Início » Computador » Lenovo faz recall de ThinkPad por risco de incêndio na bateria

Lenovo faz recall de ThinkPad por risco de incêndio na bateria

Felipe Ventura Por

No ano passado, a Lenovo lançou a quinta geração do ThinkPad X1 Carbon no Brasil, com preços a partir de R$ 9.999. Esta semana, a empresa revelou que ele tem um problema que pode danificar a bateria e potencialmente causar um incêndio.

A Lenovo está realizando o recall do ThinkPad X1 Carbon 5ª geração com fabricação entre dezembro de 2016 e outubro de 2017. Em comunicado ao Tecnoblog, a empresa diz que isso afeta cerca de 300 mil laptops ao redor do mundo, e cerca de 130 no Brasil.

Basicamente, um parafuso solto pode causar um curto-circuito na bateria do laptop, fazendo-a superaquecer. Trata-se de "um lapso no processo de fabricação que os engenheiros da Lenovo já corrigiram", diz a empresa.

Ela explica:

Um pequeno parafuso solto, deixado na unidade durante a fabricação, pode danificar a superfície da bateria de polímero de íons de lítio e causar um curto-circuito, levando à descarga rápida de células da bateria.

A Lenovo diz que "recebeu três relatos de clientes internacionais sobre uma condição de superaquecimento relacionada a um parafuso solto que resultou em danos aos laptops dos clientes".

Por isso, "os clientes devem parar de usar imediatamente os computadores afetados" e devem levar o laptop para a assistência técnica, que vai remover o parafuso solto para resolver o problema. O procedimento é gratuito.

Para saber se o seu laptop foi afetado, dê uma olhada nas etiquetas abaixo do laptop. O recall afeta o "5th Generation Lenovo ThinkPad X1 Carbon"; dos tipos 20HQ, 20HR, 20K3, 20K4; fabricados entre dezembro de 2016 e outubro de 2017.

Para ter certeza, insira o tipo da máquina (4 dígitos) e o número de série (8 dígitos) em support.lenovo.com/X1C_5GEN_RECALL; você pode encontrar esses dados nas etiquetas na base.

Se você foi afetado, ligue para o atendimento ao cliente em 0800-701-4815, de segunda à sexta das 8h às 18h (exceto feriados nacionais). Avise que a ligação se refere ao recall do ThinkPad X1 Carbon 5ª geração.

Com informações: Lenovo. Atualizado em 08/02.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Robert Rey
Eu tenho um ideapad 310 bem basicão, comprado em 2016 e não tenho do que reclamar, tirando o fato da construção ser bem vagabunda (já era de se esperar em um notebook de 1700,00) e eles simplesmente não atualizam mais os drivers do aparelho
hamster
Então, eu queria achar sóbrio, mas nem isso consigo. Ele é poluído demais, comparado a qualquer MacBook ou mesmo Dell.
Louis
Lenovo foi uma das piores marcas que tive contato até hoje. Estou desde o ano passado com um notebook Yoga 500 que foi várias vezes para conserto e eles não se dão bem ao trabalho de responder. Vou precisar abrir um processo, porque a empresa não faz nada.
Mickão

Concordo contigo na questão da irresponsabilidade, porém eu gosto bastante do design do ThinkPad, acho sóbrio. É o que define e diferencia a linha, pelo menos na questão estética.

Mickey Sigrist
Concordo contigo na questão da irresponsabilidade, porém eu gosto bastante do design do ThinkPad, acho sóbrio. É o que define e diferencia a linha, pelo menos na questão estética.
Emerson Eduardo Rodrigues
Foi-se o tempo em que Thinkpad era sinônimo de qualidade.
hamster
Fazer um projeto desse tamanho e esquecer um PARAFUSO SOLTO dentro de todas as unidades já seria um absurdo. Mas se somar que a linha ThinkPad usa o mesmo design há umas 2 décadas, cometer um erro desse é irresponsabilidade.