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Hackers conseguiram rodar Linux no Nintendo Switch

Paulo Higa Por

Um grupo de hackers deu mais um passo rumo ao desbloqueio do Nintendo Switch: eles conseguiram rodar o Debian Linux no console ao explorar uma vulnerabilidade no processador do videogame. E parece que a brecha não pode ser corrigida pela Nintendo tão facilmente.

Os membros do fail0verflow contam ao TechCrunch que existe uma falha de segurança na ROM de boot do Nvidia Tegra X1. Sempre que você aperta o botão liga/desliga do console, essa ROM é acionada e chama o sistema operacional proprietário da Nintendo. No entanto, ao explorar a vulnerabilidade, é possível rodar um software não desenvolvido originalmente para o Switch.

Como a ROM de boot é armazenada no processador da Nvidia e não pode ser alterada, o grupo afirma que a falha não pode ser corrigida pela Nintendo com uma atualização de software, por exemplo. A única forma de consertá-la seria fabricando novos chips Tegra X1, o que significa que apenas novas revisões do Switch seriam afetadas.

O exploit ainda não é público e os detalhes para explorar a falha não foram divulgados. Se forem, a Nintendo pode ter problemas com games piratas no futuro.

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Rafael Schüng
Até porque a Nintendo não guarda senhas dos usuários numa pasta chamada: "PASSWORDS" PS: Não defendendo a Nintendo é claro!
Carlos Pacheco
Se não me falhe a memória, a Nintendo fez isso no N64. É o CIC 6102, sem ele, sem jogo... E não adiantou muito, tem Everdrive (com o socket DIP para os eventuais microcontroladores PIC "clones" e até para o verdadeiro CIC 6102!!) e teve dump de roms... O fato é que não existe sistema livre de falhas, sempre haverá um método para burlar isto. Pode ter certeza que haverá uma gambiarra para os cartuchinhos... Infelizmente.
Fred
Ninguém quer usar Linux nem nos PCs onde é fácil instalar, imagina comprar um Switch e modificar pra ficar pior ainda de usar hehehehe Tá, eu sei, essa parte é só um passo na direção da pirataria do console, mas o título poderia refletir isso, e não o rodar o Linux em si...
Catena's Beauty Atelier
No 3DS se usa uma versão modificada do sistema. Devem fazer o mesmo com o Switch
Alberto Prado
Agora com isso em mãos vai fica bem mais rápido para descobrir a nova chave. Com o Wii foi a mesma coisa. A chave foi atualizada diversas vezes durante a vida do console e assim foram descobrindo. E o HW do Wii era até mais complicadinho, já que era um Power Pc. Eu acho a Nintendo meio estranha nesse aspecto. Já que juridicamente ela mete medo e todo mundo. Mas em questão de evitar pirataria ela parece deixar a desejar no desenvolvimento do HW e SW pra evita isso. Eu acho que ela poderia ter feito mais nesse sentido.
Tori
Matheus, erros de hardware são normais em um console novo. PS4 e Xbox já tiveram isso no seu lançamento. Não essa coisa de "estava pronto pra ser lançado", eles focaram muito em software, mas esqueceram de uma simples "fenda" que a NVIDIA deve ter deixado de propósito para o pessoal. Isso não ira prejudicar as vendas do mesmo.
Wilde(r)

isso é, mas pong e tetris dá pra 2 player, funciona bem pra tela pequena

Wilde
isso é, mas pong e tetris dá pra 2 player, funciona bem pra tela pequena
farias
dos que eu citei eu so nao usei em nenhum momento rom hack e cheats. servidor ftp e backup e flash de saves eu uso ate hoje, joguei MUITO cave story e doom pelos portes nao oficiais e eu acho que joguei mais emuladores do que jogos de 3ds no meu sistema ja que voce perguntou por nomes eu uso ROMs injetadas no virtual console pra GB, GBC e NES e o emulador blargSNES pra jogos de SNES, ja que o meu e um o3DS e nao suporta SNES no VC. de SNES eu zerei no 3DS alladin, earthbound, a link to the past e super mario world umas tres vezes, sem contar os jogos que nao joguei ate o final. agora me explica qual o seu problema com homebrews ao ponto de querer provar que outra pessoa nunca usaria elas
Mario Silva
Ainda acho Switch vale a pena desbloquear, ele é uma maquina ideal para emulação, jogar vários consoles em qualquer lugar com facilidade é um sonho.
ochateador
Ainda lembro da invasão que a sony sofreu uns tempos atrás... Problema deve ser a péssima ou inexistente gestão.
Trovalds
É normal sair versão do console revisada de tempos em tempos. Vide MS e Sony. Só que o "buraco" da Nintendo é mais embaixo já que não é só atualizar um firmware e pronto.
Romulo Pulcinelli Benedetti
Eu não estou falando especificamente de número de funcionários, dinheiro ou algo assim mas sim expertise e estratégia de mercado ao longo dos anos, a Sony pelo que imagino, deve ter gasto mais tempo em pesquisas envolvendo bloqueio de conteúdo. Obviamente é uma suposição, eu realmente não sei qual das companhias tem mais falhas de pirataria e desbloqueio, nem se ou qual usou esquemas mais sofisticados de bloqueio. Mas existem exemplos deste tipo de "recurso incalculável" em diversos outros mercados, como o de Sistema de Arquivos, Não basta ter muita gente e dinheiro para fazer um FS como ZFS e BTRFS, você precisa de pessoas talentosas e de muito tempo empenhado, tanto destas pessoas como de muito mais do que 500 funcionários se você for considerar o tempo que um FS como o ZFS vem passando já por testes, debugagem e validação involuntária, muitas vezes em ambientes impossíveis de reproduzir por uma equipe de QA. Desbloquear a modificação do sistema nem é um problema muito grave, você resolve esse problema com os fabricantes de jogos, criando uma cadeia cooperativa com atualização constante de chaves simétricas no entre fabricante e estúdios. Existem inclusive outras formas mais sofisticadas, como chaves privadas gravadas em chips DRM, mas não sei se ambas as companhias vão tão longe ou tem condições de manter instalações com um requisito tão grande de segurança interna contra vazamentos. Enfim eu consigo imaginar uma infinidade de técnicas bem dispendiosas em temos de recurso como um todo, que podem ficar baratas se você já domina o processo, etc...
Zanac_Compile
Jura que tu usa de verdade tudo isso, hehehe. Tu usa pra piratear ! :D Se não fosse possível piratear jogos, tu não desbloqueava. Me fala, qual emulador tu usou e quais jogos emulados tu efetivamente joga. A gente instala, coloca 1000 roms de jogos de ATARI, coloca 1500 roms de jogos de MEGADRIVE, e mostra para os amigos aquele negócio inusitado, relembra a abertura de um jogo, e nunca mais vai tocar naquilo, nem sempre é bem emulado, os controles nem sempre funcionam perfeitamente. Acho que vale mais a pena comprar UM jogo antigo, aquela que realmente tu quer jogar, por 10 reais na loja da Nintendo no 3DS, lá do MEGAMAN, GOLDEN AXE, que esta realmente portado e bem feito para o 3DS e efetivamente usar. Não vejo nada que justifique desbloquear o SWITCH, a Nintendo não está sacaneando ninguém, não esta capando recursos, não estamos lutando contra injustiça alguma desbloqueando. O único motivo é praticar crime contra direito autoral. Coisa boa pagar bem pago, por um jogo que vai te trazer meses de diversão e reconhecer o trabalho de quem dedicou aquilo.
Lucas Rinaldi
É verdade, a Sony possui uma quantidade enorme de instalações dedicadas aos mais diversos segmentos. No entanto, a falha encontrada se deve ao Tegra em si, e, além disso, instalar e rodar o Linux já é possivel no Ps4 há bom tempo.
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