Android Nougat enfim ultrapassa Marshmallow e se torna versão mais popular

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 dias

O Google divulgou as estatísticas mais recentes de uso sobre o Android, de acordo com o número de acessos à Play Store. Em fevereiro, o Nougat 7.x enfim se tornou a versão mais popular e ultrapassou o Marshmallow.

O Android Nougat tem 28,5% de participação, contra o Marshmallow e seus 28,1% de base instalada. O Oreo (8.0 e 8.1), por sua vez, está em apenas 1,1%.

O Nougat foi uma atualização incremental. Ele incorporou de forma nativa alguns recursos que Samsung e LG ofereciam há anos, como atalhos para configurações rápidas na gaveta de notificações, e apps que dividem a tela ao mesmo tempo.

Além disso, o Nougat permite escolher entre seis níveis de prioridade para as notificações; digitar e enviar mensagens sem abrir o aplicativo; e ver informações básicas na tela principal das configurações, como o espaço disponível ou o consumo de internet móvel. Ele também trouxe suporte à plataforma de realidade virtual Daydream.

O código-fonte do Nougat foi lançado em agosto de 2016. Ou seja, essa versão levou 17 meses para se tornar a mais popular. É um ritmo lento, mas dentro do padrão para o Android:

Em média, as versões mais recentes do Android (KitKat em diante) demoram 18 meses até se tornarem a mais popular. Se o Oreo mantiver esse padrão, ele será a versão mais popular no início de 2019. (Seu código-fonte foi lançado em setembro de 2017.)

E como você pode ver no gráfico abaixo, o Oreo está crescendo em um ritmo semelhante ao Nougat:

Diversas fabricantes já confirmaram atualização para o Oreo, incluindo Motorola, Sony e Asus — confira a lista completa aqui.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados