O Google Glass imaginava um futuro em que usaríamos um dispositivo inteligente com câmera no nosso rosto. A ideia não vingou, mas algumas empresas estão tentando novamente, incluindo a Intel. Que tal um par de óculos que projeta imagens na sua retina usando lasers?

A Intel demonstrou ao The Verge seus óculos inteligentes Vaunt. Eles pesam menos de 50 g e se concentram em um recurso: exibir informações no canto inferior direito do seu campo de visão.

O Vaunt possui dois pequenos módulos incorporados nas hastes, incluindo um processador desenvolvido pela Intel. Na parte direita, fica um conjunto de eletrônicos com um laser de potência muito baixa (VCSEL).

Ele projeta uma imagem vermelha e monocromática de 400 x 150 pixels em um refletor holográfico na lente direita. A imagem é então refletida na parte traseira do globo ocular, diretamente na retina. Isso funciona inclusive para quem usa lentes de grau.

A Intel diz que este é um laser de classe 1, ou seja, não emite radiação acima do limite para os olhos, mesmo em exposições prolongadas; “a potência é tão baixa que nem precisamos de certificação”.

E a interface é exibida no canto inferior direito, em sua visão periférica. Isso significa que ela não vai obstruir o mundo ao redor, mas você vai notar quando receber um alerta.

Os óculos têm Bluetooth para receber notificações do seu dispositivo Android ou iPhone, tal qual um smartwatch. Eles também podem exibir mensagens simples. O projeto é liderado por Itai Vonshak, responsável pela interface do smartwatch Pebble.

Vonshak diz que o objetivo é ir além de notificações nos seus olhos. Por exemplo, você poderia solicitar uma receita usando a voz, e ela iria aparecer diretamente nos óculos.

O Vaunt não tem botões, nem touchpad, nem câmera, nem alto-falante, nem tela — permitindo que ele pese pouco, e que sua bateria dure 18 horas de uso.

Você poderá interagir com os óculos usando gestos sutis com a cabeça; eles têm acelerômetro e bússola para tanto. E futuras versões devem ganhar um microfone, para usar assistentes como a Alexa.

A Intel planeja encontrar parceiros para fabricar e vender o Vaunt. Ainda este ano, ela abrirá um programa de acesso antecipado para desenvolvedores.

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Miranda

A ideia estava ótima a te ler que é compatível com celular e recebe notificações, quando vamos sair disso e criar aplicações praticas, pra saúde, segurança, enfim.

Robert Venicius
Eu já faço isso kkkkkkkk
Armando Augustus Freire
Tá tudo bem https://www.youtube.com/watch?v=PRsznqHdW7Y
leoleonardo85
Mais um dispositivo pra receber notificações, tudo que eu queria.
tuneman
A Sony já tem um fone de ouvido com cancelamento de ruido que deixa passar a voz das pessoas. Não seria difícil fazer o contrário... Hehehe
Lucas Santos
Esperando um aparelho de audição que diminui o som da voz de pessoas específicas.
Cobalto
HUD de verdade, aquele que tá lá o tempo todo mas você consegue IGNORAR igual qualquer jogo minimamente bem feito e não aquelas palhaçadas de realidade aumentada, numa bateria de 18h e num aparelho que não faz te parecer um idiota na rua. Quase dá vontade de usar óculos. Quase. E passa bem rápido. Tomara que esse formato vá pra frente.
Levi Brito
Vc pode ignorar pessoas enquanto elas falam besteiras e vc viaja na maionese vendo as notificações... muito black mirror
Jose X.
o que poderia dar errado ? :)