De líder de mercado acomodada, a Nintendo viu no ano fiscal de 2009 sua primeira queda nos lucros em seis anos. Ainda é uma quantia razoável – US$ 2,5 bilhões -, porém que já demonstra uma diminuição na musculatura que a empresa simbolizada pelo Mario (aquele mesmo) vinha ganhando nos últimos anos.

Tudo mudou com a chegada do iPhone OS. Com milhares de jogos casuais, o gadget da Apple vem conquistando justamente um público que não costumava comprar jogos. Mulheres educadas e homens com idade entre 30 e 40 anos foram foco do último lançamento da empresa, o Wii, que visava a tornar-se uma plataforma de jogos para toda a família.

Ler | Jogos casuais, o crack digital

Pois bem, essas mulheres e homens de 30 a 40 anos já relataram em pesquisas que preferem ter um iPhone a um Nintendo DS. Ao menos para a Nintendo, isso não é nada bom. Tanto que Satoru Iwata, presidente global da companhia, já afirmou que o iPhone e o iPad são “o inimigo do futuro”.

Se antes existia a rixa entre a Nintendo e a Sony, agora os canhões da Nintendo instalados em Kyoto, no Japão, voltam-se para Cupertino. Para Satoru, o ataque deve ser feito juntamente com o fator surpresa: a empresa anda precisada de inovação na área de software.

Com informações: Times Online.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno Brito
Eu acho natural as receitas da Nintendo começarem a cair. Chega uma hora que todo mundo já vai ter um Wii e/ou DS. ai cai mesmo \o/ Mas eu sou muito feliz com meu DS e não trocaria num iPHone. Mentira, trocaria sim, vendeira e compraria outro DS e sobrava troco pra jujubas =D Pra jogo nem se compara... o DS owna e fácil o iPhone... seja pra todos os tipos de jogadores. Os melhores jogos casuais (que é o foco do iPhone) estão no DS e não no iPhone. O problema é q o iPhone é mais conhecido. E além do DS ser menos conhecidos, os jogos casuais são menos ainda. E até hj, às vezes to lá na empresa ou no shopping com o meu DS e sempre chega um, "o que é isto?" E puts! Tirando o SNES, a minha fase DS foi a melhor época de games q tive =)
Aryana
Eu concordo totalmente com o Rodrigo, cada produto tem um publico alvo.
Alisson melo
Sabe o que a Nintendo vai fazer? Lançar um novo jogo (Velho) do Mário.
Rafael
Você por acaso leu a parte dizendo "inimigo do futuro"??? A briga não é Nintendo DS x Apple iTouch / iPhone / iPad, a briga SERÁ um FUTURO produto da Nintendo que competirá com um FUTURO produto da Apple. Que produto a Nintendo vai produzir pra competir com os que a Apple vai? Ninguém sabe... Alguém preveu o Wii (com movimentos) ou o NDS/i com duas telas (uma touch), microfone, e agora câmera? E o Nintendo 3DS?? Alguém preveu que ia ter um video-game de bolso com tecnologia 3D que não precisa de óculos? Acho que não... Então, vamos esperar e ver qual vai ser o sucessor do 3DS, esse sim será o competidor contra os produtos da Apple. Talvez até faça ligações, quem sabe?
Leandro Eduardo
Eu não penso bem assim porque a Nintendo ela trabalha no ramo de games, já a apple mais em telefonia entre outras coisas.
Rodrigo Fante
Wii = video game pra jogar com a galera, o melhor no quesito. iPhone/iTouch - jogos casuais mobile, o melhor no quesito. Playstation, Xbox = jogo para pessoas com tempo e disposição de jogarem sozinhas ou online um jogo de forma prolongada. DS + PSP - idem aos playstation + xbox porém mobile Cada um tem seu foco e seus clientes, uns ganham mais, outros menos e a vida segue.
Alexandre
A nintendo sendo incomodada, tem que dar seus pulos e nao ficar de mimimi, apple é feia. Mas ainda acho que deve ser cada um no seu quadrado, iphone é celular e nao console... pois daqui a pouco o Seu Nintendo entra numas de querer fazer celular tambem, aí vai vira uma zona
Tiago César Oliveira
Quando eu tinha um Wii, a parte mais legal eram as reuniões de família... Todo mundo se divertia de verdade!
tplayer
O iPad só é atração para Geeks.
tplayer
E o iPhone tem jogos muito adultos como o hit Plants vs Zoombies. ;)
Juarez Lencioni Maccarini
Outro dia vi em um fórum (será que foi aqui no TB? Acho que sim…) alguém falando que estava na dúvida entre comprar um Wii ou um iPod Touch, pois os dois têm a mesma faixa de preço. Mas uma coisa é certa, nunca um iPod, iPhone ou iPad será a atração de uma festa*, como já vi o Wii ser. Para ambientes com vários amigos ou familiares, nenhum console bate o Wii (a não ser talvez algum outro com Rock Band ou Guitar Hero ;)) * Ok, talvez o iPad pudesse ser a atração da festa atualmente, mas só enquanto é novidade. :P
Thássius Veloso
É hype, acima de tudo.
Alessandra
"Mulheres educadas".. Eu jogo qualquer tudpo de jogo, e não so ubem-educada.. Ah vá...
Charles
Alguém quer comprar um PSP Slim?
Juan Lourenço
Nintendo tem a típica cara de jovem ou adulto-que-não-cresceu... não dá pra imaginar uma pessoa de meia idade jogando em algo assim. O iPhone é diferente, afinal, é também um celular, é 'modinha' e 'elegante', então aceita-se.