A Microsoft disponibilizou para o público em geral o preview técnico do Office Web Apps, serviço anunciado e demonstrado pela empresa no ano passado. O programa de preview estava disponível em teste fechado, para convidados, mas a empresa passou a oferecer recentemente a opção de testar o serviço para quem já usa o Windows Skydrive Live para armazenar seus documentos. Os três principais programas do Office 2010 (Word, Excel e PowerPoint) foram transformados em web apps. (Veja como acessá-los no final do post.)

Com a liberação do preview, a equipe que trabalha no Google Docs pode se sentir um pouco ameaçada mas nem tanto. Ainda há muito que a Microsoft precisa melhorar nas suas Web Apps para chegarem ao nível que o Google alcançou. Isso pode ser considerado meio irônico, já que o Google Docs foi criado com o objetivo de ser uma alternativa online à suíte de aplicativos Office da Microsoft. Agora que ambos estão na rede, é a Microsoft que precisa correr atrás do tempo perdido.

Mas como estão agora, eles se equivalem? Eu testei brevemente o Office Web Apps e deixo minha opinião logo abaixo

As Web Apps foram criadas baseadas na versão 2010 do Office, porém nem todas as funções estão disponíveis. Até por que se estivessem as vendas do Office cairiam vertiginosamente quando a versão final do serviço fosse lançada. Entretanto, o número de funções que a Microsoft oferece nesse preview é até razoável.

No Excel, é possível formatar números em células, criar e usar filtros de colunas e usar fórmulas de soma, média e algumas outras (em inglês). Já no PowerPoint, o usuário pode editar textos e inserir imagens, nada de mais. Não foi possível testar as funções do Word, já que ao tentar abrir ou criar um documento pela Web App, uma página de erro aparecia, dizendo que “em breve o Word Web App estará disponível”.

Uma coisa em que eles precisam melhorar é a edição colaborativa, algo que o Google já implementou belamente no Docs. O compartilhamento ainda exige passos demais e a colaboração não mantém registro do que foi alterado por qual usuário convidado. Como um todo, o preview é bastante satisfatório e tem algumas vantagens para quem já está acostumado com o Office, como a interface já conhecida. Mas quem é usuário do Google Docs e está satisfeito não tem motivo para migrar ainda.

“Se convidando” para o preview

Se você quer ter acesso ao preview técnico, basta acessar o Windows Live Skydrive com a sua conta da Live (hotmail serve), enviar um arquivo terminado em .xlsx ou .pptx (arquivos .docx não funcionam, por alguma razão) para o serviço e tentar abri-lo. Depois disso, você deverá ver uma mensagem como essa abaixo.

Ao clicar no link para entrar no preview técnico, você precisará concordar com os termos de serviço e tudo mais. Após isso, a hablidade de editar documentos deverá aparecer ao abrí-los no Skydrive.

Com informações: PCWorld

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados