Início » Internet » Fizeram um clone um Winamp que roda no navegador

Fizeram um clone um Winamp que roda no navegador

Diego Melo Por

Quem viveu a gloriosa época da internet discada ainda deve se lembrar do prazer de ouvir uma música em MP3 no Winamp após esperar horas e horas pelo download. Pois agora você pode reviver parte dessa saudosa sensação diretamente do seu navegador favorito sem precisar esperar dar meia-noite: um programador recriou a versão clássica do Winamp em JavaScript e a disponibilizou gratuitamente na internet.

O Winamp2-js, desenvolvido por Jordan Eldredge, foi criado com base na versão 2.9 do Winamp, lançada em 2003. Ele possui quase todas as funcionalidades básicas do programa original, e você pode testá-lo acessando este link.

Para reproduzir as músicas do computador, basta arrastar o arquivo ao navegador. É possível mexer no equalizador, escolher entre 7 skins pré-carregadas, ou até mesmo importar a sua favorita.

O Winamp2-js é um projeto open-source e, para os entendidos, o código-fonte está disponível no GitHub.

Durante o seu auge, em 2001, o Winamp chegou a ter mais de 60 milhões de usuários. Com a popularização de serviços de streaming de música como o Spotify e de outros reprodutores de mídia mais completos como o VLC, o programa foi deixando de ser utilizado, mas nunca perdeu o espaço em nossos corações.

Para os saudosistas, ainda é possível baixar a última versão pelo site oficial, mas ela não é atualizada desde 2014.

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Firmino Gomes

dizer que internet discada foi gloriosa foi um eufemismo superlativo. ou seja. um exagero do caralho. época ruim da porra.

Alberto Prado

Tem um site ai que guarda versões antigas de SW. Dá uma olhada.

Alberto Prado

Tem. A 2.xx eram mais leves e simples. As 3.x muito bugadas. Depois veio a 5.x, melhorou a estabilidade, novos recursos, mas ficou pesado.
Fora que a 2.x tinha mais skins e plug-ins que não são compatíveis com as versões superiores.
Mas dentro da 2.x era mais questão de qual funcionava melhor com seu OS mesmo.

Valentina ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Mas tinha alguma diferença relevante entre eles?
Eu uso alguma versão aleatória de antes de 2010, mas pra mim parece tudo igual

John Smith

Streaming é bom... exceto quanto, por questões de licenciamento, a música ou álbum que você gosta simplesmente desaparece da biblioteca do Spotify.

johndoe1981

Fica um mês sem pagar assinatura ou fica sem internet, seja wifi ou rede móvel, e adeus streaming. Enquanto isso, comprando as músicas e baixando offline, elas são suas para sempre, podendo ouvir em qualquer dispositivo, tendo acesso à internet ou não.

Streaming de vídeos até acho interessante, mas de música é algo que não vejo sentido pagar por algo que nunca vai ser seu, é algo completamente antieconômico. Prefiro comprar um álbum por mês e poder ouvir para sempre, do que pagar mensalidade e ter que depender de internet para ouvir música.

Carlos Pacheco
Nossa, os vídeos, eu me lembro dos "quentes"! hehe E sim, isso era de mais! Eu não me preocupava tanto em baixar as mp3 no Kazaa... Deixava rolar uma rádio no Winamp e se eu gostasse de uma música, ia atrás dela. E o que acho um absurdo é que pouquíssimos sabiam desse "macete"... Sorte nossa de ter aproveitado isso.
Joseph Arimateias Diniz
O shoutcast me ajudou muito a conhecer novas bandas. Acho que é só disso que tenho saudades.
ricms
Ta
Mellisha
Assista Marshall links de cópias on-line e abra novas páginas estão completas aqui: NETFLIXFULL4K.BLOGSPOT.COM
William
Ainda uso para ouvir as músicas locais e no Linux o Audacious. Para streaming o Spotify.
Alexandre Roberto
nao abro maode uma selecao de mp3 no cele de guardar todos em um hd externo...infelizmente no MT (principalmente) e tb no oeste de Sp a disponibilidade e estabilidade ds internet nao permitem viver full time em streaming
Jonathas Lacerda
Ter abandonado minha “pasta de MP3” com centenas de Gb foi libertador. Tenho saudade nenhuma dessa época. Abandonei a pirataria e a necessidade de manter um HD externo íntegro para o armazenamento. Viva às plataformas de streaming :)
Matheus Alexandre
Pô, gostei do equalizador, mas consigo fazer o mesmo com o Audacious no Lubuntu https://uploads.disquscdn.com/images/f1c4a80c8687677664eefeb43cac94818c67f85585aa84544cc1ab60feb355b4.png
Ed
No Linux eu usei muito o Audacious, que é meio que um clone do Winamp também. Há anos, com o streaming consolidado, já não ouço mais música local. Nem tenho mais minha pasta de mp3.
Exibir mais comentários