Início » Brasil » Após críticas, 99 promete resolver problemas em seu novo app

Após críticas, 99 promete resolver problemas em seu novo app

Felipe Ventura Por

No final de janeiro, a 99 (antes 99Taxis) lançou uma nova versão de seu aplicativo para iOS e Android. Desde então, ela vem acumulando todo tipo de reclamações — alguns recursos sumiram, e outros não funcionam direito.

O app tem problemas de localização. Se você coloca um endereço completo ("Avenida Atlântica 75"), ele pode alterar o número (para 115, por exemplo) sem permitir que isso seja corrigido. Além disso, "não é possível encontrar alguns endereços na busca, minha casa não existe mais", diz uma usuária.

João Costa, chefe de desenvolvimento de produto, diz ao TechTudo que o 99 mudou o algoritmo para processar os números de casas e prédios. O processo anterior era quase manual; agora "é realizado por computadores". Os erros devem acabar nos próximos dias.

O app também deixou de aceitar pagamento em débito, operando somente com cartão de crédito e PayPal. Costa diz que esse recurso voltará ao app nos próximos dias, mas apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O executivo diz que alguns taxistas estavam liberando o pagamento com débito mesmo sem terem a maquininha, "prejudicando muito a experiência principalmente de clientes do Nordeste e Centro-Oeste" — assim, essas regiões devem ficar sem a opção de débito.

Além disso, o app só abre se tiver três permissões no Android: localização, armazenamento e acesso ao telefone. Ao recusar qualquer uma delas, você se depara com essa mensagem:

Na Play Store, a 99 diz: "as novas permissões são para acessar sua câmera e tirar novas fotos, assim você consegue atualizar o seu perfil com sua foto preferida. Já a permissão para ligações, é para facilitar seu contato com o motorista".

Costa diz ao TechTudo que o app da 99 "pede quase todas as mesmas informações que a Uber". Na verdade, o Uber abre e funciona normalmente sem quaisquer permissões; enquanto o 99 nem abre se não tiver as três permissões (localização, armazenamento e telefone).

App do Uber abre e funciona sem quaisquer permissões

O executivo promete que o código-fonte do app será revisado para remover exigências desnecessárias.

A Gazeta do Povo também aponta outro problema: o número de celular do passageiro é compartilhado automaticamente com o motorista.

A designer Lilian Rega, de São Paulo, conta que foi abordada via WhatsApp por um motorista oferecendo corridas por fora do aplicativo. "Do mesmo jeito que ele mandou oferecendo uma corrida, poderia ser uma cantada, uma ameaça", ela nota.

Nas configurações, existe uma opção "Ocultar telefone", mas ela vem desativada por padrão. E se o passageiro não quiser ligar para o motorista, há um recurso de mensagens dentro do app da 99 — assim como no Uber.

Como foi a sua experiência com o novo app da 99?

Com informações: TechTudo, Gazeta do Povo.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Iris Darpa
Depois da atualização, quando é necessário que o usuário indique o destino da corrida, o app ficou sofrível inclusive para os taxistas. O gps às vezes pira e indica o endereço de minha casa errado, não atualiza o trajeto do decorrer da corrida e o app não fecha a corrida em meu celular, tenho que abrir o aplicativo e encerrá-lo pelo gerenciador do Android. Essa atualização vem sendo muito criticada por taxistas e usuários.
Andrea
Moro na região da vila suzana em São Paulo e no período da manhã não consigo pegar um taxi pela 99 , somente pelo easy taxi , pois os taxistas nan aceitao o desconto que a 99 impoe , com isso a easy e o Vá de taxi da porto seguro está vencendo a 99. No aplicativo anterior dava para chamar sem o desconto ,é o taxi chegava rápido , É o tratamento era realmente vip. A 99 tem 99top porém tem poucos carros na região, e aqui no período da manhã e só de taxi para sair do trânsito pelo corredor de ônibus. 99 corrijam o aplicativo , o antigo era bem melhor!!
Leandro Gonçalves
Vou ter que baixar novamente...Na versão anterior,minha bateria estava drenando muito rapidamente...
Jambeiro
.Só no mundo dele que "pirata" é algo regulamentado até por lei.
Guilherme Andrade
Piratas? 99 não e pirata
pedrowillyam
Não estou conseguindo mais fazer pagamentos pelo app, sou de Maceió, só consigo por dinheiro ou débito e isso está atrapalhando minha experiência com o app.
CtbaBr©
Eu tinha um 820, era sofrido até mesmo com o App do Uber!
CtbaBr©
Muitos reclamando aqui de "cobranças duplas", e ainda não pagam corretamente, é muita sacanagem!
CtbaBr©
Uso bastante Uber e Cabify, nunca tive um problema assim. Até instei o 99, mas como havia muitas reclamações, ainda não usei.
Renato Fonseca
Pior que este problema é a 99 não pagar direito aos seus Motorista....
Adriano Alves
Alem de ser um app mt ruim, ele causa prejuízos, esses dias pedi um 99 para uma colega e cobraram no meu cartão e ainda em dinheiro, cobrando 3 vezes á mais o valor, e eles dizem q nao podem fazer nada nesses casos! App uma porcaria!
Carlos Moura
sou taxista e a meses não consigo trocar meu carro.toda vez que chego no cliente ele questiona o veículo antigo.e só PROMESSA. um lixoo esse aplicaticoaplicativo .não fazem nem a troca por telefone zap zap nada.absurdo.nota zero para essa merda
Maria
Aqui em Porto Alegre chamei um particular é me enviaram um táxi,não gostei.
Guaracy Vieira
No meu caso, a 99 quis cobrar minha corrida duas vezes, mas o agente pagador Paypal estornou o segundo pagamento, o que fez então a 99 ? me impediu de continuar utilizando o App.
Derli
Os piratas estão cheio de motorista que aluga carro de locadora e são esperados do mesmo jeito
Derli
Se vc quer ir de táxi, use o app (vá de táxi) ou (wappa), os outros são piratas.
Angelo Freitas
Hahahahahaha caramba denunciou sua idade hein !! Essa foi do fundo do baú
Mormaii San
Olá gostaria de perguntar chamada em espera tambm não está funcionando do app 99pop
Anderson
Basta você reclamar, se tiver razão, é claro, que o valor será externado.
Odilon Ribeiro (DjDilon)
Fuja de cartão de crédito! Eles querem pagamento em crédito para que quando algum motorista FDP demora de propósito para fazer você desistir e pagar a taxa de desistência direto no cartão!
Ton
Não consigo chamar táxi comum sem desconto. Só aparece a opção com desconto, morro de chamar e não aparece nenhum.
Diego F. Duarte
E agora varios cupons de promocao deram p sumir ou serem cancelados do nada, sem considerar que o suporte deles agora e praticamente inexistente e a area de ajuda ao cliente no aplicativo novo é extremamente porca! Outro dia chamei um motorista p participar da promocao da "segunda a 70%", porem do nada desapareceram com o banner da promocao das mensagens e o cupom nunca caiu. O suporte tambem nunca me deu satsfacao. Nao mencionando os outros cupons q desaparecem. Considerando q a epoca dos cupons de desconto acabou, e o Cabify agora cobra tarifa dinamica qse q 24 hrs por dia, eu to preferindo o Uber msm, dado q a tarifa e a mesma coisa.
Viveka Kumari
Minha experiência com esse novo aplicativo foi péssima. Aqui em Brasília o GPS está totalmente errado, inviabilizando uma corrida tranquila e muitas vezes o motorista sequer me encontra. Agora, para completar, o aplicativo parou de aceitar meu cartão de crédito. Insuportável.
Camilo
99 é puro amor <3
Gustavo Hofer
a última vez que usei o 99 no dia 23 de dezembro (sábado) o valor da corrida era dobrado só eles fazem isso ou o uber também adota essa política?
Trovalds
