Facebook testa “downvote” em comentários, mas não é uma opção “não curti”

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 dias
Facebook - smartphone

Por anos, alguns usuários do Facebook vêm pedindo por um botão “não curti”. Mark Zuckerberg sempre se recusou a implementar isso e preferiu dar alternativas próximas, como as reações (especialmente o “grr”).

Agora, a rede social está testando um botão “downvote” em algumas páginas públicas. Ele aparece só nos comentários, mas não se trata de um “dislike”.

Um porta-voz do Facebook diz ao TechCrunch: “não estamos testando um botão dislike. Estamos explorando um recurso para os usuários nos enviarem feedback sobre comentários em posts de páginas públicas. Isso está funcionando para um pequeno grupo de pessoas apenas nos EUA”.

O botão “downvote” fica ao lado do “curtir” e “responder” nos comentários. Ao clicar ou tocar nele, aparecem três opções: “ofensivo”, “enganoso” e “off-topic”. Dessa forma, você pode avisar ao Facebook se o comentário é problemático ou apenas irrelevante.

Esse botão também oculta o comentário. Sim, já existe uma opção “Ocultar comentário…” no Facebook, mas ela fica dentro de um menu “…”, e não explícita na interface.

A quick video of what the #FacebookDownvote button looks like for me. Coming up next, a video of putting it into action thanks to a willing volunteer. #smm #socialmedia #socialmediamarketing pic.twitter.com/LlJG8fVwdA

— Christina Hudler (@officialhudler) February 8, 2018

Não há uma forma de ver quantos downvotes um comentário recebeu. O Facebook diz que esta é uma forma de dar feedback para a rede social, não para o autor do comentário.

O botão downvote está sendo testado com 5% dos usuários do Android nos EUA, com o idioma definido para o inglês. Ele não afeta o ranking do comentário, post ou página.

Além disso, ele não aparece em grupos nem perfis de usuários, só em páginas públicas. Por enquanto, não há planos de expandir os testes.

O Reddit é conhecido, entre outras coisas, por seu botão downvote. Seu cofundador, Alexis Ohanian, diz no Twitter que a imitação é “a forma mais sincera de elogio”; e que deveria ter registrado a marca.

Sincerest form of flattery! Wish I’d trademarked it and “upvote” when came up with it. 😂😂 https://t.co/wJMxILChCV

— Alexis Ohanian 🇦🇲 (@alexisohanian) February 8, 2018

Com informações: TechCrunch.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados