Início » Aplicativos e Software » Adobe Photoshop é atualizado com seletor de objetos baseado em IA

Adobe Photoshop é atualizado com seletor de objetos baseado em IA

Felipe Ventura Por

Em novembro, a Adobe demonstrou uma ferramenta que permite selecionar pessoas com um clique. Agora, o Photoshop foi atualizado com este e outros recursos.

A função "Selecionar objeto" encontra automaticamente a pessoa, animal ou objeto mais proeminente na imagem utilizando a inteligência artificial proprietária Adobe Sensei.

Para usá-la, basta ir em Selecionar > Objeto. A ferramenta também aparece na barra de opções ao usar a Seleção rápida ou Varinha mágica. Então, você pode selecionar e manipular o objeto com apenas um clique.

O Engadget testou a novidade em várias fotos de pessoas, câmeras, cães e gatos. "Se os objetos estiverem bem separados do plano de fundo em termos de cores, forma e profundidade de campo, o sistema funciona bem. Por outro lado, se o plano de fundo for similar ou excessivamente complexo, o recurso falha em graus variados."

Eis alguns exemplos da seleção inicial:

Se a inteligência artificial errar e a seleção incluir parte do plano de fundo, você pode usar a opção Subtrair, ou segurar a tecla Alt (Windows)/Option (macOS) enquanto clica na área a ser removida.

A Adobe diz que a função "Selecionar objeto" não vai selecionar objetos perfeitamente o tempo todo, mas é um bom ponto de partida, tornando o resto do processo manual muito mais simples.

O Photoshop 19.1 também ganhou suporte melhorado a telas com alta densidade de pixels no Windows. Ele muda a escala automaticamente, de 100% até 400%, com incrementos de 25 pontos percentuais.

Além disso, ele funciona melhor em múltiplas resoluções: por exemplo, se você tem um laptop Full-HD conectado a um monitor 4K, a interface se ajusta dependendo de onde o programa é exibido, evitando elementos muito grandes ou muito pequenos.

Por fim, temos suporte ao Surface Dial, controle giratório que permite ajustar as propriedades do seu pincel ao desenhar. O Photoshop custa a partir de R$ 35 mensais (em um plano anual) dentro da Adobe Creative Cloud.

Com informações: Adobe, Engadget, The Verge.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bacon
Sempre ignora. Se a pessoa tiver algo brilhando, ou parte que não contrasta com o fundo, já era.
Fred
Mas digamos que o uso seja para fotografar produtos. Aí você tem uma mesa com fundo infinito, geralmente um ótimo contraste, mas os fotógrafos ainda gostam de separar o produto manualmente do fundo. Talvez neste cenário seria legal?
Felipe Xavier
Exato. Fiz uns testes com produtos em fundo branco e mesmo assim o resultado não foi muito bom (ele ignorou partes dentro do produto), apenas porque eram um pouco mais claro que o restante.

E concordo, o Refine Mask foi uma das melhores adições/atualizações no Photoshop nas últimas versões.
mrhertz
imaginei isso... trabalho tratando imagens em um estudio. trabalho braçal que é esse de recortar imagens, tratar e finalizar com algum fundo, e seria excelente poder cortar o tempo que se leva.

o problema é que nem toda foto voce vai manter so a pessoa. e muita coisa na foto toda tem que ser recortada.


ainda bem que existe o REFINE MASK. isso sim é a grande mão na roda.
Felipe Xavier
A seleção ainda está em estágio bem inicial. Fiz uns testes e se mostrou bem inconsistente. A seleção quase todas as vezes não é feita totalmente no objeto a ser selecionado, necessitando de ajustes grosseiros.
Pra quem trabalha com o software, ainda é mais vantajoso usar a seleção rápida ou, claro, outros métodos mais aprimorados.
André G
Se souber selecionar bem uma pessoa e recortar os fios de cabelo, isso já ajudará muito.