Início » Celular » Qual é a diferença entre o iPhone 7 e o 7 Plus?

Qual é a diferença entre o iPhone 7 e o 7 Plus?

Confira o que muda e qual é a diferença entre o iPhone 7 e 7 Plus (que vai além do tamanho da tela) nos celulares da Apple

Por
2 anos atrás

O iPhone 7 e 7 Plus foram anunciados em 7 de setembro de 2016. Desde a 6ª geração do iPhone, a Apple apresenta dois celulares com tamanhos de tela diferentes, de 4,7 polegadas e 5,5 polegadas. Ainda assim, a disparidade entre ambos os modelos vai além da tela. Confira qual é a diferença entre o iPhone 7 e o 7 Plus B e evite fazer confusão na hora de comprar o seu usado ou na Apple Store.

O que muda do iPhone 7 para o 7 Plus?

Obviamente, a mudança mais significativa do iPhone 7 para o 7 Plus é o tamanho da tela do smartphone da Apple, que aumenta de 4,7 polegadas para 5,5 polegadas. Claro, a área do celular também fica maior e a resolução entre cada modelo é diferente: enquanto o iPhone 7 Plus tem resolução de 1920×1080 pixels, o iPhone 7 tem resolução de 1344×750 pixels.

Outro motivo que pode fazer muitos preferirem o iPhone 7 Plus é a câmera dupla na parte de trás do aparelho. A primeira tem 12 megapixels e abertura de f/1,8, enquanto a segunda tem 12 MP e f/2,8, que possibilita o zoom óptico. Enquanto isso, o iPhone 7 fica apenas com a primeira câmera.

Por dentro, o iPhone 7 Plus também tem hardware um pouco melhor, como 3 GB de RAM e bateria maior, de 2.900 mAh. Já o iPhone 7 tem apenas 2 GB de RAM e uma bateria consideravelmente menor, de 1.960 mAh.

Com mais tela, mais bateria e outra câmera, o iPhone 7 Plus também é mais pesado e menos fino que o iPhone 7. O primeiro pesa 188 gramas e tem 7,3 mm de espessura, enquanto o segundo tem 138 gramas e 7,1 mm, respectivamente.

As mudanças, claro, se refletem no preço. No momento em que escrevo este artigo, o iPhone 7 custa R$ 3.199 e o iPhone 7 Plus sai por R$ 3.799, ambos pela versão de 32 GB.

O que continua o mesmo no iPhone 7 Plus?

Além do que falei acima, todos os outros aspectos do celular continuam os mesmos: o acabamento brilhante ou de alumínio, resistência contra água e poeira (IP67), processador Apple A10 Fusion, 3D Touch, câmera que filma em 4K e slow motion, Touch ID e afins.

Suporte a versões do iOS

Lançados em 2014, o iPhone 6 e 6 Plus ainda não perderam suporte a última versão do iOS, então não dá para saber quanto tempo eles vão deixar de receber atualizações. O último modelo que deixou de ser atualizado para o iOS 11 foi o iPhone 5, lançado em 2012; até o iPhone 5s (2013) ainda é coberto. De modo geral, os iPhones ficam em média 4 anos dentro do ciclo de atualizações da Apple.

Vale a pena trocar o iPhone 7 pelo iPhone 7 Plus?

Cabe a você: apenas do iPhone 7 para o 7 Plus há poucas diferenças, como o tamanho da tela, bateria maior e câmera melhor. Se você precisa desse upgrade e fica confortável com um celular grande, pode ser uma escolha válida — preferencialmente antes da compra.

Em 2018, pode valer mais a pena escolher modelos mais novos, como o iPhone 8 ou iPhone X. Pelo menos o primeiro, no site da Apple, tem preço semelhante ao iPhone 7 — e muito mais novidades. Ainda assim, o iPhone 7 ainda é um ótimo celular: talvez valha migrar de modelos mais antigos se você conseguir um preço menor em um aparelho usado.