Primeiros benchmarks mostram que o Snapdragon 845 manda bem nos gráficos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 6 dias
Snapdragon 845

Anunciado em dezembro de 2017, o Snapdragon 845 é o chip que será o cérebro de muitos dos smartphones mais sofisticados de 2018, entre eles, o Galaxy S9 a ser vendido nos Estados Unidos e China. Nenhum aparelho equipado com a novidade foi lançado ainda, mas a Qualcomm forneceu smartphones de referência (construídos especificamente para testes) com o Snapdragon 845 a veículos especializados. Pois bem, os primeiros benchmarks já saíram e deixaram impressões bastante positivas.

Explicamos tudo o que você precisa saber sobre o Snapdragon 845 aqui, mas, para resumir, o novo chip promete 30% mais desempenho gráfico na comparação com a geração anterior, 25% de velocidade em aplicações pesadas, redução de até 30% no consumo de energia e mais recursos para inteligência artificial graças aos avanços do processador de sinal digital (DSP) Hexagon 685.

No teste de desempenho geral (considera CPU, GPU e RAM) realizado pelo Android Police com o AnTuTu, o Snapdragon 845 ficou na frente com mais de 265.000 pontos enquanto o segundo colocado, o Huawei Mate 10 Pro (com processador Kirin 970), registrou quase 214.000 pontos. Isso sugere que o novo chip consegue mesmo ser mais rápido que a geração anterior no processamento, embora isso não signifique que a experiência do usuário irá melhorar na mesma proporção.

Snapdragon 845 - AnTuTu - Android Police

As melhorias gráficas do Snapdragon 845 trazidas pela GPU Adreno 630 é que devem superar expectativas. Os testes conduzidos pela AnandTech mostraram o chip alcançando desempenho no 3DMark Sling Shot 3.1 Extreme Unlimited até 32% superior que o Snapdragon 835 do Pixel 2 XL e do Galaxy S8, por exemplo. O Snapdragon 845 conseguiu superar até o iPhone X com seu chip A11 Bionic em alguns testes gráficos.

Snapdragon 845 - 3DMark - AnandTech

Na avaliação do Tom’s Guide, o iPhone X conseguiu pontuação mais alta nos benchmarks de desempenho geral, mas o aparelho com o Snapdragon 845 obteve números mais elevados nos testes gráficos: foram 5.964 pontos no teste de OpenGL ES 3.0 do 3DMark contra 3.998 do dispositivo da Apple. No teste do OpenGL ES 3.1, porém, o iPhone X registrou 4.994 pontos; o aparelho de referência, 4.389.

Obviamente, os resultados serão mais precisos quando os primeiros smartphones com Snapdragon 845 chegarem ao mercado. Com eles, vai ser possível inclusive avaliar o comportamento do chip com atividades de inteligência artificial, tarefa difícil de fazer com benchmarks por não haver testes padronizados atualmente.

Não vai demorar muito: o Galaxy S9 vai ser anunciado oficialmente no dia 25. Fabricantes como Sony, LG (será?) e Xiaomi poderão lançar aparelhos com o Snapdragon 845 até o meio do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados