9 dicas de segurança para proteger sua conta do Facebook

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Se você proteger a sua conta do Facebook adequadamente, é bem difícil alguém invadir o seu perfil. Normalmente, os hackers conseguem acesso a uma conta porque a senha é fácil, foi usada em outro serviço e já vazou; ou, algum aplicativo malicioso que está conectado a sua conta tem permissão de acessar seu perfil e mensagens.

Em ambos os casos, é bem fácil se proteger. No geral, existem algumas dicas básicas do que fazer — e do que deixar de fazer — para manter a sua conta do Facebook segura. Veja:

1. Crie uma senha forte

Um dos requisitos básicos para uma conta segura é ter uma senha forte — e evitar as senhas mais populares. Porém, como já explicamos, as regras mais comuns para criar senhas fortes (usar maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais) estão um pouco erradas.

Portanto, a nossa dica para ter uma senha forte é usar o maior número de caracteres que você conseguir. Uma frase aleatória como toddynho notebook ops mobilei é muito mais difícil de ser adivinhada do que Toddynho2018!. A primeira demoraria 695 octilhões (1027) de anos para ser descoberta, enquanto a segunda seria adivinhada em 3 milhões de anos.

Você pode conferir neste site quanto tempo as senhas demoram para serem quebradas por hackers.

2. Claro, não compartilhe-a com ninguém

É uma dica óbvia, mas vale lembrar: não distribua sua senha do Facebook para amigos ou até mesmo para pessoas muito próximas. A sua conta é pessoal e quanto mais gente souber como entrar, mais fácil é da senha parar onde não deve.

3. Ative a autenticação de dois fatores

Nós já mostramos neste post como ativar a verificação de duas etapas nos principais sites que você usa — e o Facebook não é uma exceção. Também chamada de autenticação de dois fatores, o recurso obriga que você digite uma senha adicional de seis números para acessar a conta — a senha principal não é suficiente. É útil porque, se sua senha vazar ou for descoberta, ainda assim não será possível acessar sua conta.

Para ativá-la no Facebook, entre nesta página (Configurações > Segurança e login), clique em Usar a autenticação de dois fatores e clique em Ativar. Por padrão, a senha de seis dígitos é enviada para o seu número de telefone, mas você pode configurar um aplicativo gerador de códigos procurando pela opção com este nome na mesma página. Recomendamos o Authy.

4. Saia do Facebook em computadores públicos

Outra dica que até o Facebook sempre fala: se você for acessar a rede social em um computador que não seja o seu próprio, é muito importante que você faça logout (clique em Sair) quando não for mais usar a conta. Assim, não corre o risco da próxima pessoa que usar o computador postar na sua timeline que você deixou o Facebook aberto.

5. Veja onde a sua conta está logada

Para ter certeza que você não esqueceu o Facebook aberto em nenhum lugar, entre nesta página (Configurações > Segurança e login) e clique em Ver mais abaixo de “Onde você se conectou”. A rede social vai mostrar o tipo de dispositivo (Mac, iPhone, Android), a localização e a data.

Recomendamos que você clique nos três pontinhos verticais do lado de cada dispositivo e depois clique em Sair para cada um que você não usa mais, por mais que seja antigo. Ou, você pode clicar em Sair de todas as sessões e refazer o login somente nos dispositivos que usar atualmente.

6. Veja quais apps controlam a sua conta

Nesta página, você consegue ver os aplicativos que conectou ao Facebook e as permissões que foram concedidas a eles, além de sites que você fez login com a conta da rede social. É importante revisá-los para ter certeza do quê exatamente consegue, por exemplo, pegar sua lista de amigos ou informações básicas do perfil.

Para controlar o acesso de cada app, clique no aplicativo desejado e depois em Remover aplicativo. Ou, caso não queira remover, apenas desmarque as informações fornecidas ao app.

7. Receba alertas de login

Outra opção na página de Segurança e login é receber alertas quando uma pessoa entra na sua conta. Para ativá-la, clique na opção e selecione onde você quer receber notificações: Facebook, Messenger e e-mail. Para finalizar, clique em Salvar alterações.

Essa opção é útil para perceber o quanto antes quando há um login indesejado e tomar alguma ação antes que a pessoa consiga fazer alguma coisa no seu Facebook.

8. Escolha amigos de confiança

A rede social oferece uma opção de você escolher entre 3 e 5 amigos para ficarem cada um com um código de segurança diferente. Assim, se você perder acesso à conta, pode pedir o código para eles e conseguir acessar seu perfil mesmo que alguém tenha mudado a senha.

A configuração pode ser feita na página de Segurança e login, abaixo de “Configuração de segurança extra”. Mas atenção: escolha amigos de confiança mesmo, pois é a sua conta que está em risco.

9. Cuidado com extensões

Por fim, é bom dar uma olhada nas extensões do seu navegador ou procurar por programas mal-intencionados que podem existir no seu computador. Pode ser alguma aplicação local que está modificando o conteúdo do Facebook ou enviando mensagens sem a sua permissão. Vale conferir.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados