Início » Aplicativos e Software » Como funciona o bloqueador de anúncios do Chrome

Como funciona o bloqueador de anúncios do Chrome

Paulo Higa Por

O Chrome terá um bloqueador de anúncios nativo para lutar contra as propagandas de má qualidade, que se sobrepõem ao conteúdo, tocam som ou ocupam espaço excessivo na tela. O recurso será ativado para todos os usuários do navegador a partir desta quinta-feira (15), e o Google deu mais detalhes de como ele vai funcionar.

Diferente de outros adblockers, como Adblock Plus ou uBlock Origin, o recurso nativo do Chrome não tentará bloquear todos os banners, somente os de sites que mostram anúncios intrusivos. As propagandas de má qualidade foram definidas pela Coalition for Better Ads, com base em pesquisas com mais de 25 mil usuários.

No desktop, existem quatro tipos de anúncios intrusivos: pop-ups que ficam sobre o conteúdo; vídeos que tocam automaticamente com som; anúncios de tela cheia com contagem regressiva para fechá-los; e banners grandes fixados na página.

Nos smartphones, a lista é composta por oito casos. Além dos quatro para desktops, ficam proibidos os anúncios que ocupam mais de 30% do espaço do conteúdo principal; banners animados que piscam ou trocam de cor rapidamente; anúncios de tela cheia com contagem regressiva que aparecem depois que você toca em um link; e propagandas de tela cheia durante a rolagem de página.

Quando um site exibir anúncios invasivos, o desenvolvedor será notificado e terá 30 dias para removê-los. Caso isso não ocorra, todos os anúncios daquele site serão bloqueados pelo Chrome. O Google explica que isso vale inclusive para os banners do AdSense e DoubleClick: “Para nós, sua experiência na web tem uma prioridade maior do que o dinheiro que esses anúncios irritantes podem gerar”, diz a empresa.

Quando o site que você acessar tiver as propagandas bloqueadas pelo Chrome, o navegador exibirá uma pequena mensagem na parte inferior da tela para avisar que aquela página “tende a mostrar anúncios intrusivos”. Se preferir, você pode permitir que o Chrome sempre mostre banners daquele site, mesmo quando forem de má qualidade.

Do lado dos sites, os primeiros que terão os anúncios bloqueados serão os da América do Norte e da Europa. No entanto, o recurso será ativado imediatamente para usuários do Chrome em todo o mundo.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds
Aham, você vai confiar cegamente que o Google vai seguir a orientação da "coalisão" à risca... sabe de nada, inocente!
João Vitor Ferreira
Apenas leia a matéria jovem
Gabriel Brito
Nem sempre, hoje os sites que você tá pensando respeitam o usuário mais do que uns portais de notícias por aí.
Gl4diador
Quanto mais adBlock pra mim melhor não suporto os milhares de anuncios enchendo a tela e os pop up e paginas abrindo aos montes.
SR 71 Pássaro Preto
É, se for assim é só ir pra outro galinheiro! 😜
Celso
Bloqueador? Isso não é um bloqueador de anúncios no significado clássico da palavra, ele é ineficiente e muito inferior aos bloqueadores principalmente como o AdGuard AdBloker e uBlock Origin, que na minha opinião são os dois melhores...O fato é que a Google não se propôs a construir um bloqueador de anúncios clássico. Como a Google afirmou muitas vezes antes, seu bloqueador de anúncios é apenas um filtro para tornar a web mais amigável contra proprietários de sites que lançam uma avalanche de anúncios em seus usuários por causa do lucro.Se os usuários estão usando bloqueadores de anúncios porque eles estão cansados ​​de anúncios intrusivos, mas ainda querem recompensar websites por um bom conteúdo, eles podem facilmente fazer a mudança para o novo bloqueador de anúncios do Chrome...Mas se você estiver usando bloqueadores de anúncios por motivos de segurança - para bloquear scripts de criptografia e anúncios de campanhas de propaganda -, fique com seu bloqueador de anúncios atual. Até por que não foi por isso que o bloqueador de anúncios da Google foi projetado para fazer.
Trovalds
Uma empresa que vive de anúncios querendo bloquear anúncios... já imaginando as notícias daqui uns dias:- Google é acusada de bloquear anúncios da concorrência- "Google bloqueia anúncios que não são da empresa", afirma pesquisador- ...Não bloqueando as extensões que fazem isso já tá de bom tamanho. Porque por aqui não vou confiar só no Google.
Dario Coutinho
Quem reclama demais de anúncio, já sei que tipo de conteúdo acessa. 🤮
Henrique Ariel
entendi, mas uso no windows e tbm é mto bom, consumindo sempre um pouco menos que os outros navegadores.
Eliézer José Lonczynski
Só uma piada com o nome, sei que ele é péssimo no Windows, porém sempre gostei muito da performance no Android e está muito bem no iOS até agora.
Alex Oliveira
Tomara que seja bom, pq tem anos que eu não consigo navegar sem um ad blocker. Quando abro um site no pc/cel de outra pessoa até estanho, tudo fica horrível, poluído, a internet parece puro lixo. Quando volto pro meu, a internet é linda de novo.
Pérola Viking
816976 Botões de Download pra escolher, 632 Banners invisíveis, Ads saltando na sua cara e acompanhando a tela o tempo todo...Estamos confinados nas redes sociais a internet la fora ficou hostil, e o Chrome é a cura :v
Geraldo Lopes
O problema é o tipo de propaganda. Minha esposa é uma pessoa que possui pouquíssimo conhecimento de informática, e ainda inocente para clicar em tudo que vê pela frente. Quando pegou pela primeira vez um smartphone, vivia instalando porcarias (ela tem um sobrinho que adora instalar "joguinhos"), e o navegador travava em páginas maliciosas que não permitia sair da página se não fizesse o que desejavam. Resultado, em poucos meses o aparelho ficou imprestável. Formatei do zero o celular, instalando uma rom stock mais atualizada, fiz root e instalei o Adaway, com uma série de filtros especiais, inclusive anti-anti-adblock (aqueles sites que bloqueiam se você estiver usando adblock). Modifiquei algumas configurações no Android e no navegador Chrome, de forma que nada possa ser instalado sem uma senha root. Pronto, vai completar dois anos sem nunca mais dar problemas e rodando rápido como se fosse novo.
Lucas
Bem que o Chrome poderia começar a bloquear os anúncios falsos da taboola. Inúmeros sites, inclusive o Tecnoblog, usam, porem para usuários leigos, eles são um perigo.
Lucas
Sacanagem com o Yahoo! Hahahaha
Henrique Ariel
bem nessas
Malzzone
Verdade!!
Agnaldo Carmo
Faltou dizer que após 30 dias os sites que não se adequarem aos parâmetros terão todos seus anúnciosos bloqueados não somente os intrusivos.Resumindo 15 de março será o funeral da publicidade invasiva, por bem ou por mal.
Agnaldo Carmo
Liga nao o pessoal acha que a ram serve pra ficar vazia...
Henrique Ariel
uso no pc, notebook e celular, nao sei pq essa noia com RAM
Eliézer José Lonczynski
Vale instalar o google chrome ram no iPhone pra testar.
CtbaBr©
Concordo,Pelo menos para mim, o problema não são os anúncios em si, e sim o excesso deles.
Jayme Prado
Não seja inocente, jovem.
Rodrigo de F.
Justo
Breno
Sim. É como o Yahoo anunciar um gerenciador de senhas kkkkk
João Vitor Ferreira
Vc leu a matéria?
Cortana ✔
É a raposa tomando conta do galinheiro. 🤣
Gabriel Brito
O problema de um anúncio, pelo menos eu acho, não é a sua própria existência, é o modo como são usados, por isso sempre achei o AdBlock radical demais. O Chrome tenta resolver isso de uma maneira que não tire a rentabilidade dos sites. Se isso der certo, acho que o ódio pelos anúncios vai diminuir cada vez mais, a experiência de uso vai melhorar e quem vive disso vai poder respirar aliviado.
Breno
Google bloqueando anúncios. Sei...
Drax
Estou usando a pouco tempo o Firefox no Android e havia instalado o ublock. Essa matéria me lembrou de desativá-lo no tecnoblog rsrs
leoleonardo85
Vou desativar o ublock origin aqui e ver como fica só com o bloqueador do Chrome