O Vine foi uma rede social com vídeos de até seis segundos. Diversos criadores sabiam lidar muito bem com essa restrição de tempo, atraindo milhões de seguidores. Era um lugar estranho e especial na internet, e por isso foi uma pena quando ele acabou.

O Twitter adquiriu o Vine antes de seu lançamento em 2013, e resolveu encerrá-lo no início de 2017. Restou apenas o arquivo de vídeos, e um app de câmera para gravar vídeos de seis segundos.

Dom Hofmann, co-fundador do Vine, planeja trazer a rede social de volta. Ela se chama “v2” por enquanto, e o TechCrunch traz detalhes adicionais.

O v2 terá vídeos verticais em tela cheia, de 2 a 6,5 ​​segundos, que tocam em loop. Você poderá gravá-los no app ou carregar arquivos da galeria. Não haverá filtros de cor nem efeitos faciais.

Os vídeos serão organizados cronologicamente, mas é provável que exista uma seção “Popular”/”Explorar”. Hoffman também cogita acrescentar um botão dislike, além do curtir.

A ideia é acrescentar uma forma de ganhar dinheiro dentro do app, mas ainda não está claro como isso vai funcionar (anúncios, gorjetas, vídeos patrocinados?). E Hoffman planeja um recurso “Equipe” para que várias pessoas gerenciem um mesmo canal.

https://twitter.com/v2app/status/956155274439675904

O endereço v2.co abriga um fórum com usuários aguardando pelo app. O v2 está previsto para o segundo ou terceiro trimestre deste ano, para iOS e Android. O novo serviço não se chamará “Vine 2” porque essa marca registrada pertence ao Twitter.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais sobre Vine na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados