não precisa sair muito do âmbito da galera ancap https://uploads.disquscdn.com/images/45c3d1661ee44016978ce1b0ea2fd0b19b6d2a2f692e64bb59860d969ad05118.jpg para explicar o problema da saúde, pois o custo de um utilizador dos sistemas de saúde (que funcionam) é tão alto que só é comportável em economias solidárias. Só um percentual ínfimo da população tem grana para pagar certos procedimentos. Se é essa a sociedade que eles querem só posso seguir o mantra da Magda:
tuneman
cara, certo. penso que pelo menos saúde e educação de qualidade devem ser gratuitos a todo cidadão. ainda somos um pais em desenvolvimento, quem sabe um dia chegamos lá.
Guilherme Borges Cunha
Cara, tem gente que não aprende de jeito nenhum. Acabei de ver o vídeo de um cara que estava reclamando que a pirâmide financeira que ele participa (que diz que minera Bitcoin) não está pagando e logo em seguida ele recomenda que as pessoas migrem para outra empresa, que também é uma pirâmide financeira. Tenho amigos que se ferraram com o caso da Telexfree e a primeira coisa que eles fizeram depois que perderam dinheiro com isso foi colocar mais dinheiro na BBOM, outra pirâmide financeira. E falta de aviso não foi.
Matheus Gonçalves
Eu entendo que tem várias coisas que o Estado mete o bedelho de forma completamente desnecessária e atrapalhada. Mas existem outras coisas que é necessário sim regulamentação, não tem jeito. A exemplo de mercado de saúde (e coisas de primeira necessidade), mas também onde fica claro o risco ao consumidor, sem que ele tenha quaisquer formas de proteção). Mas vai explicar isso pra galera da mão invisível do mercado.
Gaius Baltar
“Foi uma ação indevida do estado, queríamos continuar a ser roubados de forma livre, pois a roubalheira das corretoras não feriu o PNA:”
Exibir mais comentários