Enquanto a Amazon planeja um armazém para expandir suas operações no Brasil, nos Estados Unidos a empresa quer algo maior: criar um serviço de transporte próprio. Pelo menos é o que afirma o Wall Street Journal: a Amazon passaria a competir diretamente com as gigantes FedEx e UPS, transferindo todo o processo de logística para dentro da empresa.

Segundo a publicação, o novo serviço se chamará Shipping with Amazon (SWA) e será lançado nas próximas semanas em Los Angeles. Nesta fase inicial, a ideia é transportar as mercadorias dos comerciantes do marketplace da Amazon para os consumidores, mas o projeto pode se expandir para acomodar outros negócios. Acredita-se que os custos de envio serão menores que os da FedEx e UPS.

Não é como se a Amazon fosse novata na área: a empresa já gerencia o transporte de mercadorias pelo Oceano de vendedores chineses para os armazéns nos Estados Unidos; tem centros de distribuições espalhados pelo mundo; e já entrega seus próprios pedidos em mais de 30 cidades americanas. O Prime Now promete carnes, frutos do mar e outros produtos frescos na casa do cliente em duas horas.

Mas é claro que um serviço de transporte próprio em larga escala pode abrir novas oportunidades para a Amazon — que pode oferecer vantagens que não seriam possíveis com uma empresa de logística terceirizada. Fico imaginando como seria se algo parecido chegasse ao Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Apenas a parte de livros.

Gabriel Arruda
Pessoal que reclama tanto dos correios: já não temos um monte de transportadora privada que fazem o mesmo serviço internamente? Até onde eu sei, esse monopólio que tanto falam é apenas de cartas...o que acredito não ser um problema para mais ninguém. Aqui em casa chega de várias transportadoras e, até o momento, nada a reclamar...incluindo os correios que era bastante utilizado na época do e-sedex. Não entrando no mérito de uma empresa ser financiada com nosso dinheiro e tudo mais, mas em termos de opções...é igual o Banco do Brasil.
O Corno Profeta
Dá uma pesquisada que acha fácil.
LekyChan
mas ela já esta qui =O
Eduardo Braga
Quem era esse jornalista?
Diego Rocha
Pior que já existe. A B2W (Submarino, Americas, Shoptime) comprou a DirectLog e a CNova (Ponto Frio, Casas Bahia, Extra) criou uma transportadora própria também
Keaton
Vem pro Brasil, Amazon.
SR 71 Pássaro Preto
Verdade. Com a grana que esse cara tem ele consegue fazer isso até aqui na terra do circo, mesmo com toda a burocracia.
Caleb Enyawbruce
Com a grana q Bezos e sua empresa tem eles fazem o que quiserem agora... E que as outras rebolem pra não ficar (mais) pra trás...
O Corno Profeta
O Uber fez um lobby filho da p*ta gigantesco (ainda mais porque tinha um jornalista de tech no meio do RP deles que ajudou a fazer "boa praça" com todo mundo). Cabify chegou depois do Uber e só quando sentiu segurança jurídica.
O Corno Profeta
Mas tem um lobbista e "bonus" caixa 2 para políticos que fazerem "vistas grossas" para as besteiras que fazem...
O Corno Profeta
Não precisa construir do zero. Áreas para galpão logístico é o que mais tem no momento. E empresas de transporte que poderiam fazer uma parceria inicial, depois se venderem para a Amazon, é o que mais tem também. Tranquilo.
O Corno Profeta
Mais ou menos. A Amazon é uma gigante, e provavelmente já deve ter até lobby correndo solto no congresso brasileiro. Não duvide que ela conseguiria reverter o quadro para si. Lembrando que estamos em ano eleitoral. Boa sorte na escolha do candiotário.
LekyChan
Pelo menos na privatização não tem 1 assessor com cargo de chefia para cada 2 carteiros como os correios tem
Ícaro

Extra, extra! Mais um iludido pelo sonho da privatização!

Exibir mais comentários