Início » Web » Google trabalha em app que permitirá a qualquer pessoa postar notícias da sua região

Google trabalha em app que permitirá a qualquer pessoa postar notícias da sua região

Por
20 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Nesta semana, o Google começou a testar um aplicativo chamado Bulletin que, se aprovado, vai permitir que você compartilhe notícias do seu bairro ou cidade mais facilmente. É uma tentativa de destacar acontecimentos “hiperlocais” no meio de tantas notícias de cobertura mais ampla.

Google Bulletin

A proposta tem potencial. Se você mora em uma cidade pequena, certamente conhece sites ou páginas no Facebook que tratam apenas dos acontecimentos locais, o mesmo valendo para bairros de grandes centros urbanos. Essas páginas exercem o papel de filtrar acontecimentos que só interessam a quem vive na região.

O Bulletin tenta ir um pouco além dessa proposta: a ideia é permitir que o usuário use o aplicativo para que ele mesmo reporte um acontecimento local postando textos, fotos ou vídeos. A publicação poderá ser incrementada, permitindo que o usuário descreva um acontecimento praticamente em tempo real.

Aparentemente, todo o conteúdo ficará armazenamento na plataforma do Google Notícias — a companhia tem se empenhado para fazer o serviço ser mais regionalizado. É pouco provável que o usuário tenha a opção de fazer a publicação em outro lugar. De qualquer forma, as notícias poderão ser compartilhadas facilmente via redes sociais e mensagens instantâneas.

Google Bulletin

Mas há problemas a serem resolvidos. Por exemplo: e se o Bulletin for usado para disseminar notícias falsas (para prejudicar um candidato a prefeito, por exemplo)? E se um espertinho usar a ferramenta para promover a pizzaria que ele acabou de abrir?

Para descobrir como o aplicativo vai ser usado e quais as suas limitações, o Google está permitindo, por ora, que apenas duas cidades nos Estados Unidos testem o Bulletin: Nashville e Oakland. A companhia convidou produtores de conteúdo dos dois locais para experimentarem a novidade.

Não há previsão de liberação para outros locais ou de lançamento global.

Com informações: 9to5Google.

Mais sobre: ,