A Boston Dynamics publicou um vídeo mostrando como seu robô SpotMini pode ser prestativo: ele abre uma porta e a segura para outro robô passar. É um sinal de que eles poderão cooperar mais no futuro, algo que só terá consequências positivas.

O SpotMini foi anunciado originalmente em 2016, ganhando uma versão mais refinada no ano seguinte. Trata-se de um robô de quatro patas de 11 quilos, capaz de pegar e manipular objetos usando seu braço com 5 graus de liberdade. Na parte frontal do corpo, ficam suas câmeras e sensores.

Segundo a Boston Dynamics — vendida pelo Google para a japonesa SoftBank — este robô foi desenvolvido para realizar tarefas em espaços bastante limitados. Além de se deslocar enquanto está agachado, ele consegue estender o pescoço/braço para pegar objetos — e abrir portas destrancadas.

Robôs cooperativos podem ser úteis em missões de resgate, por exemplo. Eles seriam capazes de se deslocar em ambientes restritivos, levantar escombros do caminho, ou transportar alimentos e água para as vítimas de um desastre natural.

A dupla de SpotMinis é assustadora e fascinante ao mesmo tempo — lembra um pouco aquela cena de Jurassic Park em que os velociraptors descobrem como abrir portas. Espero que esses robôs sejam educados com humanos também.

Com informações: The Next Web, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados