A proteção nativa do Windows 10 tem ganhado bons reforços nos últimos meses, como a função que blinda seus arquivos contra ransomwares. O próximo alvo é o scareware, um tipo de malware que tenta extorquir dinheiro do usuário com mensagens de terror, informando que seu computador está repleto de vírus ou que há erros no registro do Windows, por exemplo.

A Microsoft comenta que “houve um aumento nas versões gratuitas de programas que pretendem escanear computadores por erros, e então utilizam mensagens alarmantes e coercitivas para induzir os clientes a comprarem uma versão premium do mesmo programa”. A versão paga do software supostamente corrige os problemas encontrados pela versão gratuita.

Por isso, a empresa diz que atualizou seus critérios de avaliação para que softwares com mensagens alarmantes ou coercitivas sejam considerados malwares pelo Windows Defender. Isso inclui os aplicativos que “relatem erros de forma exagerada”, “exigem que o usuário pague para corrigir os erros” ou “requerem que o usuário aja em um período de tempo limitado para consertar os problemas”.

A partir de 1º de março, os scarewares serão detectados pelo Windows Defender e removidos do sistema. Já não era sem tempo.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Régis Tomkiel
Falou o fiscal do humor alheio hahaha
Keaton
Windows Defender é ótimo, só precisamos esperar ele ficar pronto e funcional.
paulo yan
num é kkk
Trovalds
Nem sabia que existia um nome pra isso... "scareware". Vivendo e aprendendo.
JN Marcos
Ué, apenas a solução nativa do Windows 10 passará a ter. Quem quiser usar outros, tem à disposição.
SignaPoenae
E se você ver de ponta cabeça ... https://uploads.disquscdn.com/images/db41574f8e784e09a70730ee3c37bc51d50ce46e2b5c3e473f987ebbff2f665c.jpg
Rodolpho Camargo
Nossa, você ri com cada coisa chata.
Orley Lima
UIAHIUHASIHASIH. We have a winner!
Cobalto
Três números iguais, todos múltiplos de três, pode ser inclusive lido de trás pra frente, que é muito mais bonito que 1000 e seus três zeros e um único numero um puxando todo o peso para a esquerda e sem nenhuma simetria, em binário representa um oito, que inclusive é menor que um único nove de 999.
Orley Lima
Mas daí ficariam 999. :'(
John Smith
Tenho conseguido fazer tudo pelo celular no BB, mas meu uso não é tão extenso. Só o débito online, usado por sites de compras, que passei a não utilizar mais e nem mesmo tem feito falta.
John Smith
À partir de 1º de março? Curioso. Esses dias o Windows Defender me sugeriu remover o instalador do Auslogics Duplicate File Finder com uma mensagem parecida, mas que no momento não me lembro exatamente qual era. "I got 99 problemas but a scareware ain't one".
Dedpul™
Não se preocupe com isso. Rapidinho eles dão um jeito.
Suely Almeida
Se fosse só o avg cof cof...
tuneman
Já tive cliente que caiu numa cilada dessas! hahahah
Exibir mais comentários