Início » Celular » Usuários estão colocando o Windows para PCs em smartphones Lumia

Usuários estão colocando o Windows para PCs em smartphones Lumia

Felipe Ventura Por

A promessa do Windows 10 Mobile não se realizou. Várias empresas deixaram de atualizar seus apps para a plataforma; enquanto isso, Bill Gates e Satya Nadella migraram para a concorrência.

No entanto, smartphones Lumia estão ganhando uma segunda vida graças a uma ferramenta para desbloquear o bootloader: usuários conseguiram instalar o Windows RT e o Windows 10 on ARM nesses aparelhos.

Este mês, o Windows Phone Internals recebeu sua primeira atualização desde 2015. A versão 2.3 automatiza o processo para desbloquear o bootloader de qualquer dispositivo Lumia, com Windows Phone 8 ou Windows 10 Mobile. Dessa forma, é possível instalar ROMs customizadas.

Segundo o desenvolvedor "Heathcliff74", responsável pelo projeto, a ferramenta foi baixada mais de 10 mil vezes em apenas dois dias.

Ben Wang conseguiu instalar o Windows RT 8.1 no Lumia 640 XL. A touchscreen funciona, assim como o Wi-Fi e a decodificação por vídeo acelerada via hardware. Os alto-falantes embutidos não conseguem emitir áudio, mas é possível conectar dispositivos Bluetooth para tanto.

O usuário do Twitter @tfwboredom conseguiu instalar o Windows PE (Ambiente de Pré-instalação do Windows) em um Lumia 532. Trata-se de "um sistema operacional reduzido usado para instalar, implantar e reparar o Windows".

Enquanto isso, o desenvolvedor Gustave M. colocou o Windows 10 on ARM (build 17061) no Lumia 830:

O processo não é simples. Bem Wang diz no Twitter que "você precisa estar familiarizado com ACPI, UEFI, partições do Windows Phone, estágios de implementação do Windows, desenvolvimento de drivers, depuração do kernel, e paciência".

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

E.Lins
kkkkkkk
Luís Felipe
Serviço que também disponibiliza produtos
Trovalds
Microsoft Azure é um produto?
Luís Felipe
Para oferecer serviço é necessário um produto
Green Hell
Mitou!
Trovalds
"O foco é", não falei que a MS desistiu de produtos. Windows e Office ainda são líderes de mercado por muito.
David Diniz
Bem Wang diz no Twitter que “você precisa estar familiarizado com ACPI, UEFI, partições do Windows Phone, estágios de implementação do Windows, desenvolvimento de drivers, depuração do kernel, e paciência”. Ou seja: você precisa "escovar bits" pra caramba(não posso colocar a palavra correta aqui)
Luís Felipe
Smartphone é um dispositivo móvel e notebook´s também! Vou ali comprar um serviço Xbox X na loja..
Luis de Vaz Lobo
Está rodando bem! Assim como aconteceu com o kinect, parece que os usuários dominam o sistema Melhor que a Microsoft...
roosevelt
Também acho!
Johnnie
Soon™ Se aparecer algum aparelho da MS vai vir com uma ROM de Android.
@Sckillfer

Fosse mais prático seria uma forma interessante de ter um mini PC, já que Lumias só tem quem queira vender atualmente e ARM >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Atom.

Sckillfer
Fosse mais prático seria uma forma interessante de ter um mini PC, já que Lumias só tem quem queira vender atualmente e ARM >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Atom.
Geraldo Lopes
É o desespero dos proprietários Windows mobile...
Carlos Ueslei Rodrigues de Oli
Sinta pena não camarada!! Apesar de estar triste com o fim do W10 Mobile, ainda demorará muito para eu sentir vontade de trocar por sistema operacional.
Exibir mais comentários