Início » Celular » Nokia 3310 ganha versão com 4G e variante do Android

Nokia 3310 ganha versão com 4G e variante do Android

Mas só na China

Felipe Ventura Por

A finlandesa HMD Global tem os direitos de produzir celulares com a marca Nokia. Ela lançou diversos smartphones com Android, e também trouxe de volta o clássico 3310.

Desta vez, a empresa anunciou o Nokia 3310 4G. Ele tem suporte a redes móveis mais rápidas, pode ser usado como hotspot, e roda uma variante do Android.

O destaque, é claro, fica para o suporte a 4G e a VoLTE. Você pode até transformar o aparelho em um ponto de acesso Wi-Fi e compartilhar sua conexão.

No entanto, por ser feito para a China, ele não tem suporte às redes 4G brasileiras. Ele é compatível apenas com a tecnologia TD-LTE, que usa o mesmo canal para transmissão e recepção.

Enquanto isso, as principais operadoras do Brasil adotam a tecnologia FDD-LTE, com um par de canais separados para transmissão e recepção. EUA, Canadá, Japão e muitos países da Europa fazem o mesmo.

O Nokia 3310 4G roda YunOS, desenvolvido pelo Alibaba Group usando várias partes do Android. No entanto, ele não é totalmente compatível com o sistema do Google. A HMD diz que o aparelho “vem pré-carregado com aplicativos populares”, e você provavelmente não poderá instalar mais apps.

As especificações do aparelho são modestas, como é de se esperar. A tela de 2,4 polegadas tem resolução 320×240 e uma camada polarizada para melhorar a visibilidade sob o sol.

São 512 MB de armazenamento expansível por microSD. A câmera de 2 megapixels vem acompanhada por um flash LED. A bateria é de 1.200 mAh.

Além disso, temos aqui Bluetooth 4.0, rádio FM e MP3 player embutidos. Há também uma entrada para fone de ouvido. Ele tem dimensões 117 x 52,4 x 13,35 mm e pesa 88,1 g.

O Nokia 3310 4G será lançado na China em fevereiro, nas cores azul e cinza, ainda sem preço definido.

Com informações: Nokia, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jack
Cheap Ink Cartridges. Fast and Free Delivery in UK - InkjetsClub https://inkjetsclub.co.uk/
Keaton
Espero que (uma versão adaptada) venha pro Brasil... ai posso usar isso na rua sem medo de ter uma faca enfiada no pescoço...
Andrey Castro
Pensei exatamente nisso. Um desse básico pra responder whatsapp e fazer as ligações + um tablet parrudo pra mostrar meus projetos para os clientes. Seria muito feliz kkk
Veritas
Tem lanterninha?
David Diniz
Eu gostaria de saber de onde o editor tirou que na EUROPA usa TDD no 4G... Que eu saiba(só fazer uma pesquisa rápida) o 4G é FDD.
David Diniz
Uma pena que esse 3310 só funciona na China... 3G TD SCDMA e 4G TDD Sem UMTS e Sem LTE FDD.
ziegler
Só aquela da loja física que vai abrir no Boulevard Vitória da Conquista. Eu só acredito quando ver a loja aberta... O lançamento é em Março e a Nokia nem toca no assunto Brasil desde o ano passado, quando confirmou que viria para cá.
Robert Rey
Eu prefiro ter uma segunda linha com voz e dados, e claro, um telefone pra isso. Mas nao queria andar com 2 smartphones. Então pelo preço eu poderia dar uma chance para esse 3310, apesar de ser horrendo.
murilo
legal, vou comprar um pra me proteger...vai que no futuro o gordinho da Coreia decida atacar o Brasil
Alexandre Copi
Espero eles lançarem alguma versão internacional que funcione aqui :P Dependendo dos apps que virão (whatsapp, messenger, telegram eu duvido, mas VAI QUE), ele se torna uma ótima opção de celular secundário. Principalmente se você tem um tablet pra fazer funções mais complexas (streaming e/ou jogar por exemplo).
X-Tudãoᴳᴼᵀ

Sim, mas é uma função útil.

Tom
Sim, mas é uma função útil.
felipecn
Não sei se já é o caso da China, mas a tendência é que as operadora migrem o espectro 2G/3G para LTE e tenham que vender dumbphones LTE para os clientes que querem algo básico (ou mesmo para dar pros clientes que ainda usam a rede antiga como forma de liberar mais rápido o espectro) A Verizon já vende um celular "conchinha" da LG só com LTE https://www.droid-life.com/2017/06/15/verizon-just-started-selling-lte-lg-flip-phone/
Programador Front-End
o preço dessa brincadeira ainda não está disponível
Programador Front-End
continua a prova de mísseis balísticos intercontinentais
Exibir mais comentários