Início » Internet » Facebook vai priorizar noticiário local no feed de notícias

Facebook vai priorizar noticiário local no feed de notícias

Por
1 ano atrás

“Nossa meta para 2018 é assegurar que o Facebook seja não só divertido, mas também bom para o seu bem-estar e a sociedade”. É com essa frase que Mark Zuckerberg justifica a mais recente mudança na rede social: o serviço vai passar a exibir notícias da região em que o usuário vive com mais frequência.

Como de hábito, a mudança valerá inicialmente para usuários nos Estados Unidos, mas Zuckerberg prometeu disponibilizar o feed de notícias reformulado para mais países no decorrer do ano, embora sem especificar quais.

Facebook - local news

A mudança tem como base um estudo que aponta que acessar notícias locais favorece o engajamento cívico. “As pessoas que sabem o que está acontecendo ao seu redor são mais propensas a se envolver e ajudar a fazer a diferença”, explica Zuckerberg.

Mas, e aquele papo de que o feed de notícias vai mostrar mais posts de famílias e amigos? Bom, continua valendo. O Facebook vai priorizar o noticiário local, mas isso não significa que o número de notícias vai aumentar: a companhia fala em dar ênfase a notícias de alta qualidade; esse conteúdo vai aparecer no limitado espaço destinado a publicações não pessoais.

O Facebook reconhece que a mudança também faz parte dos esforços para reduzir a quantidade de clickbaits, conteúdo sensacionalista e, principalmente, notícias falsas que circulam como uma praga pela rede social.

Foto por Anthony Quintano/Flickr

Só que a teoria é diferente da prática. O noticiário local é mesmo importante, principalmente em cidades pequenas ou bairros de grandes centros urbanos cujos acontecimentos interessam apenas aos seus moradores — não é coincidência o Google estar interessado nisso. Porém, o Facebook terá o desafio de filtrar conteúdo local que não atende aos padrões de qualidade esperados.

Além de priorizar notícias locais, o Facebook está testando o Today In, basicamente, uma seção dentro da rede social que reúne notícias, eventos e informações gerais da comunidade. A proposta é simples: se o usuário quiser saber o que está acontecendo na região em que mora, basta entrar no Today In para saber das novidades. O recurso está sendo testado em seis cidades dos Estados Unidos.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.