No final de janeiro, a 99 (antes 99Taxis) lançou uma nova versão de seu aplicativo para iOS e Android. Desde então, ela vem acumulando todo tipo de reclamações — alguns recursos sumiram, e outros não funcionam direito.

O app tem problemas de localização. Se você coloca um endereço completo (“Avenida Atlântica 75”), ele pode alterar o número (para 115, por exemplo) sem permitir que isso seja corrigido. Além disso, “não é possível encontrar alguns endereços na busca, minha casa não existe mais”, diz uma usuária.

João Costa, chefe de desenvolvimento de produto, diz ao TechTudo que o 99 mudou o algoritmo para processar os números de casas e prédios. O processo anterior era quase manual; agora “é realizado por computadores”. Os erros devem acabar nos próximos dias.

O app também deixou de aceitar pagamento em débito, operando somente com cartão de crédito e PayPal. Costa diz que esse recurso voltará ao app nos próximos dias, mas apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O executivo diz que alguns taxistas estavam liberando o pagamento com débito mesmo sem terem a maquininha, “prejudicando muito a experiência principalmente de clientes do Nordeste e Centro-Oeste” — assim, essas regiões devem ficar sem a opção de débito.

Além disso, o app só abre se tiver três permissões no Android: localização, armazenamento e acesso ao telefone. Ao recusar qualquer uma delas, você se depara com essa mensagem:

Na Play Store, a 99 diz: “as novas permissões são para acessar sua câmera e tirar novas fotos, assim você consegue atualizar o seu perfil com sua foto preferida. Já a permissão para ligações, é para facilitar seu contato com o motorista”.

Costa diz ao TechTudo que o app da 99 “pede quase todas as mesmas informações que a Uber”. Na verdade, o Uber abre e funciona normalmente sem quaisquer permissões; enquanto o 99 nem abre se não tiver as três permissões (localização, armazenamento e telefone).

App do Uber abre e funciona sem quaisquer permissões

O executivo promete que o código-fonte do app será revisado para remover exigências desnecessárias.

A Gazeta do Povo também aponta outro problema: o número de celular do passageiro é compartilhado automaticamente com o motorista.

A designer Lilian Rega, de São Paulo, conta que foi abordada via WhatsApp por um motorista oferecendo corridas por fora do aplicativo. “Do mesmo jeito que ele mandou oferecendo uma corrida, poderia ser uma cantada, uma ameaça”, ela nota.

Nas configurações, existe uma opção “Ocultar telefone”, mas ela vem desativada por padrão. E se o passageiro não quiser ligar para o motorista, há um recurso de mensagens dentro do app da 99 — assim como no Uber.

Como foi a sua experiência com o novo app da 99?

Com informações: TechTudo, Gazeta do Povo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulodebr

Olá pessoal. Sempre tive preferência pelo 99 pelo preço mais acessível. Entretanto ontem (sábado à noite) tive uma experiência que me deixou indignado. Pela segunda vez me distraí e quando percebi estava pagando 43 reais por uma corrida que o 99 cobraria 19 reais. Um absurdo. E com ele veio um sujeito obscuro, sem assunto e o carro super usado e com cheiro de chiqueiro. Qdo percebi, já estava rodando. Q mico! Vou voltar para o Uber. Quero qualidade. E além do mais senti enganado. Alguém tem o aplicativo do 99 para pegar táxi? Pq alguém pegaria o taxi se tem o 99?! Passou para mim a impressão de ter caído numa arapuca. Vou postar no Reclame aqui também. Abraço em todos.

Leonel Tadashi Haguiwara

Tenho o UBER facil instalação e uso, tentei 2 x configurar o 99 desisti , vou pro Cabify o 99 que fique com esse APP ruim. A 99 deve estar com muitos clieintes rsrsrsrssr

Iris Darpa
Depois da atualização, quando é necessário que o usuário indique o destino da corrida, o app ficou sofrível inclusive para os taxistas. O gps às vezes pira e indica o endereço de minha casa errado, não atualiza o trajeto do decorrer da corrida e o app não fecha a corrida em meu celular, tenho que abrir o aplicativo e encerrá-lo pelo gerenciador do Android. Essa atualização vem sendo muito criticada por taxistas e usuários.
Andrea
Moro na região da vila suzana em São Paulo e no período da manhã não consigo pegar um taxi pela 99 , somente pelo easy taxi , pois os taxistas nan aceitao o desconto que a 99 impoe , com isso a easy e o Vá de taxi da porto seguro está vencendo a 99. No aplicativo anterior dava para chamar sem o desconto ,é o taxi chegava rápido , É o tratamento era realmente vip. A 99 tem 99top porém tem poucos carros na região, e aqui no período da manhã e só de taxi para sair do trânsito pelo corredor de ônibus. 99 corrijam o aplicativo , o antigo era bem melhor!!
Leandro Gonçalves
Vou ter que baixar novamente...Na versão anterior,minha bateria estava drenando muito rapidamente...
Jambeiro
.Só no mundo dele que "pirata" é algo regulamentado até por lei.
Guilherme Andrade
Piratas? 99 não e pirata
pedrowillyam
Não estou conseguindo mais fazer pagamentos pelo app, sou de Maceió, só consigo por dinheiro ou débito e isso está atrapalhando minha experiência com o app.
CtbaBr©
Eu tinha um 820, era sofrido até mesmo com o App do Uber!
CtbaBr©
Muitos reclamando aqui de "cobranças duplas", e ainda não pagam corretamente, é muita sacanagem!
CtbaBr©
Uso bastante Uber e Cabify, nunca tive um problema assim. Até instei o 99, mas como havia muitas reclamações, ainda não usei.
Renato Fonseca
Pior que este problema é a 99 não pagar direito aos seus Motorista....
Adriano Alves
Alem de ser um app mt ruim, ele causa prejuízos, esses dias pedi um 99 para uma colega e cobraram no meu cartão e ainda em dinheiro, cobrando 3 vezes á mais o valor, e eles dizem q nao podem fazer nada nesses casos! App uma porcaria!
Carlos Moura
sou taxista e a meses não consigo trocar meu carro.toda vez que chego no cliente ele questiona o veículo antigo.e só PROMESSA. um lixoo esse aplicaticoaplicativo .não fazem nem a troca por telefone zap zap nada.absurdo.nota zero para essa merda
Maria
Aqui em Porto Alegre chamei um particular é me enviaram um táxi,não gostei.
Exibir mais comentários