A Boston Dynamics publicou um vídeo mostrando como seu robô SpotMini pode ser prestativo: ele abre uma porta e a segura para outro robô passar. É um sinal de que eles poderão cooperar mais no futuro, algo que só terá consequências positivas.

O SpotMini foi anunciado originalmente em 2016, ganhando uma versão mais refinada no ano seguinte. Trata-se de um robô de quatro patas de 11 quilos, capaz de pegar e manipular objetos usando seu braço com 5 graus de liberdade. Na parte frontal do corpo, ficam suas câmeras e sensores.

Segundo a Boston Dynamics — vendida pelo Google para a japonesa SoftBank — este robô foi desenvolvido para realizar tarefas em espaços bastante limitados. Além de se deslocar enquanto está agachado, ele consegue estender o pescoço/braço para pegar objetos — e abrir portas destrancadas.

Robôs cooperativos podem ser úteis em missões de resgate, por exemplo. Eles seriam capazes de se deslocar em ambientes restritivos, levantar escombros do caminho, ou transportar alimentos e água para as vítimas de um desastre natural.

A dupla de SpotMinis é assustadora e fascinante ao mesmo tempo — lembra um pouco aquela cena de Jurassic Park em que os velociraptors descobrem como abrir portas. Espero que esses robôs sejam educados com humanos também.

Com informações: The Next Web, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mord4z

Gostei da referência kkkkk

Carlin

A parte mais "Black Mirror" de tudo isso, é que estamos assistindo, torcendo e incentivando a criação dessas maquinas, que claro, no fim serão útil para ajudar nós humanos no dia a dia, claro!

Leandro Nascimento

Foi só o que imaginei também! hahahaha
https://uploads.disquscdn.c...

Maico Andrade

Só faltou ele colocar a "patinha" traseira na porta para ela nao bater! O.O

MacTantan
Bacana e talz mas ... Issaí é mera perfumaria. Esses robôs ambulantes são como truques feitos por qualquer mágico de periferia: nos distraem enquanto afanam nossas carteiras. Máquinas inteligentes - em graus diversos - já nos cercam (invisíveis) por todos os lados. A cada dia nos tornamos mais e mais dependentes delas. Bobinhos que somos, nem percebemos.
Matheus Gonçalves
Cara, robôs/automatos que operam armas de fogo, já tem faz tempo.
Lucas Santos
Bem lembrado kkkkkkk esse do Black Mirror é uma versão melhorada e compacta do da matéria, e pode abrir qualquer porta.
Renan
algo que só terá consequências positivas https://uploads.disquscdn.com/images/3c87389d8446f92a76187b5abc8b4376dbdce44f761987db23903c19a05d4e8b.png
Renan
algo que só terá consequências positivas https://image.prntscr.com/image/yUGpDoxFQkKxLZUjle9NWQ.png
Kevin Silva
Se sabe abrir uma porta, já sabe usar uma metralhadora Não fecho com robô
Matheus Gonçalves
Já é mais educado que muito humano que eu conheço
Juan de Souza
HAHAHAHA
Isaias Alencar Boiba
Assustado, aqui