Início » Aplicativos e Software » Windows 10 S deve acabar para dar lugar ao “modo S”

Windows 10 S deve acabar para dar lugar ao “modo S”

Paulo Higa Por

Alguns computadores novos, como o Surface Laptop, estão vindo com o Windows 10 S, uma edição que roda somente aplicativos da Microsoft Store. Nem todo mundo entendeu do que ele se trata, e a Microsoft deve mudar as coisas: em vez de ser uma versão à parte, todas as principais variantes do Windows 10 deverão ganhar um “modo S”.

Segundo Paul Thurrott, o Windows 10 S será extinto, dando lugar ao Windows 10 Home com modo S e Windows 10 Pro com modo S. O Home S poderá ser atualizado para o Home a qualquer momento sem custo para o usuário, enquanto os usuários de Pro S deverão pagar US$ 49 para terem a capacidade de executar qualquer aplicativo. O Neowin afirma que o Windows 10 Enterprise também terá um modo S.

Outra mudança é que o modo S poderá suportar antivírus e aplicativos de segurança, diferente do Windows 10 S. No entanto, ainda não ficou claro como isso vai funcionar: se ele passar a aceitar antivírus de terceiros, é provável que o desempenho seja afetado, acabando com um dos maiores benefícios do Windows 10 S.

Pelos números da Microsoft, até que o Windows 10 S foi bem aceito: a empresa diz que 60% dos usuários permanecem na edição, sem migrar para o Windows 10 tradicional. Além disso, 83% dos usuários que não instalam a versão completa em sete dias continuam no S por tempo indefinido. Vale lembrar que esses números contemplam apenas PCs de baixo custo (o Surface Laptop não foi considerado na pesquisa).

A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre o modo S, mas é bom que o lançamento seja feito de maneira clara — um desavisado que comprar uma máquina com Windows 10 Pro no modo S não vai ficar muito feliz em ter que pagar US$ 49 para migrar para o completo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ochateador
Licenciamento por volume é a partir de 10 unidades ;) Claro que quanto maior a quantidade, mais fácil negociar um preço baixo. Mas a facilidade de uso e gerenciamento de licenças é muito melhor.
paulo yan
Exato...
Celso
Resta saber se o que a teoria supõe se concretizará na prática.
Celso
E essa história de que 60% continuaram no Windows 10 S mesmo com a promoção do upgrade gratuito para o Windows 10 Pro parece conversa fiada só pra defender algo controverso e que muita gente não apoia.
Celso
Talvez essa "trava" só esteja habilitada em computadores que saírem de fábrica com essas edições no futuro. Uma pessoa que comprar qualquer edição do Windows 10 separadamente talvez não tenha que passar por tudo isso.
tuts
Se o windows 10 tem Share de 52%, 60% que ia deixar a opcão assim mesmo, automaticamente o Share de windows 10 modo s ia passar muitos windows legados, como o 8, 8.1, vista e XP, uns 25% de Share e contando ia ser o bastante pra fazer os desenvolvedores olharem o uwp com mais carinho
Celso
Windows Home, Windows Pro, Windows Enterprise já estava de bom tamanho. Mas daí ela inventa Windows Home Single Language, Windows Education, Windows S, Windows for Workstation, etc. Até as edições do Windows 7 parece menos confusas que as do Windows 10.
Celso
Talvez esse seja o grande objetivo da Microsoft com isso. Mas muita gente vai acabar chiando, pode ter certeza disso.
Celso
E desnecessária, ainda por cima.
Celso
Acho que esse "S" aí significa Sucker mesmo! hehehe
Celso
Está querendo obrigar os desenvolvedores a migrar seus apps Win32 para a plataforma UWP, e hospedá-los na Windows Store. Mas o consumidor, que não tem necessidade nenhuma de ser afetado por essa história, é o que sempre acaba levando o pato por decisões imaturas como essa.
Celso
É difícil de entender essa insistência da Microsoft em querer uma versão do Windows que só instala apps da Windows Store, sendo que a mesma ainda deixa muito a desejar.
Celso
Né? Esse "Modo S" aí não vai prestar. Principalmente porque está dando a impressão de que vai querer empurrar guela abaixo essa edição.
paulo yan
Microsoft mais perdida que rato de esgoto em dia de tempestade
Fábio Moser
Sim, mas acho que aí é mais caro que o Pro... só é vantagem via licenciamento por volumde.. pra muitas maquinas rs...
Exibir mais comentários