O Twitch é a principal plataforma de streaming de jogos. O Google tentou adquiri-lo sem sucesso — ele foi comprado pela Amazon em 2015 — e, por isso, lançou um concorrente chamado YouTube Gaming.

De acordo com um novo relatório da Streamlabs, o YouTube Gaming está crescendo bastante: sua base de streamers ativos mensalmente aumentou 343% ao longo do ano passado. O Twitch, por sua vez, cresceu 197%.

No entanto, o YouTube Gaming teve 7 mil streamers simultâneos (transmissões ao mesmo tempo) no quarto trimestre, contra 27 mil no Twitch. Ou seja, ainda falta bastante para o Google alcançar a concorrência.

O volume de espectadores no Twitch também é maior: foram 788 mil pessoas assistindo transmissões no quarto trimestre, contra 308 mil no YouTube Gaming.

O Twitch vem adicionando diversos recursos para permanecer à frente, incluindo transmissões de vídeos pré-gravados, raids (para direcionar tráfego a outros canais), e venda de jogos com comissão para o canal. Enquanto isso, o YouTube Gaming permite que você seja patrocinador de um canal pagando R$ 7,99 ao mês.

Outra forma de ganhar dinheiro é através de gorjetas. O volume de gorjetas processadas pela Streamlabs aumentou 25% no ano passado para US$ 101 milhões.

Número de espectadores por plataforma, no terceiro e quatro trimestres

Existem outras plataformas para streaming de jogos, mas elas têm escala menor. O Mixer, da Microsoft, teve 5 mil espectadores no quarto trimestre, contra 27,5 mil no Facebook Live e 80 mil no Periscope.

Este mês, o Facebook fechou uma parceria a ESL, uma das maiores organizadoras mundiais de eventos de eSports. A rede social vai transmitir com exclusividade alguns dos principais torneios internacionais de Counter Strike: Global Offensive e Dota 2.

Com informações: Streamlabs, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zaka

mas o designer dele é pura cópia da twitch

Caleb Enyawbruce
To questionando os dados... Ontem acessei e só assistindo streams de Sea Of Thieves tinha cerca de 3 mil pessoas. Fora os outros jogos.
Guilherme
mixer é muito novo, nao da pra comparar
Luiz Santos
Prefiro o Youtube Gaming acho bem melhor e mais pratico, e também tem um designer incrível.
Matheus
Pelo Chromecast da pra ver o Twitch na tv também
Abraão Caldas
" serviços de fim de semana" Melhor definição para os serviços da MS.
Renan Da Silva Barbosa
Twitch é melhor, o que a Amazon faz sempre é melhor kkkkk.
Git Gud
Da maneira que anda estes serviços de fim de semana da M$, não duvido.
Git Gud
Nem imagino kkkk
tuneman
esse aí aparece só pra tentar enaltecer a Microsoft.
Joaomanoel
Youtube gaming é horrível pros criadores. Lives no youtube dão exatos nada de remuneração.
Muriel
Acredito que não, investimento muito alto pra acabar tão cedo, além de que está bem integrado ao sistema. Imagino que no futuro o foco do Mixer será streamers iniciantes(por causa da facilidade de se iniciar uma transmissão), e quem sabe assim fideliza-los.
Islan Oliveira
Basicamente isso.
Caleb Enyawbruce
Mixer teve só 5 mil espectadores no mundo em um período de 3 meses? Tá certo isso? Se for é um mero nada, pq anteontem eu tava assistindo um canal brasileiro na Twitch q tava com 30 mil nego assistindo... (uma única transmissão).
Carlos Taylor
Eu como espectador, desde que conheci a twitch tenho ela como principal plataforma de entretenimento de jogos ao vivo. Apenas sinto falta de um servidor melhorzinho (tem melhorado bastante). E galera que assisto quase todos tem um canal no youtube no qual não fazem live lá (e faziam antes). Segundo eles, não pela quantidade de espectadores na plataforma (somente, creio eu), e sim por alguns problemas do youtube e funcionalidades da twitch (doações de muitos modos, boa interatividade com o chat, várias funções de simples uso no mesmo..) E ao meu ver, um "comportamento" de amojis muito melhor. No Youtube Gaming é fácil ver aquele monte de emojis padrões (sem graça) em uma mensagem só pra destacar mesmo. Sem falar nos CTRL-V que sai de todo lugar. Pra mim o Youtube só se destaca no vídeo em si. Que não é o que mais importa em uma transmissão ao vivo de um cara jogando.
Exibir mais comentários