Na semana passada, o WhatsApp passou a oferecer uma versão do seu app voltada para empresas. Ela estava disponível em alguns países, e agora já pode ser baixada no Brasil.

O WhatsApp Business tem basicamente a mesma interface que você já conhece, com três abas para conversas, status e chamadas.

As diferenças ficam mais visíveis nas configurações: você pode criar um perfil com o endereço da empresa, tipo e descrição do negócio, horário de atendimento, endereço de e-mail e site.

Há uma seção de estatísticas básicas, mostrando quantas mensagens foram recebidas, enviadas, entregues e lidas. O WhatsApp promete oferecer dados mais detalhados no futuro — porém este recurso deve ser pago.

E também dá para marcar mensagens com etiquetas, tal como no seu cliente de e-mail. Ou seja, é possível sinalizar chats com “novo pedido”, “pagamento pendente” e “entregue”.

Você pode ativar mensagens de ausência em horários específicos (“não estamos disponíveis no momento”), e também mensagens de saudação quando um cliente se comunicar pela primeira vez (“seja bem-vindo!”).

Além disso, é possível configurar respostas rápidas. Por exemplo, para se despedir do cliente, digite /obrigado para dizer “agradecemos por utilizar nossos serviços!”.

As empresas no WhatsApp Business podem ter uma Conta Confirmada — e ganhar um selo verde ✅ ao lado do nome — quando o WhatsApp verificar que o número da conta corresponde ao seu telefone.

O WhatsApp Business está disponível apenas para Android. Ele é gratuito, mas futuros recursos custarão dinheiro; trata-se de um modelo freemium.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados