Início » Segurança » Alguns usuários brasileiros do Spotify relatam que suas contas foram invadidas

Alguns usuários brasileiros do Spotify relatam que suas contas foram invadidas

Por
22 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Nos últimos dias, uma série de usuários brasileiros relataram no Twitter que suas contas do Spotify foram invadidas.

Em geral, alguém acessa a conta do usuário para alterar o e-mail e senha, impedindo o acesso; ou para fazer coisas como alterar sua imagem de perfil e adicionar playlists.

A usuária Andréia Amorim recebeu um e-mail dizendo que seu login e senha do Spotify foram expostos em um fórum. Ela enviou ao Tecnoblog uma captura de tela:

Outros usuários também foram afetados recentemente:

“A equipe do Spotify já está analisando esses casos”, diz a empresa ao Tecnoblog. E em um artigo de ajuda, ela explica que, “quando uma conta é invadida, geralmente é devido a uma violação de segurança de outro serviço”.

Ou seja, se você usa a mesma senha para vários serviços, invasores podem tentar acessar seu perfil do Spotify — que não oferece autenticação por dois fatores, piorando o problema.

Spotify

Em 2016, ocorreu um caso semelhante. Centenas de credenciais para o Spotify – incluindo nomes de usuário e senhas – apareceram no site Pastebin, e alguns clientes notaram que suas contas foram invadidas. Na época, a empresa disse que não foi hackeada, e que monitora o Pastebin regularmente para “avisar imediatamente os usuários afetados a trocar de senha”.

O que fazer

Se sua conta foi invadida, visite o link spotify.com/password-reset para redefinir a senha; depois, acesse sua conta e clique em “Sair de todos os dispositivos”.

Então, acesse o formulário de contato e selecione Login > “Eu não consigo entrar no Spotify” > “Ainda preciso de ajuda” e descreva o problema. Você também pode entrar em contato via @SpotifyAjuda pelo Twitter.

E para evitar problemas futuros, utilize uma senha única para acessar o Spotify, e evite compartilhá-la com outros usuários. Como o serviço não oferece verificação em duas etapas, esta é a melhor forma de se manter seguro.

Colaborou: Jean Prado.

Mais sobre: ,