Quem viveu a gloriosa época da internet discada ainda deve se lembrar do prazer de ouvir uma música em MP3 no Winamp após esperar horas e horas pelo download. Pois agora você pode reviver parte dessa saudosa sensação diretamente do seu navegador favorito sem precisar esperar dar meia-noite: um programador recriou a versão clássica do Winamp em JavaScript e a disponibilizou gratuitamente na internet.

O Winamp2-js, desenvolvido por Jordan Eldredge, foi criado com base na versão 2.9 do Winamp, lançada em 2003. Ele possui quase todas as funcionalidades básicas do programa original, e você pode testá-lo acessando este link.

Para reproduzir as músicas do computador, basta arrastar o arquivo ao navegador. É possível mexer no equalizador, escolher entre 7 skins pré-carregadas, ou até mesmo importar a sua favorita.

O Winamp2-js é um projeto open-source e, para os entendidos, o código-fonte está disponível no GitHub.

Drag local audio files into the playlist to queue them up. pic.twitter.com/URRgxMF0Z3

— Jordan Eldredge (@captbaritone) February 7, 2018

Durante o seu auge, em 2001, o Winamp chegou a ter mais de 60 milhões de usuários. Com a popularização de serviços de streaming de música como o Spotify e de outros reprodutores de mídia mais completos como o VLC, o programa foi deixando de ser utilizado, mas nunca perdeu o espaço em nossos corações.

Para os saudosistas, ainda é possível baixar a última versão pelo site oficial, mas ela não é atualizada desde 2014.

Com informações: Mashable

Receba mais sobre Winamp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados