Início » Celular » Qualcomm anuncia modem 4G que chega a 2 Gb/s

Qualcomm anuncia modem 4G que chega a 2 Gb/s

Paulo Higa Por

Enquanto o 5G não chega, a Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (14) seu modem mais avançado para conexões 4G. O Snapdragon X24 estará dentro de smartphones lançados a partir de 2019 e atinge velocidades de download de até 2 Gb/s e upload de até 316 Mb/s.

O novo modem da Qualcomm será o primeiro chip do mercado fabricado em processo FinFET de 7 nanômetros e é mais um passo antes do lançamento do Snapdragon X50, que suporta redes móveis de quinta geração e chega a 5 Gb/s.

O X24 atinge dois gigabits por segundo de download (quase o dobro do 1,2 Gb/s do antecessor, o X20) por meio da agregação de até sete frequências de LTE (!). Isso é feito tanto com espectro licenciado (como as faixas de 700, 1.800 e 2.600 MHz que temos no Brasil) quanto com o Licensed Assisted Access (LAA), que aproveita canais desocupados em 5 GHz.

Ainda não existem redes 4G capazes de oferecer 2 Gb/s no mundo, mas elas parecem menos distantes que o 5G, que só ganhou sua primeira especificação oficial em dezembro. No Brasil, as operadoras agregam até três frequências no 4G (700, 1.800 e 2.600 MHz), chamando isso comercialmente de 4G+ ou 4.5G, e a Claro testa uma rede de 1 Gb/s.

O modem ultrarrápido da Qualcomm será demonstrado no final do mês, durante a Mobile World Congress em Barcelona, e deve chegar aos primeiros smartphones no começo de 2019.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Abraão Caldas

Imaginei que o tom e o fato da resposta ser sobre alguém falando da realidade brasileira deixasse meio óbvio.

Macgyver Freitas

O X24 chega em 2019, mas o X50 tbm n chega em 2019? Será q um vai pra intermediário e o outro pra top?

evefavretto

3 sim, até as nossas tem, especialmente aonde já liberaram 700Mhz(mas não necessariamente). Tô dizendo 7 portadoras, que o X24 é capaz. Imaginei que o tom e o fato do post ser sobre ele deixasse meio óbvio.

Luiz Claudio Eudes Corrêa

Dependendo do local e do horário consigo 20MB no 3G e nos raros locais que tem 4G da Nextel uns 35MB, poderia ser melhor pra já é bom o bastante pra superar a internet que tenho em casa.

Abraão Caldas

3-CA? Já e a muito tempo.

Macgyver Freitas

Depois do sinal analógico ser desligado as operadoras ainda tem q esperar 9 meses pra poder usar, aí foi desligado em junho, então só agora q as operadoras tão autorizadas a colocar os 700mhz, a agregação deve ser implementada junto ao suporte a nova frequência, o mesmo para MIMO(agrega sinais de mais de uma torre) e 256-QAM (dobra ou até triplica a

Programador Front-End

A 20 anos internet discada era o futuro

evefavretto

Acho que ainda não tem operadora nenhuma NO MUNDO que agrega tanto. E note que estão destacando LAA, LTE em espectro não-licenciado. Dá pra conseguir mais algumas portadoras só nesse espectro.
Mas com 5G a vista, a idéia da Qualcomm é justamente usar o LTE como uma escada pra chegar nas velocidades gigabit, até pra, assim como foi com o LTE, a diferença entre 5G e 4G ser menor, quando você inevitavelmente sair de um lugar com 5G. Fora que os equipamentos mais recentes (de ERB) vão pra 5G, tem uns da Ericsson que foram anunciados como "5G-proof".

Wellington Gabriel de Borba

Pena que nenhuma operadora agrega algo em Goiânia apesar de já ir para 1 ano que esse analógico foi desligado por aqui. A TIM é a pior, simplesmente não navega.

Yago G. Oliveira

Isso me faz lembrar em 2009 quando comprei meu celular e ele tinha 3G. Na minha cabeça ficou "eu nem vou precisar tanto disso".
E cá estou, pensando em trocar de telefone só em 2019 por conta dos chips.
4G é conforto, me desacostumei a usar velocidades baixas assim na rua. E olha que minha conexão residencial tá longe dos 60Mbps fáceis no telefone.