O Google vem tentando conquistar espaço entre os apps de mensagens, sem muito sucesso. WhatsApp e Facebook Messenger estão muito à frente do Allo, Duo e Hangouts em número de usuários.

Por isso, o Google vem apostando no RCS (Rich Communication Service), a evolução do SMS. Você pode compartilhar fotos e vídeos, criar bate-papos em grupo, saber se o destinatário leu a mensagem, e ver quando alguém está digitando.

O app Android Mensagens é compatível com esse serviço e deve se aproximar mais do WhatsApp, segundo uma análise de APK do Android Police e XDA Developers.

Você poderá parear seu smartphone com um computador e enviar mensagens de texto através do navegador. O procedimento é semelhante ao WhatsApp Web (e Allo), exigindo escanear um QR code em seu PC ou Mac.

A lista de navegadores compatíveis é longa: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Opera, Safari — até o Internet Explorer está incluso. Assim como no WhatsApp, você poderá ver uma lista de computadores conectados, e desconectar um deles ou todos.

Além disso, parece que o Android Mensagens terá suporte a compras e pagamentos. Há algumas strings bem sugestivas no app, como “fechar carrinho” e “resumo do pedido”. O WhatsApp está testando um recurso de pagamentos na Índia, e ganhou uma versão para empresas.

Há também algo chamado “recursos de bate-papo”, que provavelmente é o RCS. Você pode enviar esse tipo de mensagem se estiver na Oi, Claro ou Vivo. Isso usa a nuvem do Google (Jibe RCS) para conectar as operadoras, e o código do app menciona isso: “os recursos de bate-papo são providos pelo Google”.

Essas referências aparecem na versão 2.9 do Android Mensagens, mas ainda não estão ativas.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandro
Eu falei isso quando o Allo e o Duo foram lançados, a Google esta com a faca e o queijo na mão e vai me inventar outros dois apps. Cada uma.....
Paul
Pessoal, esse é o resumo da vida do Google tentando criar algo social. Hahahah
Lester??????????
O problema do Google é descontinuar ou simplesmente abandonar qualquer coisa que não faça sucesso de imediato. Em vez de criar vários serviços que fazem a mesma coisa, deveriam melhorar o que já têm. Mas do jeito que estão fazendo, nunca vão ameaçar serviços como o WhatsApp, Telegram e outros.
Léo Oliveira
A Claro já disse que vai descontar da franquia de dados
Gaius Baltar
Ou seja, é algo inútil num mundo em que todos estão conectados e acostumados a não pagar por mensagens.
Rafael Alves
Você não entendeu a ideia do RCS. É um serviço que não utiliza internet para mandar mensagens mais complexas que o SMS padrão. A ideia parece ser boa sim, mas nos dias de hoje só sendo gratuito para pegar, ou então vai ser algo mais usados por empresas para notificar ou spamar as pessoas.
Pedro Henrique Rodrigues
HAHAHAHAHHAHAHAH adorei cara
Gaius Baltar
Será revolucionário ter uma app para comunicações no celular.
Gaius Baltar
Deve ser um mundo incrível poder mandar mensagens de texto, fotos e vídeos pelo smartphone. Quem sabe no futuro criem mecanismos para fazermos chamadas de áudio e, quem sabe, de vídeo também. ?
Gaius Baltar
https://uploads.disquscdn.com/images/fc6f304d12d9fa0db4fa528ee7be718ef964abd416768b30cb40f517cea50b32.jpg
Gaius Baltar
Interessante esse serviço que no futuro fará tudo que o WhatsApp já faz agora. Prevejo milhões migrando para ele, porque o que as pessoas precisam mesmo é de mais um mensageiro. ???
Baidu feat MC Brinquedo
Fui numa lanchonete e tinha uma TV na parede. Grande foi a minha surpresa ao ver uma propaganda, do DUO, na TV. No comercial a Google enfatizava que o app era o mais econômico no uso de dados móveis e que inclusive havia ganhado prêmios...
Victor Mateus Oliveira
Se esse RCS depender das operadoras, cada mensagem vai custar R$ 0,50, tipo o SMS...
Tenente Figueiredo
Já viu as pesquisas dos mais usados lá fora?
Tenente Figueiredo
Só quem tem RCS funcionando parece que é a claro.
Exibir mais comentários