Isto deve acontecer com frequência: você abre um site qualquer no smartphone, espera um monte de imagens carregar e, imediatamente, toca em um link para acessar outra página. No meio desse processo, vários megabytes do seu plano de dados foram consumidos sem necessidade alguma. Mas as versões futuras do Chrome para Android devem resolver esse problema, graças a uma função chamada LazyLoad.

Como informa o SlashGear, o Blink LazyLoad faz com que o navegador carregue uma página aos poucos, à medida que o usuário rolar a tela. Se um texto, imagem ou outro conteúdo não estiver visível no display do aparelho, o Chrome poderá simplesmente não fazer o download desses recursos, o que pode gerar uma bela economia no 4G no final do mês.

O LazyLoad é dividido em duas partes. O Blink LazyFrames atrasa o carregamento de frames que atendam a certas condições: tamanho maior que 4×4 pixels, visível e de um servidor terceiro. E o Blink LazyImages substitui temporariamente a imagem original por um espaço em branco, no tamanho adequado (para evitar que a página fique desfigurada), baixando-a somente quando você precisar dela.

O recurso ainda está em desenvolvimento; ainda não sabemos quanto ele realmente economizará em tráfego de dados, nem como fica a situação dos usuários com conexões ruins (talvez sua operadora não colabore naquela hora em que o Chrome decidir baixar um conteúdo). O LazyLoad deverá ser liberado em breve no Chrome Dev para Android como uma opção ativada por padrão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados