Início » Internet » Facebook vai priorizar noticiário local no feed de notícias

Facebook vai priorizar noticiário local no feed de notícias

Emerson Alecrim Por

"Nossa meta para 2018 é assegurar que o Facebook seja não só divertido, mas também bom para o seu bem-estar e a sociedade". É com essa frase que Mark Zuckerberg justifica a mais recente mudança na rede social: o serviço vai passar a exibir notícias da região em que o usuário vive com mais frequência.

Como de hábito, a mudança valerá inicialmente para usuários nos Estados Unidos, mas Zuckerberg prometeu disponibilizar o feed de notícias reformulado para mais países no decorrer do ano, embora sem especificar quais.

Facebook - local news

A mudança tem como base um estudo que aponta que acessar notícias locais favorece o engajamento cívico. "As pessoas que sabem o que está acontecendo ao seu redor são mais propensas a se envolver e ajudar a fazer a diferença", explica Zuckerberg.

Mas, e aquele papo de que o feed de notícias vai mostrar mais posts de famílias e amigos? Bom, continua valendo. O Facebook vai priorizar o noticiário local, mas isso não significa que o número de notícias vai aumentar: a companhia fala em dar ênfase a notícias de alta qualidade; esse conteúdo vai aparecer no limitado espaço destinado a publicações não pessoais.

O Facebook reconhece que a mudança também faz parte dos esforços para reduzir a quantidade de clickbaits, conteúdo sensacionalista e, principalmente, notícias falsas que circulam como uma praga pela rede social.

Foto por Anthony Quintano/Flickr

Só que a teoria é diferente da prática. O noticiário local é mesmo importante, principalmente em cidades pequenas ou bairros de grandes centros urbanos cujos acontecimentos interessam apenas aos seus moradores — não é coincidência o Google estar interessado nisso. Porém, o Facebook terá o desafio de filtrar conteúdo local que não atende aos padrões de qualidade esperados.

Além de priorizar notícias locais, o Facebook está testando o Today In, basicamente, uma seção dentro da rede social que reúne notícias, eventos e informações gerais da comunidade. A proposta é simples: se o usuário quiser saber o que está acontecendo na região em que mora, basta entrar no Today In para saber das novidades. O recurso está sendo testado em seis cidades dos Estados Unidos.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcogro®
Brunoooo... TELEFONE!!
Vitor Gyn
Ou n, vai que eles querem notícias do futuro.
Anderson
Só interpretar o texto que você vai entender que eles sabem exatamente o que estão fazendo.
Lucas Carvalho
Eu acho que ele quer dizer que o FB vai dar prioridade a notícias locais em detrimento a notícias mais amplas, mas a prioridade prometida para os os post de amigos e famílias vai continuar.
CtbaBr©
Um discurso digno de político!
Seria bom, se confiássemos em políticos!
leoleonardo85
Semana passada: Facebook vai priorizar posts de amigos e familiares
Hoje: Facebook vai priorizar noticias locais.

Resumo de todo dia: o Facebook não sabe o que tá fazendo
Dayman Novaes
"Só que a teoria é diferente da prática." essa frase é horrível. A teoria é igual a prática, só parece diferente quando não se entende a teoria direito.

Toda boa teoria inclui o nível de dificuldade existente na prática, se você não entender qual é nível certo de dificuldade que te espera na prática, você tende a achar a prática mais difícil do que esperava, ou "diferente da teoria".

Exemplo: "construir uma startup de sucesso é muito simples, fique de 3 a 5 anos tentando resolver o mesmo problema existente no mundo através da tecnologia." Essa teoria é simples de entender porém já encerra nela o nível de dificuldade. Gastar 8 horas por dia, todos os dias, durante 3 anos, no mesmo problema, é muito difícil e exige muita dedicação e esforço (e outras coisas, como dinheiro suficiente pra se manter nesse período). Quem desiste antes disse e fala que "na prática a teoria é diferente" é porque não entendeu a teoria direito.

Sei lá... isso não tem nada a ver com a notícia kkkk, só achei que talvez pudesse ser útil pra alguém. Aliás, boa notícia, valeu Emerson.
Lucas Santos
Ano da indecisão do Facebook.
Carlin
O "Acre News" vai ser sinônimo de conteúdo local agora!
Marcogro®
A galera do Acre é só alegria nessas horas...