Início » Gadgets » iFixit desmonta HomePod: design robusto até demais

iFixit desmonta HomePod: design robusto até demais

Paulo Higa Por

Como faz com quase todo gadget novo no mercado, o iFixit resolveu desmontar o HomePod, alto-falante da Apple lançado nos Estados Unidos na sexta-feira (9), para descobrir o que havia dentro dele. O resultado: um produto difícil de consertar (algo já esperado) e “construído como um tanque de guerra”.

O HomePod é composto por um processador Apple A8 (o mesmo que equipava o iPhone 6, em 2014) e tem um conjunto de seis microfones, sete tweeters e um woofer de 4 polegadas. Diferente do Amazon Echo e do Google Home, ele tem uma fonte de alimentação interna (o que também o torna mais gordinho que os concorrentes).

O processo de desmanche é bem complicado: eles tiveram que cortar o mesh que cobria o aparelho (só depois descobriram que era possível remover o tecido sem danificá-lo) e derreter adesivos bem fortes próximos aos microfones e sensores de toque. Para acessar o woofer, foi necessário utilizar, ahn… uma serra.

Por dentro, o iFixit encontrou 1 GB de RAM, memória flash NAND de 16 GB da Toshiba para armazenamento de dados; chips da Texas Instruments e Cypress; e um módulo de Bluetooth 5.0 (que não serve para tocar músicas) e Wi-Fi 802.11ac. Há peças para controlar a pressão do ar, evitando distorções no áudio.

O iFixit não conseguiu encontrar um método não destrutivo (leia-se: sem uma serra) de abrir o HomePod, por isso, o índice de reparabilidade, que mede o quão fácil é consertar um produto (quanto maior, melhor), foi de apenas 1/10. Apesar disso, eles elogiam a construção robusta demais do produto, dizendo que “durabilidade não deve ser um problema”.

Tomara, porque o preço para consertar um HomePod é US$ 279 (um novinho em folha custa US$ 349).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith

Um módulo de Bluetooth 5.0 que não serve para tocar músicas é tão Apple...

Ronaldo Rodrigues
Já está quase ali, o contraste aqui é o Paulo Higa, salvando o Tecnoblog como sempre!
Fabio Alvez
Ah ok, havia esquecido deste detalhe do AirPlay.
Andre Kittler
A Apple esta vendendo um outro hardware Apple que apenas funciona com outros produtos Apple exclusivamente para usuários que assinam serviços Apple. A, não tem como fazer reparo, nem mesmo abrir OK? Sucesso absoluto. A inveja que essa empresa deve causar a todas as outras do planeta......
Thiago Mobilon
Usando o AirPlay. No link que o Higa colocou na matéria tem a explicação
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Magic

Mago Erudito®
Magic
Fabio Alvez
Se o bluetooth não serve pra tocar música, de que forma funciona com os iphones?
Sandro Soares

A matéria é ótima, mas to com medo dos comentários do Tecnoblog se tornarem os comentários do Gizmodo...

Sandro De Jesus Soares
A matéria é ótima, mas to com medo dos comentários do Tecnoblog se tornarem os comentários do Gizmodo...
Hades666
Estou aqui perto do The Mall at Millenia e não faltou produto para comprar como foi dito nas redes. HomePod em estoque..... :D
Alexandre Roberto
shura, shiriu, el cid, izo e o proprio arthur ja a possuem... a apple deve ter o sata imperial para dominar tantas mentes de fanboys
Robert Rey
O som desse aparelho é realmente muito bom, poderia ser um pouco só mais alto, se você der uma festa em casa por exemplo, e tiver muito barulhento, a música não vai se destacar tanto. Mas se for só você ouvindo é uma beleza. Mas os contras de se ficar preso ao ecossistema Apple cortam completamente a vantagem de se possuir um desses, ainda mais pelo preço cobrado.
David Diniz
E eu achando que eles achariam a excalibur...
vegetabolado
Uffa, pensei que fossem encontrar uma pedra filosofal, fonte de toda essa iMagic ><