No início do mês, o Opera 50 passou a ser o primeiro navegador para desktops a bloquear nativamente páginas que mineram criptomoedas sem o usuário perceber (cryptojacking). Para quem esperava o mesmo recurso nas versões móveis, boa notícia: o Opera para Android e o Opera Mini já estão bloqueando scripts de mineração.

O problema é mais comum do que se imagina. As criptomoedas têm tido tanta notoriedade que muitos espertinhos passaram a usar malwares, extensões e páginas com scripts camuflados para fazer o computador do usuário minerar moedas. Dispositivos móveis também são afetados, com um agravante: a mineração pode drenar a bateria ou causar superaquecimento do smartphone.

Opera Mini

A Opera Software — em breve, Otello Corporation — estima que, hoje, há mais de três milhões de sites com scripts de cryptojacking. Na grande maioria dos acessos, o usuário não percebe que tem algo ali consumindo mais recursos do dispositivo do que deveria.

No Opera para Android e no Opera Mini, a ativação contra cryptojacking é ativada quando o bloqueador de anúncios é habilitado nas configurações do navegador. A partir daí, o Opera passa a barrar scripts de mineração da mesma forma como bloqueia scripts de anúncios invasivos.

O Opera para Android pode ser baixado na Play Store. Já o Opera Mini está disponível a partir desta página. Para quem já usa um desses navegadores, basta esperar pela atualização, obviamente. A Opera Software também criou um site que checa se o seu navegador está protegido — e que vai recomendar o download do Opera, é claro.

Tecnocast 079 – Mineradores zumbis

O que você prefere: ver banners e anúncios enquanto navega em seus sites favoritos, ou doar uma parte do seu processador e não ver anúncio nenhum? Muitos sites já estão utilizando scripts que mineram criptomoeda com o seu processador. E, na maioria dos casos, nenhum aviso é exibido para o usuário.

Aproveitando essa novidade, alguns sites já arrumaram até uma forma de continuar utilizando o seu processador, mesmo quando você já fechou a aba. Então, qual seria o limite ético dos scripts de mineração? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Guilherme
Acho o melhor, por sicronizar, se bem que o chrome faz mas acho melhor no Opera.
Neo_One
Né? Melhor navegador da atualidade IMAO.
Feripe Hatsune
Le FH, fazendo o teste em navegador concorrente e.. Zaz! Navegador Protegido. A raposa agradece.
Gustavo
uso o opera no desktop...mas no mobile ainda acho o chrome mais rapido...não sei se é só uma impressão, mas ainda nao acostumei com a velocidade do opera mini.
Tenente Figueiredo
Sempre ficava com vontade explicar isso, mas tinha preguiça. Parabéns!
PinPortal ✔️

Alecrim, vocês, do Tecnoblog, tem que entender uma coisa:

Parem de associar Opera browser com Otello Corporation.
Vamos lá:
1) A Opera Software continuará a existir. Ela é a dona do Opera browser, Opera Mini, Opera desktop, FeedNews e Opera News. A Opera Software é da Golden Brick Capital (dos chineses Beijing Kunlun Tech, Qihoo 360 e de outros fundos de investimento chineses). A razão social dela é "Opera Software AS". O site deles é: http://www.opera.com/

Foi?
Beleza, agora a segunda parte:

2) A Otello Corporation já existe, ela é a antiga parte da Opera Software (a parte que restou). A "Opera Software ASA" virou Otello Corporation (precisamente: Otello Corporation ASA). E quais são os produtos/empresas dela?
- AdColony (antigo Opera Mediaworks)
- Bemobi
- Skyfire
E qual o site deles? Desde 18 de janeiro de 2018 é o https://www.otellocorp.com/

"Ué, mas cadê o OperaTV?" Agora se chama Vewd e é da empresa Moore Frères & Company.
"E o Surfeasy? Eu lembro que essa VPN era da Opera!" Agora é da Symantec (dona do Norton Antivirus).

Entenderam? Opera Software diferente de Otello Corporation
Opera Browser/Mini/desktop diferente de Otello Corporation.

E quem está listada na bolsa de Oslo? A Otello Corporation, que antes tinha o código "OPERA" e desde o dia 18/01/2018 tem o código "OTELLO".

Então Opera Software AS (dos chineses) e Otello Corporation ASA são norueguesas? Sim, porém a primeira tem capital fechado e a segunda é aberta, listada em bolsa.

PinPortal ??
Alecrim, vocês, do Tecnoblog, tem que entender uma coisa: Parem de associar Opera browser com Otello Corporation. Vamos lá: 1) A Opera Software continuará a existir. Ela é a dona do Opera browser, Opera Mini, Opera desktop, FeedNews e Opera News. A Opera Software é da Golden Brick Capital (dos chineses Beijing Kunlun Tech, Qihoo 360 e de outros fundos de investimento chineses). A razão social dela é "Opera Software AS". O site deles é: http://www.opera.com/ Foi? Beleza, agora a segunda parte: 2) A Otello Corporation já existe, ela é a antiga parte da Opera Software (a parte que restou). A "Opera Software ASA" virou Otello Corporation (precisamente: Otello Corporation ASA). E quais são os produtos/empresas dela? - AdColony (antigo Opera Mediaworks) - Bemobi - Skyfire E qual o site deles? Desde 18 de janeiro de 2018 é o https://www.otellocorp.com/ "Ué, mas cadê o OperaTV?" Agora se chama Vewd e é da empresa Moore Frères & Company. "E o Surfeasy? Eu lembro que essa VPN era da Opera!" Agora é da Symantec (dona do Norton Antivirus). Entenderam? Opera Software diferente de Otello Corporation Opera Browser/Mini/desktop diferente de Otello Corporation. E quem está listada na bolsa de Oslo? A Otello Corporation, que antes tinha o código "OPERA" e desde o dia 18/01/2018 tem o código "OTELLO". Então Opera Software AS (dos chineses) e Otello Corporation ASA são norueguesas? Sim, porém a primeira tem capital fechado e a segunda é aberta, listada em bolsa.
Douglas Baião
Descobri a internet antes de existirem Chrome e Mozilla e desde então uso Opera. Inventou vários dos recursos que conhecemos de navegadores e nunca decepciona em desempenho. Atualmente está com vários recursos bacanas, tipo integração com whatsapp e telegram, e captura de tela editável, dentre outros. Recomendo.
Gertrudes, a Lhama Morta

O Opera de Android ainda tem bastante lag ou já corrigiram isso?

Gertrudes, a Lhama
O Opera de Android ainda tem bastante lag ou já corrigiram isso?
Cobalto
https://uploads.disquscdn.com/images/e0243bbbf69b559295d6741427d871e3cd927d3343dffbfbc3bcfac0fa9f5d7d.png
Molinex
Opera no android, no desktop tudo sincronizado, e bloqueando esses malandros... Que beleza de navegador...