Milhares de sites no mundo todo, incluindo endereços governamentais dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, rodaram um script de mineração de criptomoeda por algumas horas sem que seus administradores soubessem. Nenhum deles foi invadido, não diretamente: o código intruso havia sido inserido no Browsealoud, plugin que faz leitura de páginas em voz alta para pessoas com deficiência visual ou dislexia.

Mais de 4,2 mil sites são compatíveis com o serviço. Não é difícil encontrar páginas de governos entre eles por conta de leis ou regras locais sobre acessibilidade. Nas primeiras horas de domingo (11), o código-fonte da ferramenta foi modificado para carregar automaticamente no navegador um script para mineração da criptomoeda Monero (XMR). O código tem como base o Coinhive, minerador para páginas e apps que trabalha discretamente.

Foi uma ação engenhosa. Os invasores inseriram o script no Browsealoud de modo camuflado, digamos assim. Mas, quando o código era convertido de hexadecimal para ASCII, o minerador aparecia. Felizmente, a atividade deixou pistas. Um especialista em segurança chamado Scott Helme foi o primeiro a detectar o script, e o fez depois de ter recebido de um amigo os alertas que o seu antivírus disparou após visita a um site afetado.

Parte do código intruso
Parte do código intruso

Ninguém sabe quantos computadores executaram o minerador. De qualquer forma, a Texthelp, empresa responsável pelo Browsealoud, conseguiu detectar o código invasor graças a uma rotina de testes automáticos de segurança. O script foi removido, mas, como não está claro como a invasão foi executada, a companhia decidiu deixar o Browsealoud desativado enquanto investiga o problema.

Via Twitter, a Texthelp informou ainda que nenhum dado de cliente foi acessado ou capturado e que uma atualização do Browsealoud vai ser liberada assim que a investigação for concluída.

Com informações: The Register.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados