Facebook - local news

“Nossa meta para 2018 é assegurar que o Facebook seja não só divertido, mas também bom para o seu bem-estar e a sociedade”. É com essa frase que Mark Zuckerberg justifica a mais recente mudança na rede social: o serviço vai passar a exibir notícias da região em que o usuário vive com mais frequência.

Como de hábito, a mudança valerá inicialmente para usuários nos Estados Unidos, mas Zuckerberg prometeu disponibilizar o feed de notícias reformulado para mais países no decorrer do ano, embora sem especificar quais.

A mudança tem como base um estudo que aponta que acessar notícias locais favorece o engajamento cívico. “As pessoas que sabem o que está acontecendo ao seu redor são mais propensas a se envolver e ajudar a fazer a diferença”, explica Zuckerberg.

Mas, e aquele papo de que o feed de notícias vai mostrar mais posts de famílias e amigos? Bom, continua valendo. O Facebook vai priorizar o noticiário local, mas isso não significa que o número de notícias vai aumentar: a companhia fala em dar ênfase a notícias de alta qualidade; esse conteúdo vai aparecer no limitado espaço destinado a publicações não pessoais.

O Facebook reconhece que a mudança também faz parte dos esforços para reduzir a quantidade de clickbaits, conteúdo sensacionalista e, principalmente, notícias falsas que circulam como uma praga pela rede social.

Foto por Anthony Quintano/Flickr

Só que a teoria é diferente da prática. O noticiário local é mesmo importante, principalmente em cidades pequenas ou bairros de grandes centros urbanos cujos acontecimentos interessam apenas aos seus moradores — não é coincidência o Google estar interessado nisso. Porém, o Facebook terá o desafio de filtrar conteúdo local que não atende aos padrões de qualidade esperados.

Além de priorizar notícias locais, o Facebook está testando o Today In, basicamente, uma seção dentro da rede social que reúne notícias, eventos e informações gerais da comunidade. A proposta é simples: se o usuário quiser saber o que está acontecendo na região em que mora, basta entrar no Today In para saber das novidades. O recurso está sendo testado em seis cidades dos Estados Unidos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados