O que é infográfico?

Saiba como funciona essa ferramenta de organização e conheça sites para criar infográficos de forma gratuita

Ana Marques
Por
• Atualizado há 11 meses
Infográficos no app Canva (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Infográficos no app Canva (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Utilizar um infográfico é uma ótima maneira de comunicar informações de forma rápida, tornando mais prática a compreensão de dados complexos. Esse tipo de ferramenta pode conter ilustrações e outros elementos gráficos, inclusive texto escrito, desde que sejam frases objetivas – tudo isso com a finalidade de tornar qualquer informação facilmente escaneável.

A infografia tem suas raízes na pré-história

Apesar de ser uma das principais formas de comunicação que vemos atualmente em redes sociais (e na web, de forma geral), a infografia se vale de recursos conhecidos desde a pré-história (como as pinturas rupestres, que contam a história da humanidade bem antes da invenção da escrita).

Os mapas também podem ser considerados uma das formas primitivas de infográfico, mas você não precisa ir tão longe para entender: já pensou se, por um acaso, fôssemos ver as linhas de metrô exatamente como elas estão posicionadas geograficamente? A depender da região, a informação provavelmente seria confusa, com sobreposições ou dados aglomerados. Para facilitar a visualização e o entendimento, as linhas são dispostas de forma diferente da real, mantendo a noção de sentido e os nomes das estações.

Veja, abaixo um exemplo de infográfico – este mostra a evolução do Tecnoblog em 2020.

Com a popularização dos softwares de computadores, como Excel e Microsoft PowerPoint, e posteriormente de ferramentas online ainda mais simples, como o Canva, ficou mais fácil montar infográficos atrativos – mesmo que você não seja um designer ou ilustrador. Mas a simplicidade ferramental não necessariamente traduz a arte de conciliar os dados e montar um infográfico realmente útil. Para isso, você precisa ter em mente alguns princípios básicos.

O que saber antes de criar um infográfico?

Assim como em um texto escrito, em um vídeo ou em um podcast, antes de criar um infográfico, é preciso pensar bem no que você tem a dizer. A melhor forma de passar uma informação completa de forma objetiva é dominando o assunto – somente assim é possível entender o que é importante e o que pode ser cortado na hora de comunicar.

Logo, a criação de um infográfico demanda pesquisa, que pode ser feita por um roteirista, um escritor, um repórter ou mesmo pelo criador da peça ilustrativa. Tenha em mente que nem sempre a pessoa que vai montar o infográfico tem as melhores habilidades para realizar essa pesquisa – caso você esteja fazendo isso em equipe, saiba delegar tarefas.

Encontrar o tipo de infográfico adequado também irá ajudar a manter as informações mais claras.

Por exemplo…

Você pode optar por uma peça no formato de lista para enumerar 10 benefícios da ingestão de proteínas, por exemplo. Mas também pode montar um comparativo de uma alimentação rica em itens proteicos e uma com deficiência desses elementos.

Como escolher? Bem, basta verificar as vantagens e desvantagens em cada tipo, adotando o que fizer mais sentido.

Voltando ao nosso exemplo acima: se os benefícios da ingestão de proteínas são muitos, talvez fique cansativo e até entediante olhar para essa lista. No entanto, uma comparação com a dieta carente desses elementos pode causar curiosidade e identificação.

No geral, os tipos de infográfico mais comuns são:

  • Listas
  • Mapas/geográficos
  • Estatísticos
  • Linha do tempo
  • Comparativos

Por fim, e não menos importante, é preciso pensar no formato do seu infográfico. Se você vai postá-lo no Instagram Stories, ele deve se adequar às proporções deste recurso, e suas informações devem ser legíveis tem telas de smartphones, no formato vertical. O cenário muda quando o destino é um pôster físico, quando você pode explorar outras dimensões e formas de organização. A escolha do formato é importante para tornar o infográfico funcional para o público.

5 sites para criar um infográfico

Montamos uma lista com os melhores sites para criar infográficos facilmente, de forma gratuita.

1. Canva

Um dos apps de design mais populares atualmente, o Canva é a ferramenta perfeita para quem está começando e precisa de recursos visuais fáceis de usar. Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo tem diversos elementos para a montagem de apresentações, edição de imagens e criação de peças gráficas, inclusive de infográficos.

Você também encontra modelos semi-prontos: é só escolher o ponto de partida e editar como preferir. A principal vantagem do Canva é que sua interface tem tradução para o português, e ele também conta com app para smartphones.

Interface do Canva na web (Imagem: Reprodução/Canva)
Interface do Canva na web (Imagem: Reprodução/Canva)

2. Easel.ly

O Easel.ly é voltado exclusivamente para infográficos e conta com uma vasta galeria de templates para customização (você pode usar a barra de busca e a caixa de seleção para escolher a categoria adequada de acordo com o seu projeto facilmente).

Para usar, basta criar uma conta gratuita ou se registrar com um perfil do Facebook ou Google. Também é possível criar um infográfico do zero, mas a interface está disponível apenas em inglês.

Interface do Easelly (Imagem: Reprodução/Easelly)
Interface do Easelly (Imagem: Reprodução/Easelly)

3. Infogram

Outra opção bacana é o Infogram, que conta com diversos layouts pré-montados para a montagem de peças – incluindo mapas de continentes.

Apesar de contar com planos pagos, você pode usar o serviço gratuitamente, mas optando por esse tipo de conta, há poucas opções de templates de infográfico disponíveis.

Infogram tem diversos templates, inclusive mapas (Imagem: Reprodução/Infogram)
Infogram tem diversos templates, inclusive mapas (Imagem: Reprodução/Infogram)

4. Venngage

O Venngage também tem interface em português e permite criar infográficos, apresentações de slides, relatórios, currículos, mapas mentais e muitas outras peças gráficas.

Ao criar uma conta (que pode ser vinculada ao Facebook ou ao Google), o serviço irá perguntar quais tipos de design você gostaria de criar. Com base nas suas escolhas, a ferramenta irá sugerir as melhores opções de templates na tela inicial – mas você terá acesso a todo o conteúdo por meio da barra lateral.

Assim como nos outros sites e apps, há algumas opções exclusivas para assinantes premium e business.

Venngage no desktop (Imagem: Reprodução/Venngage)
Venngage no desktop (Imagem: Reprodução/Venngage)

5. Visme

O Visme é outro bom serviço para criação de infográficos (entre outras peças de design). Além dos templates gratuitos, ele permite que você crie seu infográfico do zero, oferecendo diversos elementos para a construção de imagens altamente chamativas, como caixas, formas geométricas, linhas, blocos de texto e uma grande variedade de fontes.

Visme permite criar infográficos (Imagem: Reprodução/Visme)
Visme permite criar infográficos (Imagem: Reprodução/Visme)

E aí, curtiu as dicas? Agora basta escolher o seu site preferido para começar a tornar projetos de comunicação mais atrativos com o auxílio dos infográficos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Canva na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados