Google se inspira em recurso do Snapchat para distribuir notícias

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Há alguns meses, o Wall Street Journal antecipou que o Google estava desenvolvendo um recurso semelhante ao Snapchat Descubra. Trata-se de notícias com o formato “de vários slides deslizáveis abrangendo texto, fotos e vídeo”.

Nesta terça-feira (13), o Google confirmou que era tudo verdade. Conheça os detalhes do formato “AMP stories”.

Enquanto o projeto AMP (Accelerated Mobile Pages) é focado em acelerar o carregamento de páginas com texto, as AMP stories são focadas em conteúdo multimídia — incluindo imagens, vídeos e animações.

Basicamente, a notícia será oferecida em cards em tela cheia no smartphone. Você toca na lateral direita para avançar, e na lateral esquerda para voltar. As AMP stories parecem funcionar bem em conexões lentas: elas carregam primeiro o texto, depois imagens de prévia, e por último os vídeos.

Elas também funcionam no computador, mantendo o formato de cards (em vez de um texto contínuo):

Você pode conferir exemplos de AMP stories no final desta página. Para lançar este formato, o Google fez parceria com grandes empresas de mídia, incluindo CNN, Condé Nast, Hearst, Vox Media e Washington Post.

O Google já está destacando “histórias visuais” desses parceiros nos resultados de busca, pelo menos nos EUA. É um sinal de que elas terão prioridade em SEO no futuro. Por enquanto, as AMP stories não podem incluir anúncios; mas a empresa diz que há potencial para rentabilizá-las no futuro.

Este é um projeto de código aberto, que pode ser expandido conforme necessário. No entanto, os sites terão que criar AMP stories a partir do zero: não é possível simplesmente adaptar um post existente. O sucesso desse formato dependerá, em parte, das ferramentas para criá-las.

Com informações: Google, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados