Início » Web » No Facebook, o aplicativo adiciona você

No Facebook, o aplicativo adiciona você

Por
8 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Esse Facebook anda cheio de problemas. A última novidade são aplicativos que entram automaticamente na conta do usuário sem que ele tenha autorizado a inclusão. Quem descobriu o bug foi a PC World, que ajuda a colocar mais pimenta na complicada relação de Mark Zuckerberg com a privacidade online.

“Se você visitar certos sites enquanto estiver logado no Facebook, um aplicativo desses sites será silenciosamente adicionado ao seu perfil no Facebook”, escrevem Heather Kelly e Nick Mediati. Aparentemente, a adição de aplicativos sem autorização teria a ver com as ferramentas de compartilhamento de conteúdo que o Facebook disponibiliza para websites.

Vários blogs, por exemplo, pedem que o usuário faça um cadastro antes de fazer comentários (no TB não é assim, viu?). No entanto, aqueles que têm conta no FB podem autorizar o compartilhamento de informações e comentar sem precisar do tal cadastro. Bem prático.. A não ser por enfiar apps goela abaixo.

Eu fiz o teste. Entrei na Cnet, um importante site de notícias sobre tecnologia, e autorizei o compartilhamento dos meus dados presentes no Facebook para comentar. Não cheguei a publicar nada, apenas liberei essa integração. E não é que, ao checar a listagem de aplicativos da minha conta na rede social, lá estava o Cnet? E o pior: não só o da Cnet.

Eu juro que não sabia! (Clique para ampliar)

Vários outros sites haviam adicionado aplicativos sem eu saber. Além do site de notícias, você pode ver na imagem acima que os aplicativos do Gizmodo, Engadget, Inquisitr, Lifehacker e Mashable foram parar lá sem a minha autorização.

“Nesse caso, há um bug que mostra aplicativos que não foram autorizados pelo usuário”, respondeu o Facebook. “Nenhuma informação for compartilhada com os aplicativos e a lista de aplicativos do usuário não foi mostrada para ninguém”.

A empresa ainda afirma que o problema já foi resolvido. Porém, você vai ter que remover os aplicativos manualmente. Ainda bem que o Tecnoblog te ensina como apagar aplicativos do Facebook. 😉