Há alguns anos, a Apple tem uma plataforma para carros chamada CarPlay, que faz pareamento com seu iPhone para enviar mensagens, fazer chamadas e tocar música.

Até então, o CarPlay só podia receber mensagens a partir do aplicativo padrão da Apple. Mas agora, ele finalmente ganhou suporte a WhatsApp — ainda que funcione de maneira limitada.

O SlashGear testou a novidade. Após instalar o WhatsApp 2.18.2 para iOS, e conectar seu iPhone a um veículo compatível com CarPlay, o ícone do aplicativo é adicionado automaticamente.

O ícone do WhatsApp mostra o número de mensagens não lidas. Ao tocar nele, você terá duas opções: ditar uma nova mensagem, ou pedir para a Siri ler os itens recebidos em voz alta. Não é possível lê-los na tela; é uma restrição da Apple para evitar distrações ao dirigir. Também não é possível selecionar um contato específico para ouvir o que ele enviou.

Vale lembrar que a Siri no CarPlay já era capaz de ditar mensagens para enviá-las a um destinatário do WhatsApp. No entanto, não era possível ler as mensagens recebidas, nem mostrar a quantidade de itens não lidos.

O CarPlay está disponível em 200 modelos diferentes de carros, incluindo alguns vendidos no Brasil pela Volkswagen, Ford e Chevrolet.

Por sua vez, o Android Auto já tem suporte a apps como WhatsApp, Telegram, Hangouts e Facebook Messenger. Ele lê as mensagens de texto em voz alta, e permite ditar a resposta; mas não reproduz mensagens de áudio.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diógenes Fidel Marçal

Alguém sabe pq não é possivel escutar e enviar mensagens de audio pelo apple car play?

Juliano Galhiego Vieira
Tem um app pra Android que fala tuas mensagens em voz alta enquanto esta dirigindo https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jgv.speaknotifications3
Rodrigo Cerqueira
Acho que melhor que opção de ditar resposta seria a opção de gravar msg de audio. Esses programas de transcrição de fala em texto são chatos. Vc precisa falar de forma lenta e precisa, tornando a tarefa chata. Seria melhor mandar um audiozão logo de vez, que vc fala de boa no seu próprio ritmo de comunicação.
Tales Cembraneli Dantas
Quando eu era criança adorava assistir a super máquina onde o "Kitty" conversava, tomava decisões, mostrava os melhores caminhos, etc...
Magnosama
Um absurdo.
Keaton
Tem mesmo a necessidade de ter whatsapp no carro?
Gabriel RB
Android está melhor pessoal. Apple só funciona nos estados unidos.
Marcos
Eu tb!
Jose Paulo
No forum do waze já disseram que a apple limita o uso de gps de terceiros no carplay.
Allan Ferreira
O Maps para Android Auto está disponível desde 2016, Waze desde Agosto do ano passado, agora, Apple Car não sei =(
Magnosama
Quero saber é quando o WAZE chega ao Carplay, tsc...
Marcelo Seidel ?
Aqui no Brasil, sem o Maps e ou qualquer outro aplicativo de GPS, continua sendo uma plataforma INÚTIL.