A SpaceX tem um plano ambicioso de cobrir a órbita da Terra com satélites que fornecerão internet rápida e com baixa latência. Este projeto dará seus primeiros passos em breve.

Dois satélites experimentais, chamados Microsat-2A e Microsat-2B, serão lançados em um foguete Falcon 9 no próximo sábado (17), de acordo com uma carta publicada no site da Comissão Federal de Comunicações (FCC).

Atualização (19/02): a SpaceX atrasou o lançamento para o dia 21 de fevereiro, para testar a carenagem que protegerá a carga levada no foguete.

Satélite Dragon da SpaceX

Estes satélites têm vida útil planejada de apenas 20 meses. Eles terão transmissores de banda Ku para testar conexões de dados na órbita terrestre baixa.

A SpaceX quer fazer isso antes de implementar uma rede completa de banda larga. Ela planeja ter 4.425 satélites até 2019, que fornecerão conexões de até 1 Gb/s com latência de até 25 milissegundos. Eles orbitarão a altitudes entre 1.110 km e 1.325 km.

A ideia é que essa banda larga seja uma fonte adicional de receita para a SpaceX, ajudando-a a financiar seus outros projetos — missões até Marte, por exemplo.

Em 2015, Elon Musk disse que o projeto “tem como objetivo gerar uma quantidade significativa de receita e ajudar a financiar uma cidade em Marte”. O custo previsto para a rede de satélites é de US$ 10 bilhões.

O Falcon 9 será lançado a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. Ele também levará o PAZ, satélite de observação de radar que pertence ao governo da Espanha.

Com informações: Engadget, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Rosa

Estamos falando do espaço, não do seu quintal meu jovem...

D' Carvalho

são satélites pequenos, não?
Tenho grnade convicção que não é 4000 lançamentos.

Luiz Claudio Eudes Corrêa

Na Africa internet é extremamente cara, rolam altos grupos secretos pra distribuir filmes/series via facebook pois não é cobrado pelas operadoras, qualquer outra coisa a franquia de 10MB não da conta

renan Brait

e Os satélites são bem pequenos! 1m x 0,7m x 0,7m

renan Brait

A capacidade do Falcon9 é de 22.800Kgs no LEO, então ele pode lançar 57 satélites desses por vez!
Se ele não jogar "fora" o booster a capacidade é de 13.150Kgs por lançamento ou seja 32 satélites por lançamento

SignaPoenae

Amigo, é improvável que o falcon 9 dê conta de lançar todos esses satélites em 2 anos, que dirá o Heavy.

Não sei o tamanho da coifa do heavy, mas pelo roadster que foi lançado, dá pra se ter uma noção de que não cabe "uma constelação" de satélites lá dentro - e duvido que as coisas sejam tão simples a ponto de só sair empilhando satélites lá dentro.

Resumindo minha opinião baseado em porra nenhuma:
Eles vão conseguir lançar 4500 satélites em 2 anos? Não.

Motivos vários. Desde a produção dos satélites, até o quanto de foguetes a spaceX consegue produzir e lançar em um tempo mínimo.

Mas não tenho dúvidas de que o elão vai conseguir, porém não nesse prazo.

Renan Batista Sanches

O Falcon Heavy está com 60 ton para orbita baixa, com um segundo estágio que passou no teste do ghost e 3 queimas de motor, conforme o projeto da coifa e alongando o segundo estágio para levar mais combustível, da para montar uma constelação com certa agilidade.

SignaPoenae

cada satélite pesa 400 kg, ou seja, cabe no máximo 10 satélites por falcon9 considerando apenas o peso, não o volume.

Ainda são 450 lançamentos em dois anos, ou 1 lançamento a cada 36 horas, se preferir.

SignaPoenae

Não está entregando nem os model3.
Marte 2020, falcon heavy, tunel da the boring company ... 4,5 mil satélites em 2 anos ...

SR 71 Pássaro Preto

Poizé.

Diogo Paiva

O último prazo maluco dele entregou o maio power bank do mundo em menos de 100 dias...

Diogo Paiva

Eu também fiquei na dúvida, mas ao reler vi que estava lá no início:
"Dois satélites experimentais, chamados Microsat-2A e Microsat-2B, serão lançados em um foguete Falcon 9 no próximo SÁBADO, de acordo com uma carta publicada no site da Comissão Federal de Comunicações (FCC)."

Trovalds

Antes ninguém acreditava na megalomania dos idealistas. Mas o Elon Musk até agora não deu (quase) nenhuma bola fora. E de mais a mais, ele tem os foguetes pra colocar os satélites no espaço, não depende de ninguém pra nada exceto do governo pras regulações.

Paulo Mateus
Paulo Mateus

Na verdade um foguete como o Falcon 9 pode lançar dezenas ou até mesmo centenas de satélites de uma vez só, dependendo do tamanho dos satélites, claro.

Exibir mais comentários