Início » Mobile » WhatsApp Beta permite escolher tipos diferentes de notificação para pessoas e grupos

WhatsApp Beta permite escolher tipos diferentes de notificação para pessoas e grupos

Por
21 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Uma das novidades mais interessantes no Android 8.0 Oreo são os canais de notificação. Por exemplo, com um app de notícias, você poderia receber somente alertas sobre tecnologia e silenciar artigos sobre política.

O WhatsApp está finalmente implementando esse recurso, de acordo com o Android Police. Ele deu as caras na versão 2.18.18 beta para Android. Isso significa que você pode receber notificações silenciosas de grupos, mas ouvir som quando chegarem mensagens de usuários individuais.

Para personalizar os alertas do WhatsApp, há dois caminhos. Você pode segurar em uma notificação e depois tocar no botão “Todas as categorias”. Ou você pode ir em Configurar > Aplicativos e notificações > Informações dos aplicativos > WhatsApp > Notificações do aplicativo. Você pode desativar um canal de notificação, ou mudar seu grau de importância.

Existem 10 canais no WhatsApp: mensagens de grupo, mensagens individuais, backup do histórico, reprodução de mídia, envio de mídia, alertas críticos, avisos de falhas, notificações silenciosas, “outras notificações” e “não categorizadas”.

E, no Oreo, existem quatro níveis de importância para as notificações. Se ela for “urgente”, vai aparecer como pop-up e emitir som. Se for “alta”, vai emitir som e colocar um ícone na barra superior. Se for “média”, ela não fará som, mas deixará um ícone na barra superior. E se for “baixa”, não emitirá som nem deixará um ícone — ela aparece silenciosamente na sua gaveta de notificações.

Vale lembrar que o WhatsApp aplicará o mesmo nível de importância para as notificações de todos os grupos. Ou seja, se você quiser barrar os alertas de um grupo em específico, terá que silenciá-lo no app; o mesmo vale para usuários individuais.

Além disso, os canais de notificação estão presentes apenas no Android 8.0 Oreo ou superior; as fabricantes estão distribuindo aos poucos essa atualização para o sistema.

Com informações: Android Police, Mashable.