Início » Negócios » FBI, CIA e NSA pedem para americanos não usarem smartphones da Huawei

FBI, CIA e NSA pedem para americanos não usarem smartphones da Huawei

Emerson Alecrim Por

Tentar proibir smartphones da Huawei em órgãos do governo não basta. Líderes do FBI, CIA, NSA e outras três agências de segurança dos Estados Unidos acreditam que todos os cidadãos norte-americanos devem deixar de usar aparelhos da fabricante. A razão dada não mudou: temor de que esses dispositivos auxiliem o governo chinês em ações de espionagem.

Huawei Mate 10 Pro

Pelo menos desde 2012 que os Estados Unidos olham com desconfiança para a presença de equipamentos da ZTE e, principalmente, Huawei em seu território. Naquele ano, ambas as companhias foram acusadas de abrir brechas em seus equipamentos para permitir espionagem por agentes chineses. ZTE e Huawei negaram. Já o governo da China rebateu acusando os Estados Unidos de protecionismo.

O "toma lá, dá cá" não terminou aí. O imbróglio mais recente remete ao início do ano, quando a AT&T cancelou a parceria com a Huawei na CES 2018 que lançaria o Mate 10 Pro nos Estados Unidos. O smartphone foi lançado mesmo assim, só que de modo independente, o que não é necessariamente positivo: no país, a maior parte dos celulares é vendida em parceria com operadoras.

Além de atuar no mercado de telecomunicações, a Huawei é uma das maiores fabricantes de dispositivos móveis do mundo. Mas, nos Estados Unidos, a empresa não consegue fazer seus smartphones vingarem. No que depender das agências de segurança do país, isso nunca acontecerá: em audiência do Comitê de Inteligência do Senado, líderes de todas elas deram respostas negativas quando questionados se recomendariam que os cidadãos norte-americanos usassem produtos ou serviços da Huawei.

Bandeira - Estados Unidos

Chris Wray, diretor do FBI, foi um dos mais enfáticos: "estamos profundamente preocupados com os riscos de permitir que qualquer empresa ou entidade comprometida com governos estrangeiros que não compartilham de nossos valores conquistem posições de poder dentro de nossas redes de telecomunicações. Isso pode proporcionar a eles a capacidade de modificar ou roubar informações, bem como realizar espionagem".

A Huawei parece mesmo ser a gigante chinesa que mais atrai olhares de desconfiança. A companhia foi fundada por um ex-engenheiro do Exército Popular de Libertação da China. Por conta dessa e de outras razões, autoridades norte-americanas dão como praticamente certa a atuação da Huawei como braço do governo chinês.

Em nota, a Huawei declarou que é vista como uma empresa confiável por governos e clientes de 170 países e que não apresenta risco de segurança maior do que o de qualquer outra companhia de tecnologia.

Com informações: The Verge, CNBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

MARCOS ANDRADE DE OLIVEIRA
americano marcos andrade de oliveira e advogado crea 456 oab nova york e agente do fbi
Natan Soares
Chora não.
Rafael Moreira
Pois é, os Nexus fabrivado pela Huawei eram vendidos pela Google store americana. Uma grande quantidade de aparelhos foram vendidos sem nenhum problema. Isso está parecendo boicote.
Giovanni Lemos
Ironia é os states, mais especificamente CIA e NSA, chorarem sobre espionagem.Espionam até os aliados e querem chiar... Mesmo que Huawei e ZTE tivessem esse laço estreito com o governo de Pequim, tamanha é a hipocrisia do Tio Sam. PQPPS: Pena que não tenho grana pra comprar o Mate 10 Pro.
Peter Bishop
Ganhou grana da Apple
S Y N T H W A V E + L O V E R
E Bully também voltou a ser vendido há algum tempo no Steam.
Skine
Mas as empresas deles podem se instalar e fazer o que quiser em qualquer canto do mundo, palhaços.
Emanuel
Sarcasmolândia
Doug
Não sei nos EUA, mas o meu comprei na Rogers, no Canadá. Ainda que sejam vendidos independentemente, são vendidos (ou eram, já que os Nexus saíram de linha há dois anos).
Trovalds
Olharei com mais carinho para os aparelhos da marca na próxima pesquisa pra aquisição de aparelhos. Se os EUA boicotam, certamente é bom.
Trovalds
O imbróglio mais recente remete ao início do ano, quando a AT&T cancelou a parceria com a Huawei na CES 2018 que lançaria o Mate 10 Pro nos Estados Unidos. O smartphone foi lançado mesmo assim, só que de modo independente, o que não é necessariamente positivo: no país, a maior parte dos celulares é vendida em parceria com operadoras.Os Nexus não são vendidos por operadoras. Por isso não houve boicote.
Thiago dos Santos Nunes
Ok. Seu carro (peças dele, equipamentos usados para fabricar as peças), sua casa (material de construção empregado, maquinário que a empresa que forneceu a matéria prima da casa utilizou para fazer), aparelhos na sua casa, e sobre alimentos, como disse, muito provavelmente o maquinário utilizado para fazer chegar o alimento na sua casa (desde a produção até chegar no varejão-supermercado) tem muitos componentes fabricados na China.Sobre os sapatos, bem, advinha com que equipamentos o pessoal pode ter trabalhado para fabricá-los? Bem, só digo que é a vida. Hoje pra bem ou mal, a China é o maior motor da economia mundial (tanto em vendas quanto em dar condições para outros países venderem, fornecendo equipamentos de infra e afins.).
johndoe1981
Mais um dia, mais um vermelhinho levando bordoada da realidade kkkk.
Thiago dos Santos Nunes
Você mora aonde?
Thiago dos Santos Nunes
Deixa eu te contar uma novidade.... Seu celular, dispositivo e warever que você usou para postar isso é chinês ou tem muitos componentes fabricados na China, talvez também sua roupa, tênis e não sei o que mais... Vai por mim, se seguir essa lógica você pode dizer que tudo que você usa ou compra é em maior ou menor medida uma porcaria...
Neu
cometi uma gafe. Confundi a Huawei com a HTC. KKKK removi já essa piada
Mozak Soares Caetano
Pensei a mesma coisa.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não era vendido em lojas oficiais, mas vc podia comprar pirata ou online no exterior
Skalari Rude Klub
Se eu fosse o Donald Trump um construiria um muro ao redor das lojas que vendem esse smartphone. Quero ver espionar através dele.
Meninão Bobo
Ai podia pq era meio a meio.. EUA e China
Júnior Antunes
Huawei barato? Onde? Pelo visto você não compra porque não entende nada mesmo.
André Silva Costa
Ou será que é porque a CIA e o fBI não conseguem espionar esses smartphones?
silvio cesar silva
Uai.. é só fazer uma verificação no aparelho pra ver se ele está enviando informações.Qualquer smartphone pode enviar informações, independente da marca.
gust4v8
Claro, só eles. Melhor país do mundo. Fica quieto tupiniquim.
gust4v8
Com certeza eles estão certos, são AMERICANOS. Se fosse algum pronunciamento aqui desse país tosco eu não acreditaria .
Charles Almeida
Chama-se concorrência com Apple.
Maicon Bruisma
Apenas lutando contra aquelas que não conseguiram comprar. Se a Huawei não liberou uma backdoor logicamente que eles iriam ser contra
Doug
Google lançou o Nexus 6P fabricado pela Huawei anos atrás – ótimo aparelho, diga-se de passagem.
HEXADOBRASIL
Fora que o mais americano dos smartphones, o IPHONE, é totalmente montado na China e Coréia. Será que a Apple americana checa cada aparelho antes de ser vendido???? Santa inocência, Batman...
Gragas
tipo,a proibição mais sem sentido que já vi,e que ninguém respeitou kkkkkkk
Alexsandro da Silva Barbosa
Americano hipócrita, a união perfeita de duas palavras.
PinPortal ✔️
Tá bom, cara.Valeu, abraços.
ばか
Li sim, generalizou tudo.
Ronaldo Rodrigues
Simples, porque a China é tão capitalista quanto os EUA!
Ronaldo Rodrigues
Se eu fosse americano nem queria saber o que é Huawei, com tanta variedade no mercado nem ia me preocupar. Agora, se eu fosse cubano não ia ter nem um e nem outros, ia ficar chupando dedo...se fosse venezuelano então...estaria preocupado em encontrar alguma coisa pra comer nesse momento!
PinPortal ✔️
Cara, lê de novo o que eu escrevi sobre a Blackberry e a Nokia Mobile .
Ronaldo Rodrigues
Sim, justamente por isso o Google não entra na China!
Airton Tobaru
Eita!Vão começar a vigiar todos os proprietários destes dispositivos....hehe!
ばか
Acer, Asus, HTC, BlackBerry Mobile e Nokia Mobile não são chinesas.
Marcvs Antonivs
Adoro quando os coxinhas dizem: "Vai pra Cuba" ou "Vai pra Venezuela" mas, curiosamente não dizem: "Vai pra China"...
R0gério
E quanto a OnePlus? Tá sussa? #hipócrita mode on: vou pegar o 5T mesmo assim. :p
Dispister
não apresenta risco de segurança maior do que o de qualquer outra companhia de tecnologia.Foda é dormir depois dessa
antônio
Mas a HTC é taiwanesa...
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Bom é aqui que proibiam GTA e Counterstrike neh?
Ricardo - Vaz Lobo
Ô Trump, continua comprando telefone da China e manda o povo instalar SW anti espionagem made in USA. Tranquilo?
Carlos Taylor
hahahahahha
3-6-9
É por isso que não uso celulares chineses. Vocês acham que são baratos a toa?
Matheus De Sena
Taiwan é completamente independente da China, se você assistir o vídeo vai entender isso melhor e o por que da China nunca ter atacado militarmente a ilha (basicamente porque Taiwan tem uma aliança militar com os EUA). E Taiwan é um Estado "livre" com liberdade de expressão e liberdades individuais, sem nenhum vínculo político e econômico com o governo comunista de Pequim.Você está confundindo a situação de Taiwan com da ilha de Hong Kong, onde prevalece a política de "um país dois sistemas", que goza de certos privilégios e liberdades em relação ao restante da China, mas que aos poucos essa está tendo que se adequar as políticas de Pequim como censura e o partido único, embora a população nativa da ilha esteja acostumada com a liberdade de expressão e democracia de quando era colônia do Reino Unido, essa revolta que vc citou por liberdade aconteceu, e ainda acontece em Hong Kong, não em Taiwan.
PinPortal ✔️
Será? Eu sei que Taiwan é mais "independente" da China que Hong Kong, por exemplo. Mas se eles fossem 100% independentes, a China faria exatamente o que a Rússia fez na Crimeia.O poder bélico chinês é muito maior que de Taiwan e eles não permitiriam um inimigo que poderia estimular a independência de outras províncias fora da China (como Hong Kong) ou de dentro da China (como a província de Anhui, Hubei, Henan, etc).Como a população de Taiwan clama por liberdade, é mais fácil colocar um governo local "independente" da China, como se não houvesse vínculo, sem que gere revolta da população local. E isso fortalece ainda mais a razão da China de controlar a internet do país, exatamente para que os chineses não tenham contanto com o mundo externo e fiquem revoltados, almejando liberdade, como os taiwaneses estão fazendo.
Gustavo
galera que é fã do chamado "estado mínimo" e que acha que os EUA é o paraíso do liberalismo não gostou muito dessa notícia.
Matheus De Sena
Taiwan é um lance complicado, o Governo de Pequim chama Taiwan de "província rebelde", enquanto Taiwan não reconhece o governo comunista e se diz representante da "verdadeira China". Na prática Taiwan é um Estado independente (independência não reconhecida pela China continental e muitos outros países) e Pequim não tem nenhum poder ou influência política de fato sob a ilha.É uma treta que se arrasta desde a Guerra Civil Chinesa quando os comunistas assumiram o poder, e os nacionalistas fugiram pra Taiwan inicialmente para formar uma espécie de oposição/governo-paralelo no exílio, mas que na prática acabou no surgimento de um novo Estado.Tem um vídeo do Nerdologia que resume bem essa história das relações complicadas entre China e Taiwan.https://www.youtube.com/wat...
PinPortal ✔️
Sim, uma província independente economicamente da China, porém com forte influência política. E essas são até que pequenas em termos de market share nos EUA. A Motorola é o grande contraditório aí.
Fábio Moser
A Acer, a Asus e a HTC não são Taiwnesas?
PinPortal ✔️
E as outras chinesas que atuam no mercado de eletrônicos nos EUA?-Motorola Mobility (da chinesa Lenovo);-Blackberry Mobile (fabricada pela chinesa TCL);-Acer-Asus-Alcatel Mobile-A própria norte-americana Blu Mobile que vem com software chinês-A HTC (que apesar de ter vendido uma parte dos engenheiros para o Google, ainda mantém smartphones HTC no mercado)-A Sharp (que atualmente é da chinesa Foxconn, mas nos EUA é de outra chinesa chamada Hisense)-A marca Nokia Mobile (que nos celulares de baixo custo - feature phones - foi comprada pela HMD Global (da Finlândia) e pela FIH Mobile (subsidiária da chinesa Foxconn)Resumindo: isso é só marketing. Da mesma forma que o governo americano criou briga com o antivírus russo Kaspersky.
Gertrudes, a Lhama Morta
Quando os outros espionam é errado