Google prepara respostas automáticas que funcionam com WhatsApp e Messenger

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google tem um recurso chamado Smart Reply para sugerir respostas a e-mails e mensagens. Isso utiliza inteligência artificial para analisar o texto e prever o que você iria digitar.

Ele está disponível no Inbox, Gmail, Allo e (para clientes do Project Fi) no Android Mensagens. A Area 120, incubadora interna do Google, quer expandi-lo para mais aplicativos.

O novo projeto se chama apenas “Reply”, e está disponível inicialmente para usuários do Android, segundo o TechCrunch. A ideia é integrá-lo nas notificações de aplicativos como Facebook Messenger, WhatsApp, Skype e Slack.

O “Reply” dará sugestões de resposta diretamente nas notificações do app. Ou seja, o desenvolvedor — Facebook e Microsoft, por exemplo — não precisará integrar código do Google aos seus produtos.

As respostas levam em conta a localização atual do usuário. Para dar uma ideia de como isso funciona, o Google divulgou duas capturas de tela. Em uma delas, o usuário recebe a pergunta “Você está no restaurante?” pelo Hangouts, com sugestões “sim” e “estou aqui”.

Na outra, um SMS com a pergunta “Quando você consegue chegar em casa?” vem acompanhado por “13 min” e um ícone de carro.

A incubadora do Google também vai testar recursos adicionais. Isso inclui um modo Não Perturbe, ativado quando você estiver dirigindo, que responde automaticamente às mensagens. É semelhante ao “Não Perturbe ao Dirigir” do iOS 11.

Você pode se cadastrar neste formulário para participar dos testes.

Com informações: TechCrunch, Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados