A Microsoft Garage — divisão focada em projetos experimentais — criou o app Photos Companion, que permite transferir fotos e vídeos do iOS/Android para o computador.

Basicamente, o app cria uma conexão temporária com seu PC através de um QR code, e envia os arquivos pela rede Wi-Fi. Ele foi pensado para estudantes e educadores, mas pode ser útil para qualquer um.

A Microsoft Garage explica por que criou o Photos Companion. O aplicativo Fotos vem ganhando diversas novidades, e a equipe de produto quis descobrir como elas vinham sendo utilizadas em salas de aula nos EUA e Europa.

O maior obstáculo para os alunos não era decidir o que incluir em seus vídeos, nem mesmo editá-los — era transferir conteúdo gravado com o smartphone para o PC. Como a Microsoft vem dando mais atenção ao mercado educacional, ela preparou um app para resolver o problema.

Primeiro, você instala o Photos Companion no iOS ou Android. Depois, abra o Fotos no Windows 10, vá em Configurações e ative a opção “Ajude a Microsoft a testar a importação móvel pelo recurso Wi-Fi”.

Vá em Importar > “Do celular via Wi-Fi”…

… abra o app no iOS/Android e aponte a câmera para o QR code.

Selecione as fotos ou vídeos a serem transferidos, toque em “Done”…

… e aguarde a transferência.

Se você já faz backup das suas fotos pelo OneDrive, Dropbox ou outro serviço na nuvem, talvez isso não lhe seja tão útil. E talvez o app pudesse receber arquivos no smartphone, em vez de apenas enviá-los.

Ainda assim, é bom ver que a Microsoft está trabalhando para facilitar a transferência de arquivos. Por exemplo, o Windows 10 está testando o Compartilhamento Próximo (Near Share), que permite enviar documentos e imagens para PCs próximos.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados