Google trabalha em app que permitirá a qualquer pessoa postar notícias da sua região

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 6 dias
Google Bulletin

Nesta semana, o Google começou a testar um aplicativo chamado Bulletin que, se aprovado, vai permitir que você compartilhe notícias do seu bairro ou cidade mais facilmente. É uma tentativa de destacar acontecimentos “hiperlocais” no meio de tantas notícias de cobertura mais ampla.

A proposta tem potencial. Se você mora em uma cidade pequena, certamente conhece sites ou páginas no Facebook que tratam apenas dos acontecimentos locais, o mesmo valendo para bairros de grandes centros urbanos. Essas páginas exercem o papel de filtrar acontecimentos que só interessam a quem vive na região.

O Bulletin tenta ir um pouco além dessa proposta: a ideia é permitir que o usuário use o aplicativo para que ele mesmo reporte um acontecimento local postando textos, fotos ou vídeos. A publicação poderá ser incrementada, permitindo que o usuário descreva um acontecimento praticamente em tempo real.

Aparentemente, todo o conteúdo ficará armazenamento na plataforma do Google Notícias — a companhia tem se empenhado para fazer o serviço ser mais regionalizado. É pouco provável que o usuário tenha a opção de fazer a publicação em outro lugar. De qualquer forma, as notícias poderão ser compartilhadas facilmente via redes sociais e mensagens instantâneas.

Google Bulletin

Mas há problemas a serem resolvidos. Por exemplo: e se o Bulletin for usado para disseminar notícias falsas (para prejudicar um candidato a prefeito, por exemplo)? E se um espertinho usar a ferramenta para promover a pizzaria que ele acabou de abrir?

Para descobrir como o aplicativo vai ser usado e quais as suas limitações, o Google está permitindo, por ora, que apenas duas cidades nos Estados Unidos testem o Bulletin: Nashville e Oakland. A companhia convidou produtores de conteúdo dos dois locais para experimentarem a novidade.

Não há previsão de liberação para outros locais ou de lançamento global.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados