O Windows 7 foi inegavelmente um sucesso para a Microsoft, mas a empresa vem tentando migrar sua base de usuários para o Windows 10. Essa transição está acontecendo pouco a pouco, e atingiu um marco importante.

Segundo o StatCounter, o Windows 10 correspondeu a 42,78% dos acessos registrados em janeiro, ultrapassando o Windows 7 (41,86%) pela primeira vez.

Foto por Eric Li/Flickr

O Windows 8/8.1 tem 11,16% de participação, o Windows XP está em 3,36%, e o Windows Vista corresponde a meros 0,74%. Esses números não levam em conta outros sistemas operacionais, como macOS e Linux.

Vale notar que o StatCounter não mede qual plataforma tem mais usuários, e sim qual sistema é mais utilizado. Eles analisam dados de 10 bilhões de visualizações de página por mês, em uma rede com mais de 2 milhões de sites.

StatCounter mostra uso do Windows 10 ultrapassando Windows 7

Ou seja, o StatCounter mede o total de páginas visitadas em cada sistema — e cada usuário visita mais de uma página. Com base nesse critério, o Windows 10 é a versão mais usada.

Por sua vez, o NetMarketShare mede a quantidade de usuários. Neste caso, os números são bem diferentes: o Windows 7 tem participação de mercado de 48,29%, contra 39,06% do Windows 10. (Novamente, esses números não consideram sistemas operacionais como macOS e Linux.)

NetMarketShare mostra que Windows 7 ainda tem mais usuários que Windows 10

Segundo a Microsoft, o Windows 10 é utilizado em 600 milhões de dispositivos. Isso inclui PCs, tablets, Xbox One, headsets HoloLens, dispositivos Surface Hub e até mesmo smartphones. Não se trata do número de instalações, e sim de dispositivos usados nos últimos 28 dias.

Estimamos que, no segundo semestre de 2019, a Microsoft vai cruzar a marca de um bilhão de dispositivos ativos com Windows 10.

Com informações: VentureBeat, The Inquirer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JN Marcos
Por isso que eu disse "Se estiver...", senão. Ok, abraço.
Paulo Oliveira
leva pro coração não cara, só tava zuando abraço.
JN Marcos
Isso aí atrás, na foto de perfil tua, é o Arruda?
JN Marcos
"Cê", cara. Depende do assunto. Se estiver incomodado... (já deve saber o resto)
Leandro

Tô gostando do Win 10. Removi as tranqueiras como Cortana, Apps que não ser pra nada .O embaçado é essas atualizações imensas, que no momento da atualização deixa o S Operacional lento e some a barra de tarefa depois volta. Uma zona fica o Win 10.

Melo
Tô gostando do Win 10. Removi as tranqueiras como Cortana, Apps que não ser pra nada .O embaçado é essas atualizações imensas, que no momento da atualização deixa o S Operacional lento e some a barra de tarefa depois volta. Uma zona fica o Win 10.
Paulo Oliveira
Se gosta mesmo de comentar hein pqp
Tori
Rapaz, esse técnico deve ter bastante tempo livre pra isso!
renan Brait
O decente! O que tem noção do que faz!
Tori
Mano, só me responde qual vai ser o tecnico que vai ter paciência pra ficar observando canais, atualizações e changelogs. Só me diz.
Luís Felipe
Por isso que existe 2 canais de atualização no Windows
Francisco
O PC da família é um Phenom ll X4 945, 8 GB DDR3, monitor FullHD, hd padrão, NVIDIA GTS 450. São mais de 7 anos de uso de alguns componentes. A Nvidia, por exemplo, veio depois. Por que eu disse isso? Porque tenho o Windows 10 nele desde o início que instalei-o atualizando o Windows 7 que havia. Está na versão mais recente estável, e sem nenhum problema perceptível. Já no trabalho teve um PC de 3 anos Intel e tive que tirar o Windows 10 e colocar o Windows 7 para funcionar sem problemas. No geral na empresa o Windows 10 está indo muito bem na última atualização.
João Silverado
Alguém conhece algum lugar pra ter uma estimativa de números de usuários por SO de computador? Ou pelo menos a quantidade total de usuários de PCs no mundo?
João Silverado
Uso desde 2015 qdo migrou do 8.1 pro 10 e só tive problema no início com drivers da Dell, depois ñ tive mais problema nenhum.
Breno
Os haters do Windows estão em serviço
Exibir mais comentários