O AMP (Accelerated Mobile Pages) foi criado originalmente para aumentar a velocidade de carregamento das páginas em dispositivos móveis; ele aparece como um ícone de raio nos resultados de busca do Google. Mas a tecnologia deve chegar em breve ao Gmail: a empresa quer tornar os e-mails mais interativos.

Na prática, o AMP é um padrão aberto que consiste em um HTML simplificado: ele deixa de lado os códigos pesados em JavaScript ou CSS, e possui tags específicas para exibir anúncios, botões de redes sociais e outros serviços de terceiros. Com o AMP for Email, os desenvolvedores poderão levar esses serviços dinâmicos para a sua caixa de entrada.

“Por exemplo, imagine se você pudesse completar tarefas diretamente no e-mail. Com o AMP for Email, você será capaz de fazer ações rapidamente, como confirmar presença em um evento, agendar um compromisso ou preencher um formulário diretamente da mensagem de e-mail”, diz o Google.

Além disso, o AMP for Email permitiria que o conteúdo do e-mail ficasse sempre atualizado. Em tese, seria possível que uma mensagem da sua companhia aérea mostrasse o status mais recente do seu voo; ou que o e-mail de confirmação de compra de uma loja online exibisse a localização atual do seu pedido, sem exigir que você clique em links.

As especificações do AMP for Email já estão disponíveis no GitHub e os primeiros parceiros incluem o Pinterest, o Booking.com e o Doodle. O Gmail deve ganhar suporte à tecnologia até o final do ano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Josiel Hen

Um changelog atrelado as mudanças/atualizações resolveria esse problema, não?
No fim, não é como se o e-mail pudesse ser atualizado sem conexão à internet.

ial

Particularmente não gosto do AMP e acho que nem deveria existir. É bem chato só aparecer isso nos resultados de algumas buscas, você querer acessar o site original e só ter essa m... Queria muito a opção de desativar o AMP.

Sobre o link para a página original, só atualizar que aparece, mais um bug que a Google nunca conserta.

Sergio Nascente Filho

Acho que são conteúdos diferentes, AMP é uma possibilidade a mais, não uma substituição ao que temos hoje.

Marcos Barbiere

Isso tá me lembrando o falecido google wave

Astolfinho o porco abiguinho

normal, afinal o google não é uma empresa de tecnologia, se eles já coletam suas informações de compra, viagens e etc, imagina com essa merda,vai aumentar o nível de coleta de informações, se isso for possível, claro.

Felipe Nolleto Nascimento
CtbaBr©

Acredito que "screenshots" não teriam validade legal.
Se eu não estiver enganado, atualmente alguns cartórios fazem e verificação e autenticação de emails, com isso o email torna-se um prova reconhecida, qualquer mecanismo que permita mudanças posteriores ira anular essa possibilidade.

johndoe1981

Esse AMP é um câncer, recurso que mais atrapalha do que ajuda. Quebra totalmente as páginas com suporte à plataforma de comentários Disqus e outras, e alguns scripts. E nem sempre tem aquele retângulo com o link para a página original, muitas vezes você tem que editar manualmente a URL, removendo o "amp" do endereço. E pior que não dá para desativar essa porcaria no Chrome para Android, deviam dar ao menos a opção ao usuário.

Gui Bracco

"Além disso, o AMP for Email permitiria que o conteúdo do e-mail ficasse sempre atualizado. Em tese, seria possível que uma mensagem da sua companhia aérea mostrasse o status mais recente do seu voo...".

Interessante, mas tem um porém. Hoje, usamos o email como prova documental — com valor jurídico, inclusive — justamente porque ele não pode ser alterado depois de enviado. Quantas vezes não pedimos que algo nos seja enviado por email, por garantia? Particularmente, não gostaria de ver empresas aéreas, por exemplo, famosas por fazerem lambança e não avisarem seus clientes sobre mudanças e cancelamentos, enviando um único email de confirmação que pode ter seu conteúdo alterado a posteriori sem que eu seja avisado. Vamos ter que tirar screenshots e imprimir emails por precaução?

Magnosama

Sempre que tentam mexer no email fazem khda, tsc...
vamos ver mais essa tentativa.