Ficou no Uber mesmo. 99 é dominado por taxista que arrenda o táxi e vai trabalhar na plataforma. Me arrisquei na plataforma uma vez: um carro em péssimo estado de conservação, um motorista que só não foi mais grosseiro porque desisti da viagem no meio e ainda fez a gentileza de mostrar o dedo médio quando arrancou com o carro antes mesmo de eu terminar de fechar a porta. Tentei contato com a 99 pra denunciar o abuso do motorista e até hoje estou esperando uma resposta. E até onde sei o motorista ainda continua trabalhando na plataforma.
Cássio Amaral
O que mais me irrita no app do 99pop é que ele muda o número do endereço por conta própria. E você só pode corrigir arrastando o marcador na mapa. E quando pede pra ele localizar a posição do usuário, ele encontra um número de endereço errado. Esquento muito a cabeça com isso, pois moro em um edifício em uma esquina. O número é em uma rua, mas o app ignora e sempre informa um número maior, quase no meio da quadra. Acabo tendo que optar pela localização via GPS, só que aí o burro do app sempre aponta para a outra rua, que é mais longe do meu destino usual, fazendo o motorista pegar mais trânsito e percorrer algumas quadras a mais. Toda vez eu tenho que corrigir movendo o marcador no mapa, e ele sempre informa uma faixa de números, nunca o número exato. Ainda bem que dentro do app há o recurso de enviar mensagens para o motorista, pois assim consigo passar o endereço com o número correto, mas nem todo motorista pode ler a mensagem, por estar dirigindo. Esse problema de localizar o número inexiste no Uber, que sempre determinou o número do meu endereço corretamente. O 99 só vale a pena porque está bem mais em conta que o Uber, principalmente por causa dos cupons, porque o aplicativo em sim é uma porcaria.
jose roberto tajima
Voltei a ligar nos ptos de táxi, ate o dia que fizer um app próprio para taxistas. Tive muitos aborrecimentos com os novos servicos.
Cássio Amaral
Xposed Framework + Youtube Adaway resolve.
Josafa Xavier dos santos
Um lixo muito complicado para pedir um táxi...... já estou baixando um outro App Vá de táxi
Felipe Amorim
Esse app "novo" tava sendo usado aqui em Belo Horizonte, antes. Ele tinha muitos bugs e deles, que não sei se foi resolvido, é o fato de não ter como cancelar uma corrida depois que ela começou. Assim o motorista pode andar horas e vc não ter como cancelar.
Ricardo - Vaz Lobo
Melhorou pra piorar e, como não bastasse, parou de rodar no meu semi finado 530.
Weller Santibanez
Domingo peguei um 99 pela primeira vez, pois estava dando economia de 14 reais em relação a Uber, coloquei o endereço e descobri quase no final da corrida que o mapa jogou pra outra rua, sorte que era próximo (e por causa disso a rota mudou, se tivesse na rota certa eu teria uma economia, pois pegou um caminho mais longo), e uma coisa que fiquei meio receoso é que durante o percurso não mostra o trajeto como na Uber, fiquei com medo, pois não conheço muito as ruas e via por onde estava pelas placas e olhando direto para o mapa do motorista, no geral não é ruim, mas precisa melhorar esses aspectos.
? david
App todo cagado
Bacon
O que mais incomoda é insistência deles em mandar notificações a cada 10 minutos no telefone.
Ricardo Rayol Braga
Comigo a atualização começou a comer a bateria absurdamente. Só resolveu desinstalando
Levi Brito
esse é o problema de confiar nas maquinas para procurar o endereço, as vezes funciona as vezes não porque nossas cidades não são padronizadas. Bom mesmo é posicionar o 'alfinete' no exato local onde você está.
Diego Macan
No meu caso, os problemas ocorreram ANTES da mudança do app, pois ele simplesmente parou de funcionar pra mim desde dezembro/2017, eu chamava, o app dizia que o motorista estava vindo, e eles não estavam. Quando ligava pra eles, eles diziam que a chamada havia sido cancelada pela própria 99, mas no meu app estava como ativa ainda. Até agora o novo tem funcionado relativamente bem.
Danilo Cursino
Eu quase dormi na rua, porque coloquei um endereço do metrô pra minha casa no aplicativo e o endereço estava errado e ele não deixou trocar de jeito nenhum, e nisso o metrô já ia fechar. Não uso mais depois disso, maior desespero.
mariombn
Eu sempre preferi o 99 do que Uber ou EasyTaxi, Mas depois dessa atualização, tive que ir para o Easy. Li em vários lugares que esses problemas vieram por conta de uma empresa chinesa que comprou a 99, nem estava sabendo disso. Uma pena.
palatoqueimado
Resolve também aquelas propagandas no YouTube, tá pior que a distribuição de CDs da AOL...
Burnerman_X
A foto da notícia é um app do 99 para iOS rodando em um Motorola
Eduardo do Vale
Um aplicativo cheio de problemas, outro que vaza informações. O melhor é ir de ônibus!
Programador Front-End
ja passei pelo problema de trocar o numero, e no meu caso a diferença de numero era relevante, numa rua grande muda tudo