Google quer tornar e-mail mais interativo com suporte a AMP no Gmail

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O AMP (Accelerated Mobile Pages) foi criado originalmente para aumentar a velocidade de carregamento das páginas em dispositivos móveis; ele aparece como um ícone de raio nos resultados de busca do Google. Mas a tecnologia deve chegar em breve ao Gmail: a empresa quer tornar os e-mails mais interativos.

Na prática, o AMP é um padrão aberto que consiste em um HTML simplificado: ele deixa de lado os códigos pesados em JavaScript ou CSS, e possui tags específicas para exibir anúncios, botões de redes sociais e outros serviços de terceiros. Com o AMP for Email, os desenvolvedores poderão levar esses serviços dinâmicos para a sua caixa de entrada.

“Por exemplo, imagine se você pudesse completar tarefas diretamente no e-mail. Com o AMP for Email, você será capaz de fazer ações rapidamente, como confirmar presença em um evento, agendar um compromisso ou preencher um formulário diretamente da mensagem de e-mail”, diz o Google.

Além disso, o AMP for Email permitiria que o conteúdo do e-mail ficasse sempre atualizado. Em tese, seria possível que uma mensagem da sua companhia aérea mostrasse o status mais recente do seu voo; ou que o e-mail de confirmação de compra de uma loja online exibisse a localização atual do seu pedido, sem exigir que você clique em links.

As especificações do AMP for Email já estão disponíveis no GitHub e os primeiros parceiros incluem o Pinterest, o Booking.com e o Doodle. O Gmail deve ganhar suporte à tecnologia até o final do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados